Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

O grande exemplo do Dia Mundial de Oração

03/03/2008

Anualmente, na primeira sexta-feira de março, as mulheres cristãs de mais de 170 países celebram o culto ecumênico pelo Dia Mundial de Oração. Neste ano esse dia acontece em 7 de março de 2008. Milhares de mulheres de diferentes confissões também participarão no Brasil desta ação mundial.

A liturgia é elaborada anualmente por mulheres de um determinado país. Preparo intensivo em relação ao país e à situação das mulheres, bem como trabalhos bíblicos, promovem melhor entendimento para além de fronteiras nacionais e confessionais. A mensagem das mulheres e sua situação de vida se tornam vivas através de um culto elaborado com criatividade. As mulheres preparam as celebrações para toda a comunidade, fortalecendo com isso sua responsabilidade local. Na oração comum acontece solidariedade das mulheres ao redor do mundo. A oferta promove projetos das mulheres em nível mundial.

Liturgia - Uma das partes importantes do trabalho é a preparação do culto. Ao longo de encontros e reuniões noturnas são coletadas informações sobre a situação das mulheres e da realidade política, econômica, social e religiosa do respectivo país a serem incluídas na liturgia do culto. Também são ofertados aprofundamentos para estudo bíblico. As autoras da liturgia do Dia Mundial de Oração (neste ano mulheres da Guyana) apresentam o livro bíblico de Jó e, como ele, pedem a Deus por sabedoria para a superação dos problemas em seu país.

Deus, confiamos em tua sabedoria - A sabedoria divina concede nova compreensão. As mulheres do Dia Mundial de Oração ligadas a onze confissões em Guyana (mais da metade da população na Guyana é de cristãos) estão confiantes de que, com a ajuda de Deus, poderão encontrar novos caminhos de convivência entre os diferentes grupos da população local. Deus, confiamos em tua sabedoria. Torna-nos instrumentos que transformam nossa sociedade segundo o que tu queres, diz a liturgia. Elas pretendem engajar-se como a laboriosa Marta e também se lançar confiantemente nas mãos de Jesus como sua irmã Maria. E Jó, que vive na desgraça, é como um irmão para pessoas sofredoras na Guyana, podendo conceder-lhes novo ânimo em sua persistência.

Que também este Dia Mundial de Oração possa contribuir para promover a comunhão, a co-responsabilidade solidária e a fé viva, que une para além das confissões, dos países e dos continentes.

A logomarca do Dia Mundial de Oração simboliza pessoas que, vindas de todas as direções, se reúnem para orar e celebrar em conjunto, formando uma comunhão. O resultado é uma cruz viva.

__________________________

* Tradução de Clovis Horst Lindner, diretor de Redação do Jornal O Caminho, Blumenau (SC)
 


Autor(a): Clovis Horst Lindner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Espiritualidade
Área: Ecumene
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8284

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br