Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Fazer rolar a pedra

Comentário para o primeiro dia - 08/5

08/05/2016

Textos bíblicos:

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Ez 37,12-14 Eu vou abrir os vossos túmulos; farei-vos sair de vossos sepulcros, ó meu povo.
Sl 71,18b-23 Tão elevada é a tua justiça, ó Deus! Tu que fizestes grandes coisas!
Rm 8,15-21 Participando dos seus sofrimentos, também teremos parte na sua glória.
Mt 28,1-10 Ele não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito.

 

Comentários:

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

O período soviético da Letônia continua pesando sobre os habitantes desta nação. Muitos sofrimentos e penas permanecem, e as feridas infringidas permanecem duras de perdoar. Tudo isso parece como uma grande pedra, colocada a entrada do túmulo de Jesus. Feridas desta natureza nos prendem num túmulo espiritual.

Mas, se no nosso sofrimento, nossa pena se unem à dele, a história não fica neste estado, nos deixando presos nos nossos túmulos. O terremoto da ressurreição do Senhor é o evento extraordinário onde os nossos túmulos se abrem e onde somos libertados da tristeza e da amargura que nos mantinha no isolamento uns dos outros.

O alto feito do Senhor, é este : é o seu amor que faz tremer a terra, rolar as pedras, nos liberta e nos chama para fora, na manhã de um novo dia. Então, nesta nova aurora, somos unidos aos nossos irmãos e irmãs que também foram aprisionados e sofreram. E, como Maria Madalena, temos que “deixar com prontidão” este grande momento de alegria para anunciar aos outros o que o Senhor fez.
 


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 37 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37852

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br