Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Eu sempre falei a todos publicamente - João 18.20-21

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

01/04/2021

 

Olá, a palavra de Deus fala com você nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, sou o Pastor Leandro Luis da Silva, ministro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na Comunidade da Cruz de Curitiba, PR.

O tema de hoje é “perseguição e diálogo”, lemos em João 18.20-21 “Jesus respondeu (ao grande Sumo Sacerdote): Eu sempre falei a todos publicamente. Ensinava nas sinagogas e no pátio do templo, onde o povo se reúne, e nunca disse nada em segredo. Então por que o Senhor está me fazendo essas perguntas? Pergunte aos que me ouviram, pois eles sabem muito bem o que eu disse a eles.” Nosso texto está bem no meio da paixão de Jesus onde Ele é interrogado pelo Sumo Sacerdote, pelo homem da religião, que deveria apoiá-lo e reconhecê-lo como Messias. Mas nem seus discípulos fizeram isso. Pedro o havia negado e os demais haviam sumido. As perguntas eram sobre seus seguidores e seus ensinamentos. Se fosse hoje, se fôssemos perguntados a respeito da vida de Jesus e do conhecimento que temos dele, dos seus ensinamentos, o que diríamos? Como confessaríamos nossas divisões por questões teológicas? Como confrontaríamos a liderança com nosso pouco ou nenhum conhecimento bíblico? Como seríamos chamados ou chamadas se não sabemos nem sequer o que o seguimento ao discipulado quer significar na prática em nossas vidas e nossas comunidades. Mas Jesus confessa que sempre ensina nas sinagogas e no pátio do templo! Sim, somos ensinados, no mínimo todos os domingos que temos oportunidade de ouvir e ver a Palavra de Deus sendo pregada. Jesus não entende por que o Sumo Sacerdote precisa fazer essas perguntas. Creio que ele está antecipando a realidade de nossos dias. Da nossa fé fraca e muitas vezes manipulada pela ganância da benção fácil, da nossa irresponsabilidade com o mais fraco, da nossa crescente ânsia por poder, prestígio, glória... E Jesus responde: pergunte aos discípulos, pois eles sabem muito bem o que eu disse a eles. Então pergunto: o Jesus tem dito para ti? O que Jesus tem ensinado a ti? O que você tem visto e ouvido a respeito de Jesus neste um ano de reclusão e pandemia? O que você tem aprendido e praticado nestes tempos? Onde está a tua misericórdia com os mais fracos e inocentes, onde está a tua compaixão na prática do amor, na doação, na partilha do alimento. Tenho visto e ouvido nos noticiários que o número de famintos tem se multiplicado aceleradamente. E você discípulo, e você discípula, e eu, o que fazemos para minimizar este sofrimento? Oremos: Pai querido não permitas que nossa vida se torne manipulável pela ganância, ajuda-nos a lembrar e a praticar que ainda somos teus discípulos e discípulas aos quais tens ensinado tanto, Amém.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.


Autor(a): Leandro Luís da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61910
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br