Paróquia Martin Luther de Erval Seco

Sínodo Uruguai


Rua Harry Luersen , 21
CEP 98390-000 - Erval Seco /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3748-1368 | (55) 3748-1368
pmluther.secretaria@gmail.com
ID: 415

Culto Missão Criança

15º Domingo após Pentecostes - Erval Seco/RS Culto Missão Criança

13/09/2020

Missão Criança 2020 - Abertura do Culto
Missão Criança Erval Seco
Missão Criança Erval Seco 2019
Missão Criança Erval Seco 2019
Missão Criança Erval Seco 2020
Missão Criança Erval Seco 2020
Missão Criança Erval Seco 2020
Missão Criança Erval Seco - Grupo de Apoio
Missão Criança Erval Seco - Convite
1 | 1
Ampliar

Acolhida:

Olá queridas crianças! Olá querido irmão e querida irmã das 13 Comunidades de nossa Paróquia Martin Luther de Erval Seco. Hoje seria um dia muito especial na Comunidade de Erval Seco. Estaríamos celebrando o 3º Culto Missão Criança. Aliás este ano seria bem especial para este projeto que iniciamos em 2019.

No segundo semestre de 2019 começamos a realizar este belo e significativo trabalho de nossa Igreja: O Missão Criança. Formamos uma equipe que ajudou na celebração dos 2 primeiros cultos e neste ano estaríamos tendo os encontros de capacitação para este projeto. Também tínhamos em nosso planejamento levar o projeto Missão Criança para as outras Comunidades de nossa Paróquia.

O objetivo do Projeto Missão Criança é acompanhar a criança do batismo à confirmação. Junto com a família e de diferentes maneiras, o projeto quer ajudar a valorizar o Batismo como presente de Deus e lembrar que o batismo é ponto de partida para a vida cristã que é vivida por toda a vida. Assim, achamos oportuno iniciar o projeto celebrando 3 cultos especiais, onde as crianças seriam convidadas, junto com a Comunidade, a rememorar o seu batismo.

Com muita alegria celebramos 2 cultos onde as crianças puderam colocar a sua gotinha, com a data do seu nascimento e do seu batismo, no Painel do Missão Criança e cada criança recebeu uma bênção especial, quando foram lembradas do amor de Deus e da sua presença em todos os momentos da vida.

Hoje seria o dia de lembrar o aniversário de Batismo das crianças que foram batizadas em Erval Seco nos anos 2015 a 2019. Infelizmente não podemos celebrar este culto de forma presencial, mesmo assim queremos registrar este momento e celebrar o aniversário de batismo dessas crianças, mas também das crianças que foram batizadas nas nossas outras Comunidades. Sim, hoje é dia de festa para toda a nossa Paróquia. É dia de apresentar o Projeto Missão Criança a toda a nossa Paróquia. Agradecemos a participação das crianças do Culto Infantil das Comunidades de Erval Seco e Barra do Pinhal e do Felipe da Comunidade de Redentora.

Cantemos com alegria e gratidão. É Deus que nos convida para este momento...

Canto: O nosso encontro vai ser abençoado

Invocação:

Este culto especial quer encher de alegria o nosso coração, quer fortalecer a nossa fé e renovar a nossa esperança, sentindo o amor que vem de Deus e confiando que Deus tem a nossa vida em suas mãos. Por isto nos reunimos em nome de Deus nosso Criador; em nome de Jesus Cristo, seu filho e amigo das crianças, e em nome do Espírito Santo que enche o nosso coração de esperança e nos motiva a viver pelo seu amor. Amém.

Vamos nos achegar na presença de Deus em oração...

Oração:

Querido Deus, aqui estamos para te agradecer. Agradecer, que mesmo em tempos de recolhimento social, podemos celebrar este Culto especial do Projeto Missão Criança. Agradecer o imenso amor que tu tens com cada pessoa e com os animais também. Mas, também precisamos reconhecer que nem todas as pessoas são do bem. Existem pessoas que maltratam e machucam crianças e pessoas adultas também. Há muita dor e sofrimento neste mundo. Isso entristece o teu coração e nos dá medo e insegurança. Olha com carinho para este mundo. Coloca no coração das pessoas o sentimento do amor que teu Filho e nosso irmão Jesus Cristo nos ensinou. Abençoa este nosso culto. Que seja um momento de fé e de alegria em tua presença. Amém.

