Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

A hospitalidade na oração

Comentário para o sétimo dia - 14/5

14/05/2016

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Is 62,6-7 Sobre as tuas muralhas, Jerusalém, eu postei guardas; durante o dia todo, durante toda a noite, eles não devem nunca ficar inativos.
Sl 100 Aclamai o Senhor, ó terra inteira; servi ao Senhor com alegria;
entrai diante dele com júbilo.
1 P 4,7b-10 Dai provas de prudência e sede sóbrios, para poderdes orar.
Jo 4,4-14 A água que eu lhe darei se tornará nele uma fonte
que jorrará para a vida eterna.

 

Comentários:

A experiência da oração comum durante cada um dos oitos dias da semana de oração para a unidade cristã ajudou os cristãos da pequena vila de Madona a se reunir na amizade. Um fruto particular destes encontros foi a abertura de uma capela de oração ecumênica no centro da vila. Ela é arrumada a partir dos elementos de tradições luterana, católica e ortodoxa. Os cristãos de Madona aí se reúnem para rezar continuamente ao longo do dia todo. Esta experiência constitui o pano de fundo das seguintes reflexões.

Enquanto o povo de Deus é dividido, e os cristãos não se conhecem entre eles, nós somos, assim como Jesus na Samaria, estrangeiros em terra desconhecida, com as nossas necessidades de segurança, de frescor, de repouso.

O povo de Israel estava em busca de um lugar de segurança onde ele pudesse dar um culto ao Senhor. Isaias nos fala do grande feito do Senhor: ele colocou os guardas sobre as muralhas de Jerusalém para que o seu povo pudesse lhe render um culto noite e dia, com toda a segurança.

Durante a Semana de Oração, nossas igrejas e capelas se tornam lugares de segurança, de repouso e de regeneração onde as pessoas podem se reunir para rezar. O desafio que nos é apresentado a partir daqui consiste a criar outros espaços e tempos de oração privilegiados, pois é rezando juntos que nos tornamos um mesmo povo.


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 62 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37859

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br