Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Um povo de sacerdotes chamados a proclamar o Evangelho

Comentário para o quarto dia - 11/5

11/05/2016

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Gn 17,1-8 Teu nome será Abraão, pois te concederei tornar-te
o Pai de uma multidão de nações.
Sl 145,8-12 O Senhor é benevolente e misericordioso, lento na cólera e de grande fidelidade.
Rm 10,14-15 E como creriam nele, sem o terem ouvido?
Mt 13,3-9 Outras sementes caíram na terra boa e deram fruto, uma cem,
outra sessenta, outra trinta por um.

 

Comentários:

As reflexões que seguem foram inspiradas pelos produtores de Vertikale, programa cristão do domingo de manhã. A permanência desta voz cristã na televisão nacional letã constituiu um verdadeiro desafio. Os produtores tiraram o seguinte ensinamento: É somente aprendendo a reconhecer os outros cristãos como irmãos que podemos ousar levar a Palavra de Deus no espaço público.

No mundo de hoje, nossos lugares de vida são mais do que nunca inundados de palavras : não mais somente de nossas próprias conversações, mas pela televisão, a rádio, e agora pelas redes sociais. Estas palavras tem o poder de construir e de destruir. Uma grande parte deste oceano de palavras parece inútil: é mais insignificante do que construtor de valores.

A gente pode se afogar nesta imensidão desprovida de sentido. Mas nós ouvimos uma palavra de salvação; ela nos foi lançada como uma boia salva-vidas. Ela nos chama à comunhão, e nos convida a nos unirmos a todos aqueles que também a ouviram. Outrora, nós não éramos um povo, mas agora nós somos o povo de Deus.

Mais ainda: somos um povo de sacerdotes. Se nossas palavras se unirem àquelas das outras pessoas que tem acolhido a sua Palavra, então elas não são mais simples gotas perdidas no oceano. Dispomos então de uma palavra poderosa a dizer. Na unidade, podemos afirmar com poder: Yeshua – Deus salva.


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37856

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br