Paróquia Martin Luther de Erval Seco

Sínodo Uruguai


Rua Harry Luersen , 21
CEP 98390-000 - Erval Seco /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3748-1368 | (55) 3748-1368
pmluther.secretaria@gmail.com
ID: 415

4º Domingo após Pentecostes - Redentora/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

28/06/2020

Abertura do Culto
Templo da IECLB na Vila Arco Íris - Erval Seco/RS
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Espaço da Igreja na expectativa do retorno da Comunidade
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
Altar da Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris
1 | 1
Ampliar

AÇÃO DE GRAÇAS - JUNHO DE 2020

SINO

PRELÚDIO: (5 LCI) Aqui chegando

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA:

No Salmo 145.15 está escrito: Tudo o que vive olha para Deus com esperança. E Deus dá alimento a todos no tempo certo. Em lugar do “eu posso, eu sei, eu faço”, o salmista reconhece que a vida e o seu sustento são dádivas de Deus. Diante da dádiva, o agradecimento. Mais! Diante da dádiva, um gesto de gratidão, uma ação de graças.

Sim, porque ação de graças é agradecer, é ser grato e grata por algo.

Agradecer a Deus por tudo o que temos e recebemos diariamente de suas mãos e pela fé que nos faz acreditar que a vida sempre vale a pena.

Agradecer pelo alimento diário, pela saúde, pelo ar que respiramos, pela família que temos, pela possibilidade de viver.

Agradecer o trabalho que temos e pelas forças que nos impulsionam a buscar trabalho e a realizar o trabalho com alegria.

Agradecer que em meio aos problemas, medos e dificuldades podemos contar com uma Comunidade que se coloca em oração e está aberta para o cuidado para com quem está mais fragilizado e doente.

Agradecer porque diante de Deus vale o que somos e não o que temos.

Agradecer por este ano, mesmo que tenha vindo com tantas situações de dor e medo, porque mesmo em tempos difíceis quando precisamos manter o distanciamento social temos um Deus que nos acompanha e nos ampara em todos os tempos e circunstâncias.

Agradecer que mesmo não podendo ter cultos presenciais temos tido a possibilidade de receber diariamente mensagens e orientações que veem das Sagradas Escrituras; agradecer que o nosso coração pulsa de saudades pelos encontros presenciais.

Sim! Muito temos para agradecer e aqui estamos para celebrar e orar... Cantemos com alegria e fé, Damos Graças ao Senhor!

HINO: (478 LCI) Damos graças ao Senhor

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA

Celebramos este culto, Culto em Ação de Graças pela Colheita, em nome de Deus, Criador e mantenedor da vida; em nome do Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador e em nome do Espírito Santo Consolador e Orientador. Amém.

CONFISSÃO DE PECADOS

Oremos:

Deus doador da vida, aqui estamos em tua presença em tempos tão difíceis. Neste ano tudo está tão complicado e assustador. Neste mês teríamos em cada uma de nossas Comunidades os nossos Cultos em Ação de Graças. Seriam momentos especiais, onde traríamos até o teu altar algo que expressasse a nossa gratidão por tudo que temos recebido de tuas mãos. Entretanto a realidade de pandemia impede de nos reunirmos. Quanta tristeza!
Carregamos em nosso coração o medo e a incerteza do que ainda virá. Perdoa-nos se duvidamos ou não conseguimos sentir a tua presença nestes momentos.

Sabemos e confessamos que tu és o Criador e Mantenedor da vida; que tu terás a última palavra sobre todos os poderes da não-vida. Nós, porém, muitas vezes nos esquecemos disso, ainda mais nestes tempos onde há tanta coisa errada acontecendo, tanto egoísmo e olhos fechados para a dor e o sofrimento das pessoas infectadas pelo vírus da COVID 19.

Os dias estão passando e não conseguimos ver uma luz nestes caminhos de escuridão e trevas. Temos desanimado e assim damos mal testemunho do teu poder, do teu amor e do teu cuidado diário. Perdoa-nos e renova nossa esperança e confiança em ti, por Jesus Cristo, que vive e faz viver. Escuta a nossa oração quando cantamos:

HINO: (41 LCI) Infinita Graça

EXPRESSÃO DE LOUVOR

A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando. Assim diz o nosso Deus através do profeta Isaías (55.10-11). Leis e decisões humanas impedem que todas as pessoas tenham uma vida com dignidade, mas Deus quer que todas as pessoas vivam bem e por isso continua dando o suficiente, continua nos abençoando, continua nos impulsionando a ir ao encontro de quem sofre e não tem o mínimo para viver. Eis aí a nossa missão! Eis aí a nossa esperança! Eis porque cantamos:

HINO: (71 LCI) Glória a Deus

ORAÇÃO DO DIA:

