Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo - Lucas 23.34

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

31/03/2021

 

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Israel Felipe Teixeira, Bacharel em Teologia, atuando na Paróquia Castelo Forte de Pinhais, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O tema da nossa reflexão de hoje é: conscientização e diálogo.

Conforme o texto de Lucas 23.34, Jesus Cristo, já estando crucificado no Calvário, disse o seguinte: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo”.

Jesus pede ao Pai para perdoar “esta gente”, mas a quem exatamente ele estava se referindo? Será que Jesus se referia apenas aos soldados que o estavam zombando e torturando?

No versículo seguinte do texto, nós podemos ler que o povo estava ali ao redor e observava tudo o que acontecia. E ainda no relato da crucificação conforme o evangelista Mateus, lemos que aqueles que iam passando blasfemavam contra Jesus. Lemos que os próprios sacerdotes com os escribas e anciãos zombavam de Cristo e lançavam desafios para que Ele provasse que de fato era o Filho de Deus.

Portanto, entendemos que este pedido de Jesus ao Pai se referia a toda aquela multidão. A todos que estavam assistindo e zombando de Jesus Cristo.

Todos que estavam ali não sabiam o que estavam fazendo, mas achavam que sabiam. Estavam ali no meio da maioria e isso tranquilizava as suas consciências.

E aqui está um dos grandes problemas da humanidade, ainda nos dias de hoje. Grande parte das pessoas não sabe o que está fazendo, mas apenas segue os passos da maioria. Não buscam pela verdade, mas se satisfazem com um “porque sim” ou um “porque não”.

Amados e amadas ouvintes, o tema desta mensagem é conscientização e diálogo. E não é por menos, pois a melhor maneira que temos de tomar consciência de algo é a partir do diálogo. A partir do diálogo com o nosso próximo, diálogo com livros, notícias, e claro, diálogo com o nosso Deus, nosso Criador, a partir da oração e da leitura da sua Palavra.

Desejo que esta mensagem motive você a não ser mais um dos que não sabem o que estão fazendo. Viva com o seu propósito definido, saiba o porquê você está neste mundo.

Não há desculpas para não conheceres a verdade, pois de forma gratuita já podemos ter acesso a Bíblia até mesmo em nossos celulares! Busque ao Senhor, obedeça-o e tenha temor à Ele. Clame à Ele por sabedoria e discernimento. Creia na sua Palavra e, tendo a certeza de que Cristo morreu por você, viva a sua vida para Ele.

Deus o oriente e guie teus passos na direção daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém!

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade. 


Autor(a): Israel Felipe Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 34
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61908
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br