Anúncio da Graça:

Mesmo que no mundo tenham muitos problemas e situações de sofrimento, temos um Deus que nos ama e nos acompanha em todos os momentos. É muito bom saber que Deus, através de seu Filho Jesus Cristo, nos ensina a amar e a cuidar das pessoas e da sua Criação. Através dos nossos gestos de carinho, atenção e cuidado o mundo pode ser transformado, o mundo pode ser um lugar muito bom de se viver. Que alegria saber que não estamos sozinhos. Deus nos acompanha, protege e orienta através do Espírito Santo.

Canto: Meu barco é pequeno

Oração:

Nós te agradecemos, Deus de Amor, por este dia; por este momento alegre de lembrança de Batismo. Abençoa e orienta através da tua Palavra. Que a tua Palavra nos fale de Jesus Cristo e nos ensine a viver conforme a tua vontade. Guia-nos em teu caminho e nos dê forças nos momentos de tristeza e medo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Canto: É como a chuva que lava

Leitura bíblica: Lucas 18.15-17

Ouçamos a Palavra de Lucas, capítulo 18, versículos 15 a 17 (LEITURA) – Palavra do Senhor, aleluia!

Canto: Aleluia!

Mensagem:

Queridas crianças e querida Comunidade!

Gostaria de iniciar o momento de reflexão fazendo uma retrospectiva dos nossos 2 Cultos Missão Criança.

No primeiro Culto, no momento da mensagem, fomos desafiados a descobrir por que a lanterna não estava ligando. Vimos que ela tinha muita coisa dentro dela, menos o que era importante: as pilhas.

Com essa dinâmica percebemos que na vida também é assim, não basta tirarmos as coisas que impedem de sermos luz. Se a vida está vazia, não conseguiremos ser luz, ser uma pessoa do bem. Mas, quando preenchemos a vida com fé, esperança e amor, aí conseguiremos ser luz ali onde estivermos.

Já no segundo Culto pudemos assistir o Culto Infantil fazer uma encenação de uma história bíblica. Conhecemos o Felipe e aprendemos algo a partir do seu encontro com o alto funcionário da rainha, que estava lendo a Palavra de Deus, mas não conseguia entendê-la. Foi bonito de ver o Felipe explicando o trecho bíblico que aquele homem estava lendo e a transformação que aconteceu a partir deste encontro.

Uma transformação que levou aquele homem a pedir para ser batizado. A partir do batismo o alto funcionário da rainha se sente parte dos seguidores e das seguidoras de Jesus Cristo, parte da Comunidade. Ele segue o seu caminho cheio de alegria; alegria que brotou do encontro bonito com Filipe; alegria que brotou do entendimento da bíblia, do anúncio sobre Jesus; alegria que brotou do batismo que recebeu, de sentir-se aceito por Deus.

Hoje queremos ouvir uma mensagem baseada no texto bíblico que ouvimos antes. A partir do nosso batismo, Cristo nos desafia a ser luz (uma pessoa do bem) e a seguir pelo caminho da vida com alegria, na certeza que Deus nos ama e caminha ao nosso lado. Ele quer a nossa presença. Ele se alegra quando ao seu lado queremos estar... Ouçamos com atenção a história que a Camila vai nos contar...

- Jesus ama as crianças... 

- Lembrar e cantar com gestos o canto “Por dentro, por fora, no alto em baixo sempre sou feliz”. (desafiar as crianças a convidar quem está com ela a fazer os gestos também).

Crianças, gente querida de nossas Comunidades. Deus está conosco em todos os tempos e circunstâncias. Dentro e fora da gente, no alto e no baixo, quando estamos bem e quando estamos tristes ou passando por um momento difícil. Jesus limpa o nosso coração, a nossa vida. O seu amor é tão grande que enfrentou a cruz, morreu e ressuscitou para que todas as pessoas tenham uma vida boa e de valor. Jesus quer que sigamos o seu exemplo, sejamos luz, ou seja, pessoas do bem, que amam e respeitam as pessoas e cuidam da natureza, a sua criação. Isso é viver o batismo. Isto é ser filho e filha de Deus. E esta palavra e ensinamento Jesus traz para pequenos e grandes...

Que alegria saber disso. Deus, em Cristo e pelo Espírito Santo, nos ama, nos acompanha pela estrada da vida e nos coloca a serviço de um mundo com paz e justiça. Assim seja, amém.