** Jesus nos disse que Deus faz chover sobre justos e injustos. Faz nascer o sol sobre bons e maus. Portando, todas as pessoas são chamadas a agradecer, inclusive os passarinhos agradecem através do canto. Os lírios do campo dão graças e através de sua beleza nos ensinam os cuidados de Deus. Deus, no entanto, não quer nada por obrigação, pela força da lei. Deus, em Cristo e pelo Espírito Santo gosta de agradecimentos que brotam do fundo do coração e que modificam jeitos de ver, ouvir e de trabalhar pela vida. Queremos receber pelas Sagradas Escrituras os ensinamentos e orientação de Deus. Por isso, oramos:

Deus criador e mantenedor da vida, tu que ensinaste o teu povo a se reunir para festejar a colheita, ofertar as primícias, partilhar os frutos e agradecer, vem e ensina-nos a festejar mesmo em tempos difíceis, a dar graças pelos frutos da terra e pelo nosso sustento, pelo cuidado diário em tempos bons e difíceis, para podermos cuidar da tua criação e zelar pela partilha justa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Vamos agora abrir a Bíblia e acompanhar as leituras para o nosso Culto Paroquial de Ação de Graças. Que o Senhor Deus faça que a palavra lida seja para nós, lâmpada para os pés e luz para os caminhos.

LEITURAS BÍBLICAS:

Leitura do Salmo 67

HINO: (472 LCI) Graças, Senhor, eu rendo

Com devoção e alegria ouçamos o que está escrito no Evangelho de Mateus 6.25 a 34

Leitura do texto bíblico... Palavra do Senhor

HINO: (150 LCI) Buscai primeiro

PREGAÇÃO:

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas nós.

Queridas irmãs e queridos irmãos em Cristo, chegamos ao mês de junho, hoje último domingo deste mês que seria marcado pelos Cultos em Ação de Graças pela Colheita. Cada uma de nossas Comunidades teria o seu Culto especial de Ação de Graças. Cada qual com sua maneira de agradecer a Deus pelas bênçãos e dádivas recebidas. Seriam, com certeza, momentos de alegria, festa e a certeza que Deus tem nos carregado e conduzido pela estrada da vida.

Entretanto, estamos chegando ao final de mais um mês e continuamos não podendo ter encontros presenciais. Que tristeza... Quantas saudades de poder estar no templo junto de irmãos e irmãs na fé. Quanta falta faz sair sem medo e com a possibilidade do abraço e da conversa amiga.

Os dias estão passando e não conseguimos ver um raio de luz que indique uma esperança... O nosso coração pulsa de medo e tristeza e nos perguntamos...

Como dar graças neste tempo tão assustador, neste tempo de tantas incertezas?

Como dar graças vendo pelas redes sociais e pela televisão as tantas mortes pelo nosso país e mundo, vítimas da COVID 19 ou tragédias?

Como dar graças sabendo de tantas situações de violência contra a mulher, crianças e pessoas idosas que devido ao isolamento social tem aumentado assustadoramente?

Como dar graças em tempos que impossibilitam um momento de despedida de entes queridos com a presença de pessoas amigas e abraços?

Como dar graças em um ano em que a seca tem maltratado a semente que foi colocada na terra para germinar e produzir frutos?

Como dar graças neste tempo onde o ódio, a falta de paciência, as disputas de pensamentos diferentes têm maltratado, dividido e matado pessoas?

Como dar graças quando pessoas fazem pouco caso de um vírus que tem ceifado a vida de tantas pessoas?

Como dar graças se não podemos nos reunir em Comunidade para orar e agradecer?

Como dar graças, é a pergunta que encontramos em um hino de nossa Igreja. Entre outros hinos de gratidão, na parte reservada no Livro de Canto para Cantos de Ação de Graças, temos o hino que diz: Como dar graças e cantar com tanto ainda que lutar? Graças por quê? Pensando no Culto de hoje e preparando a mensagem que nos lembrasse e motivasse para a gratidão, não me saía da cabeça este hino. Sim! Como dar graças nestes tempos tão sombrios e assustadores? Que palavra de gratidão eu poderia trazer?

Tomando o Livro de Canto nas mãos, abrindo no hino me dei conta que logo a seguir a autora do hino responde a sua indagação: Graças a Deus, porque a vida nos deu! Graças a Deus, sim, porque Deus Criador a vida nos deu! Ou seja, lembrando que a vida que recebemos veio de Deus ela afirma e testemunha que nos cabe agradecer, e agradecer é saber amar, é ter fé, é ter esperança.

No Evangelho de Mateus, no texto que ouvimos antes, Jesus nos convida a viver na certeza do cuidado de Deus e nos lembra que precisamos buscar aquilo que é importante e essencial; e para Jesus o importante e essencial não é a comida, a bebida ou a roupa que vamos usar. O importante e o essencial é o Reino de Deus, ou seja, o cuidado para com a criação, a nossa casa comum, e o cuidado para com o nosso semelhante.

É tempo, sim, de dar graças.

Dar graças pela alegria de viver, pela beleza da criação, pela amizade, pela família, pela Comunidade que se une na dor e na alegria.

