Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Cartaz para o Dia Mundial de Oração 2019 - Explicação e biografia da artista

05/12/2018

Cartaz DMO 2019
Rezka Arnus
Cartaz DMO 2019
1 | 1
Ampliar

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO
Preparado pelo DMO da Eslovênia
1º de março de 2019
Venham porque tudo está preparado

Explicação e biografia da artista

Descrição da pintura

Eu quis apresentar dois tópicos: o país da Eslovênia e a história bíblica principal do culto. No topo do quadro, pode-se ver o movimento das mulheres nos trajes típicos nacionais eslovenos, cobertas com uma touca de renda, boné popular e lenço.

O ornamento semicircular com bordados folclóricos eslovenos representa um prato ou uma mesa com nosso bolo nacional mais conhecido - potica. As uvas são de vinhas de diferentes regiões eslovenas produtoras de vinho. Como uma lembrança e uma expressão de amor, a mesa é enfeitada com um biscoito em forma de coração feito com o mel das abelhas carnicas nativas e decorado com um cravo esloveno, que é considerado a sua flor nacional.

Parcialmente, debaixo da mesa, pode-se ver as crianças marginalizadas pela sociedade. Elas ouviram o convite para o banquete. Uma mulher sem teto carrega uma criança em seus braços, uma mulher cega com os braços em frente já se preparando para um passo, uma pessoa surda responde mudando a posição de sua cabeça, os movimentos involuntários de uma menina que tem paralisia cerebral mostram sua alegre aceitação do convite para o banquete.

Eu usei as cores do bordado folclórico esloveno, vermelho e branco. A cor verde do fundo enfatiza a Eslovênia verde, os campos e as florestas.

A pintora Rezka Arnuš

Rezka Arnuš nasceu em 1953 em Božakovo, na Eslovênia, na família de um fazendeiro com 7 filhos. Cursou a faculdade de fisioterapia. Devido a problemas de saúde com a sua visão, Rezka Arnuš se aposentou aos 46 anos e começou a pintar. É casada, tem 2 filhos e 3 netos. Ela conheceu o DMO em 2017 mediante um convite para participar da oficina de arte para o DMO 2019.

Como uma artista amadora com deficiência visual, ela tem criado obras de arte nos últimos 18 anos. Seus olhos estão limitados apenas a 5% de uma visão normal quando há luz suficiente.

Seus motivos favoritos são paisagens, natureza morta, imagens da abelha carnica branca. Ultimamente tem criado estatuetas, nus e pinturas abstratas. Seu estilo especial combina figuras e símbolos tradicionais nacionais com sentimentos e sensações internas. Ela é uma participante regular das colônias de artistas e pintura de improviso. As obras de Rezka, que lhe valeram muitos prêmios e distinções, foram exibidas em exposições individuais e em grupo na Eslovênia e no exterior.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br