Renovação das promessas batismais

Mesmo que estejamos celebrando de forma virtual somos desafiados e desafiadas a agir em amor, a colocar nossa esperança em Deus e a orar para que Ele nos ajude a viver como pessoas batizadas. Assim queremos confessar a nossa fé com as palavras que nos acompanham desde o dia em que fomos batizados... Fazemos isso acompanhando as crianças do Culto Infantil...

Confissão de fé: Credo Apostólico

Dinâmica das gotinhas

Que bom que Deus nos permite hoje continuar anunciando a sua Palavra para crianças e adultos, para pequenos e grandes. Que bom que Deus, em Cristo, nos diz: vão e batizem as pessoas para que elas se sintam amadas e aceitas por mim; para que elas sigam o meu caminho cheias de alegria.

Com o coração grato e alegre queremos colocar no painel do Missão Criança as gotinhas das crianças que aqui foram batizadas nos anos de 2015 a 2019.
Ler os nomes... acrescentar o número de crianças batizadas nas outras comunidades...

O P. João vai me ajudar nesta tarefa. Enquanto ele fixa as gotinhas com a data de nascimento e de batismo destas crianças, vamos cantar o hino...

Canto: Alegrai-vos sempre no Senhor

Agora o nosso painel está completo. Temos aqui as crianças que foram batizadas nesta Igreja nos anos de 2008 a 2019. O Projeto Missão Criança está apenas começando. Muitos outros momentos ainda acontecerão. A sementinha está plantada. Precisa, agora, ser cuidada. As demais Comunidades de nossa Paróquia a partir de agora poderão apropriar-se do Projeto e ver como iniciá-lo. Que Deus abençoe e oriente o que há de vir. Vamos orar...

Oração de Intercessão

Querido Deus, te agradecemos por este Culto especial e por todo cuidado que temos recebido nestes tempos tão difíceis. Muitas coisas não conseguimos entender. Temos medo e nos sentimos inseguros, pois não sabemos quando poderemos ir à escola, brincar, passear e abraçar nossos amigos e nossas amigas. É muito difícil ter que ficar só em casa. Sentimos falta da convivência na escola e na Igreja.

Mesmo assim, é muito bom saber que você tem olhado por nós e tem cuidado de nossa família, dando paciência para enfrentar estes tempos. Que bom saber que nos acolhes e queres que estejamos ao teu lado ouvindo tuas histórias e ensinamentos. Nada pode nos afastar do teu colo e do teu carinho. A Palavra Bíblica nos lembra isso e nos dá a certeza do teu cuidado em todos os momentos.

Nós te pedimos, Deus, pelas pessoas que estão sofrendo. Há muita dor e sofrimento neste mundo. Muitas pessoas não têm o que comer e nem um bom lugar para morar. Toca o coração das pessoas que têm a responsabilidade de governar para que sejam mais justas e amorosas.

Fortalece a nossa fé e a fé das pessoas que fazem parte da nossa família, também de nossos padrinhos e madrinhas e nossos amigos e amigas. Precisamos nos sentir cuidados e amparados por ti. Esteja também com as pessoas que estão trabalhando para conseguir uma vacina que nos dê condições para enfrentar este novo Corona vírus. Esteja com quem está doente ou enlutado. São momentos difíceis de viver e enfrentar. Que estas pessoas sintam o teu carinho e a força que vem pelo Espírito Santo.

Esteja com as pessoas adultas e coloca no coração delas a importância de cuidar bem das crianças, das pessoas idosas, das pessoas com necessidade, das pessoas que passam necessidade. Cuida e ampara a todos e todas nós e que possamos em breve nos encontrar nos encontros do Culto Infantil e o Projeto Missão Criança possa ter momentos especiais. Te agradecemos que mesmo não podendo celebrar de forma presencial, podemos nos unir e ajudar para que este Culto possa acontecer de forma virtual. Sim, Deus, sabemos que ouves a nossa oração. Isto nos alegra e reanima; e dá coragem para a caminhada.

Agora, na oração do Pai Nosso queremos também colocar o temos no nosso coração...

Pai Nosso

Bênção e Envio

Recebamos a bênção de Deus através do canto das crianças. Façamos juntos os gestos que acompanham este cântico. Fiquemos em paz sob os cuidados de Deus...

Canto: Deus te abençoe

** Apresentação das fotos dos 2 primeiros Cultos Missão Criança e do Grupo de Apoio, com o hino ao fundo: Batismo – Água da Vida.

 


 


Autor(a): P. João Willig e Pa. Sonja H. Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai / Paróquia: Erval Seco (RS)
Área: Missão / Nível: Missão - Criança
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 58955
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br