Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Atividades diaconais e sociais estiveram na pauta do intercâmbio Nordfriesland-Vale do Itajaí

15/09/2019

DSC_0024
DSC_0035
DSC_0042
DSC_0049
DSC_0072
DSC_0076
DSC_0091
1 | 1
Ampliar

A comitiva brasileira que participa do intercâmbio Nordfriesland-Vale do Itajaí teve uma agenda cheia entre os dias 14 e 16 de setembro. No sábado, em Husum, uma manifestação clamava por mais solidariedade com as pessoas imigrantes que utilizam o Mar Mediterrâneo e, em Breklung, o FrauenKirchenTag (Dia da Igreja do Trabalho com Mulheres), permeou a agenda. No dia seguinte, o grupo participou de um culto e visitou templos históricos da região. Na segunda-feira, a pauta estava voltada ao trabalho diaconal, com visita ao Husumer Horizonte, e um diálogo com representantes do trabalho com mulheres.

A pastora Gabrielly Ramlow Allende e Larissa Cristine Staack participaram do encerramento do encontro com mulheres. “Há um desejo profundo entre nós. Impulsos espirituais para a vida” foi o tema do evento que reuniu em torno de 80 pessoas. Oficinas trabalharam ainda os subtemas do meio ambiente e a espiritualidade dos jovens, além de louvor e muita comunhão. “Este evento tem como propósito fazer com que as mulheres pensem a respeito de sua espiritualidade”, encerrou a coordenadora sinodal Claudia Hansen.

A visita, no dia 16, ao Husumer Horizonte foi a oportunidade do grupo para conhecer uma instituição com 35 anos de experiência que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, deficiência e idosos. O destaque foi a casa passa-dia para idosos que tem como objetivo oferecer atividades recreativas e interativas, além de refeições.

Algumas mulheres da coordenação sinodal alemã, no período vespertino, puderam explanar sobre a estrutura, as preocupações, os desafios e atividades oferecidas para a mulheres em Nordfriesland, em um encontro na cidade de Husum. A formação religiosa no lar; um olhar crítico para os problemas do mundo; a vivência da espiritualidade e o trabalho voluntário na comunidade foram alguns dos temas da conversa. Neste diálogo o grupo relatou como é a organização com mulheres na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O pastor sinodal Guilherme Lieven; o presidente da Assembleia, Cristian Fuchs Fuchs; os pastores Sigfrid Baade e Hilton Jair Gorris; a pastora Gabrielly Ramlow Allende; o jornalista Tobias Mathies e a musicista Larissa Cristine Staack formam o grupo.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 53311

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br