Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

19/03 (quinta) Habacuque 1.1-3; 2.1-5

18/03/2015

Recentemente conhecemos Habacuque como o queixoso (a partir de 26/10). Profundamente abalado, ele expressa suas perguntas diante de Deus e expõe diante do Senhor também suas queixas sobre a situação do povo e os intensos ataques dos inimigos (cap. 1). Então conhecemos Habacuque como o esperançoso (a partir de 01/02). Ele permaneceu firme em sua esperança e aguardava intensamente a resposta divina (cap. 2.1-3).
3.Habacuque, o crente – Enquanto o profeta esperava pela resposta de Deus, foi-lhe revelado o segredo da vida com ele: “O justo viverá pela sua fé!” Ele se refere especialmente àquelas pessoas que pela sua arrogância e excessiva autoconfiança não dão espaço a Deus em suas vidas: “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele!” Os caldeus se orgulhavam de seu poder militar. Já haviam obtido diversas vitórias. Estavam convictos de que eram invencíveis. O rei babilônio, Nabucodonosor o expressou com palavras: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder, e para a glória da minha majestade?” (Dn 4.30). Não somente Nabucodonosor e os caldeus eram orgulhosos e arrogantes. A situação da sociedade atual, que em sua presunção acha que consegue viver sem Deus, manifesta sintomas semelhantes: as pessoas são falsas e têm prazer em coisas que o Senhor abomina. O desejo de ter cada vez mais as torna estressadas e insatisfeitas. São movidas pela cobiça. – Ao longo da história houve muitas pessoas que assumiram esta postura e, no final, terminaram na ruína e na morte. Para Habacuque, ao contrário, abria-se um outro caminho: “O justo viverá pela sua fé!” (Leia Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38.)
 


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32407

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br