Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

06/04 (segunda) Lucas 24.13-35

06/04/2015

Dois homens tinham deixado o círculo dos discípulos em Jerusalém. No caminho para Emaús discutiam sobre Jesus e os últimos acontecimentos. Mas, não progrediam na discussão; voltavam sempre ao mesmo ponto, estavam espiritualmente bloqueados e cegos. Somente por intermédio do encontro pessoal com Jesus receberam a clareza e a certeza de que Jesus estava vivo. O Senhor venceu passo a passo a falta de fé e de entendimento deles. Como isto aconteceu?

• Por meio de perguntas objetivas e do ouvir atento – Uma vez que estes homens estavam tendo um diálogo sincero, formularam também, involuntariamente, o motivo de sua falta de fé. Eles tinham uma visão unilateral de Jesus (v.19), uma compreensão equivocada da salvação (v.21) e um lastimável conhecimento da Bíblia (v.25-27). “Falsas expectativas levam a idéias falsas e corações fechados” (H. Egelkraut).

• Por meio de uma explicação de Jesus concentrada no Antigo Testamento – O Senhor explicou a estes dois homens as palavras que se referem a ele, começando pelos livros de Moisés, dos profetas e toda a Escritura (por exemplo Nm 21.4-9; Is 53.2-7; Sl 16.9-11). Todo o Antigo Testamento aponta para o crucificado e ressurreto. Durante seu tempo de vida Jesus já havia explicado as Escrituras aos discípulos, e agora o fazia novamente. Por meio dela, corações duros são quebrantados e os bloqueios da fé são removidos.

• Pela comunhão de mesa com o Senhor – Atendendo ao insistente pedido dos dois discípulos, Jesus jantou com eles. Não era costume que o visitante assumisse o papel do dono da casa. Mas ele “tomando o pão, abençoou-o, e, tendo-o partido, lhes deu” (v.30). É exatamente assim que Lucas descreve o Senhor na multiplicação dos pães (9.16) e na última ceia (22.19). Que maravilhoso Senhor! Agora estava claro: “O Senhor realmente ressuscitou!” Esta foi, dali em diante, a alegre confissão deles.
 


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32694

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br