Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

15/03 (domingo) Atos 6.2 e 3; Romanos 12.3-8

Vive tua vocação!

15/03/2015

Encontramo-nos atualmente na assim chamada década de Lutero. Desde 2007 estamos revendo diversos pontos importantes da reforma luterana. 2017 será o ano em que celebraremos 500 anos desde que Lutero pregou as suas 95 teses na porta do castelo de Wittenberg. O ponto central da vida de Lutero foi o estudo das Sagradas Escrituras. Elas foram a base de suas decisões, que no fim levaram-no a uma separação de seus adversários, e foi também seu socorro na angústia. Por isso ele disse: Sola Scriptura – somente a Escritura! Os apóstolos em Jerusalém certamente teriam sublinhado estas palavras. Primeiramente eles tiraram o problema do âmbito da murmuração e o expuseram na comunidade. Mas aí não disseram: Irmãos, nós fomos treinados por Jesus para dar de comer a milhares de pessoas (Mc 6.40-44). Nós assumiremos esta questão e vamos mostrar a vocês como se faz. Não, eles não caíram nesta armadilha! Eles sabiam qual era sua vocação: orar e pregar. Quantas vezes estas coisas lutam entre si: ser pragmático, atacar problemas práticos, viajar, envolver-se em mil atividades – limitando assim o tempo da oração particular, estudando a Bíblia de maneira superficial, expondo as escrituras de forma cansativa e pouco atrativa. O inimigo se aproveita das coisas que consideramos “pequenas”. Aquele que é chamado a pregar, ore intensamente, estude arduamente o texto e pregue. Quem é chamado ao serviço prático, ore e sirva, entregando-se ao serviço. Quem é chamado para liderar, esteja atento às prioridades e delegue com sabedoria (Cl 4.17). Reconhece e vive tua vocação. Pergunta ao Senhor se, onde e como precisas de uma nova orientação. O famoso “pau pra toda obra” não é bíblico. Aquele que não cuida da comunidade com bons ensinamentos da palavra de Deus, em pouco tempo não terá mais viúvas para alimentar. (Leia Rm 10.14-17.)  


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32270

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br