Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

17/08/2019

Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião
Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião
1 | 1
Ampliar

No período de 14 a 17 de agosto, a Faculdades EST promoveu a sexta edição do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, mobilizando mais de 400 pessoas em torno dos eixos temáticos: vulnerabilidade, resistência e Justiça, durante os quatro dias de evento.

Organizado pelo Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, o congresso celebrou ainda os 20 anos da inclusão do Núcleo de Pesquisa de Gênero no Programa de Pós-Graduação em Teologia da instituição.

Para discutir questões atuais no campo da pesquisa, da atuação política e da vivência comunitária no cruzamento das temáticas de Gênero e Religião, estiveram presentes no campus da Faculdades EST pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, lideranças comunitárias, movimentos sociais e agentes governamentais. Nesta perspectiva, a ELCA e a Igreja Sueca organizaram-se em comitiva para participar do evento.

A Igreja Evangélica Luterana na América – ELCA, que apoia o trabalho desenvolvido pelos países da América-latina e Caribe, trouxe um grupo de 12 pessoas de diversos países da América. Segundo Jaime Dubon, diretor da ELCA nas Américas, a ideia de envolvimento no congresso é capacitar as mulheres nesta linha estratégica da ELCA, para que as participantes voltem para seus países e compartilhem o conhecimento.

A igreja Sueca, apoiadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, participou de diferentes painéis do evento com pesquisadores e pesquisadoras que atuam nos temas de Abuso Sexual na Igreja, LGBT e Teologia Queer. Em um grupo de 11 ministros e ministras, os e as participantes destacaram o jeito diferente de fazer teologia da instituição, que promove uma interação com a sociedade. O uso de metodologias interdisciplinares, por meio da música, exposições e recursos que estimulam os diferentes sentidos dos e das participantes foi outro aspecto apontado pelo grupo, além da excelência da Faculdades EST no ensino e na pesquisa.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br