Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Discussões profundas marcaram o terceiro dia do intercâmbio Nordfriesland – Vale do Itajaí

12/09/2019

Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
Discussões no terceiro dia em Nordfriesland
1 | 1
Ampliar

Na manhã da quinta-feira, 12 de setembro, o grupo do intercâmbio Nordfrielsand – Vale do Itajaí visitou o Centro de Formação de Famílias de Imigrantes na cidade de Husum/Alemanha, quando pode interagir com oito imigrantes vindos da Síria, Afeganistão e Moldávia. Os depoimentos emocionaram pelas histórias vividas, tanto pelo motivo com que deixaram sua terra natal quanto pelas dificuldades no trajeto percorrido. “O mais difícil deste processo é não ter uma terra para chamar de minha, onde não tenho referência”, declarou uma imigrante.

O centro oferece aulas de alemão e programas de inserção social, levando em conta o domínio da língua, os motivos da imigração e, em caso de trauma, acompanhamento psicológico. O programa facilita na busca de um emprego, na educação das crianças e no relacionamento cultural. O grupo participou de uma mesa redonda com Hanna Diallo e Mohammed Abd Alrazak que explicaram o processo do recrutamento de imigrantes e responderam dúvidas dos intercambistas. O palestino Mohammed vive recentemente na Alemanha e hoje atua como voluntário no centro. “O mais importante deste trabalho é ser aberto ao próximo, o que promove acolhida e transforma vidas”.

Na segunda parte do programa, a delegação dialogou sobre a atual conjuntara política brasileira. O pastor sinodal Guilherme Lieven fez um retrospecto histórico da política no Brasil. Houve um grande interesse dos alemães em compreender os movimentos sócio-políticos. Este assunto encerrou com manifestações de ambos os lados.

A temática da teologia pública fechou a reflexão do dia com contribuições teóricas do pastor Helmut Edelmann que expôs que a teologia luterana precisa estar comprometida com a realidade social, abrangendo leis, movimentos, política e economia. Ambos os representantes dos sínodos compartilharam ações nas quais percebe-se a atuação das instituições em temas pertinentes.

A partir deste terceiro dia de trabalho, os intercambistas foram acolhidos em casas de famílias, que os receberam com uma calorosa recepção.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 53229

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br