Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Aqui está o meu servo, a quem fortaleço - Isaías 42.1-4

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

01/04/2021

 

Olá, a palavra de Deus fala com você nesta Campanha da Fraternidade Eumênica, sou o Pastor Leandro Luis da Silva, ministro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na Comunidade da Cruz de Curitiba, PR.

Você sabe de onde veio a ideia do dia 01 de abril ser o dia da mentira?

A versão mais conhecida para a data remonta ao século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano. Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de bobos de abril, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril. Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo. Ou você conhece a história do boneco que queria ser menino, construído com carinho pelo Sr. Gepeto o boneco chamado Pinóquio e, toda vez que mentia, seu nariz crescia.

Hoje é 1º de abril, mas a palavra que temos para hoje não tem nada a ver com pregar uma peça, nem falar uma mentira. Ao contrário, é a verdade mais pura e simples da Palavra de Deus. Falamos de Isaías 42.1-4 que diz: “O Senhor Deus diz, aqui está o meu servo, a quem fortaleço, o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração. Pus nele o meu espírito e ele anunciará a minha vontade a todos os povos. Não gritará, não clamará, não fará discursos nas ruas. Não esmagará um galho que está quebrado nem apagará a luz que já está fraca. Com toda a dedicação ele anunciará a minha vontade. Não se cansará, nem desanimará, mas continuará firme até que todos aceitem a minha vontade. As nações distantes estão esperando para receber os seus ensinamentos” Deus está dirigindo sua palavra a um povo sofrido, em busca de esperança. Essa esperança parece longe de acontecer, parece mais uma mentira, uma anedota contada por um sádico ou manipulador de bonecos. Há quem diga que tudo o que Deus fez foi uma grande invenção, uma grande manipulação para manter as pessoas em cabrestos. Mas aos que tem fé, falam das mais puras verdades e esperanças. A verdade é que não vem de um guerreiro, mas de um servo, humilde, manso, que acolhe o sofrimento do mundo, que se coloca à disposição, sem desanimar, incansável, pois há muitos que querem e precisam ouvir os ensinamentos e verdades que Deus tem para contar. Hoje é quinta-feira santa, início da paixão de Jesus. Que possamos refletir sobre os atos de humildade realizados por Jesus ao lavar os pés dos seus discípulos e a partilhar a última ceia com Ele. Com certeza esta é a maior verdade de todos os tempos neste dia 1º de abril, a verdade do servo Jesus.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.


Autor(a): Leandro Luís da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 42 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61909
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br