Dar graças pela saúde e por tantas pessoas que estão na linha de frente para nos ajudar a enfrentar este tempo de pandemia.

Dar graças pela casa e pela família que temos, pela possibilidade de ajudar a quem precisa e por poder orar.

Dar graças que podemos receber diariamente uma palavra inspirada nas Sagradas Escrituras.

Dar graças por podermos lutar por um mundo mais justo e mais leve para todas as pessoas.

Dar graças que podemos sempre aprender algo novo, podemos nos superar, podemos ser melhores...

Dar graças que mesmo não podendo celebrar presencialmente, podemos em Ação de Graças ofertar para o trabalho da Igreja, podemos doar algo para alguma instituição ou ajudar alguém em necessidade...

Sim! Muito temos para agradecer e muito podemos fazer. João e eu somos gratos pelos quase 4 anos que aqui estamos nesta Paróquia, por tudo que já vivemos, por tudo que aprendemos e vivemos com as pessoas e famílias de nossas 13 Comunidades e ponto de pregação, por podermos caminhar juntos também nestes tempos difíceis, na certeza que o Deus da vida nos acompanha, sustenta e fortalece.

No texto bíblico de hoje Jesus nos diz: ... não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. E em diferentes momentos Jesus nos lembra: Não tenham medo. Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Nesta certeza, nesta fé celebramos. Amém.

HINO: (476 LCI) Como dar graças?

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Deus de Amor e compaixão, nós te damos graças pelo teu imenso amor, pela tua misericórdia que nos rodeia desde o amanhecer até a hora que o sol se põe e continua conosco nas horas de silêncio e descanso. Tudo que recebemos, o recebemos de ti.

É muito bom poder ter este momento para te agradecer. Tudo o que temos é presente teu: a família, amigos e amigas, o lugar em que moramos, a comunidade onde vivemos e alimentamos a fé. Que teu Santo Espírito nos impulsione a sermos sempre pessoas agradecidas, mesmo em tempos difíceis. Que possamos sempre ter o coração aberto, grato e alegre, compartilhando e servindo através dos dons que tu nos deste.

Pedimos por orientação, força e bênção para que possamos ser fiéis em todos os momentos da vida, nas alegrias como também nos momentos difíceis. Pedimos pelas pessoas que nestes tempos em que estamos vivendo estão passado necessidades ou mesmo se sentem sozinhas. Mostra-nos como podemos ajudar individualmente e como Comunidade. Que aquilo que pensamos em trazer para a Igreja no Culto em Ação de Graças possa chegar onde há necessidade e doença.

Preenche o nosso coração com a esperança de novos tempos. Dê a tua Igreja em todos os lugares coragem para proclamar a tua Palavra de amor e justiça.

Assim, pedimos que olhes por todos e todas nós, tomando-nos em tuas mãos e fazendo-nos fortes nas tribulações e no enfrentamento da COVID-19. Não nos abandone nas horas de fraqueza e abra nosso coração para a partilha, solidariedade e cuidado com a tua criação. Pedimos coragem para interferir na nossa sociedade injusta e desigual, para eliminar todas as formas de violência a que homens, mulheres, crianças e pessoas idosas são submetidas.

Deus de Misericórdia, cada pessoa que acompanha este culto vive um momento diferente. Muitos são os sentimentos e as realidades: Há corações em luto, pessoas doentes em tratamento médico, medo pelo futuro, angústia pelo que pode acontecer, insegurança quanto ao trabalho ou seu negócio, sonhos e planos que estão suspensos, saudades pela visita, pelo abraço, pelo encontro, pelos passeios, pelas atividades da Comunidade... Enfim, há uma vontade grande que a vida possa ser vivida com mais leveza e sem medo... Recebe o nosso clamor, mas também a nossa gratidão por nos ouvir e nos acompanhar pela estrada da vida, seja lá onde estivermos ou o que estivermos enfrentando.

Abraça-nos com carinho, carrega-nos no colo se for preciso, ouve o nosso clamor e escuta a oração que carregamos em nosso coração quando nos juntamos na oração que Jesus nos ensinou...

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

HINO: (477 LCI) Obrigado, Pai Celeste

BÊNÇÃO

Que no caminho em que tu andares,
Deus possa ir à tua frente e seja o teu guia.
Que tu encontres as suas pegadas da compaixão
e as sigas por toda jornada.
Que tu possas compartilhar as dádivas recebidas,
imitando Jesus que compartilhou conosco a sua vida.
E, até que voltemos a nos encontrar,
que Deus te guarde na palma de sua mão.
Que assim o trino Deus te abençoe e te guarde hoje e sempre.

ENVIO:
Que Deus nos acompanhe e nos dê sabedoria para nos cuidarmos e cuidarmos das outras pessoas, especialmente neste tempo de pandemia. Vamos servir a Deus com alegria.

Demos graças a Deus

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br