Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração na Paróquia em Santa Maria de Jetibá/ES

04/03/2020

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
18A
18B
18C
18D
18E
18F
19
20
21
22
23
24
25
26
26A
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
41A
42
43
44
45
45A
46
46A
46B
47
48
49
49A
50
51
52
53
54
55
56
57
57A
57B
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
1 | 1
Ampliar

A Palavra de Deus sendo levada até o altar nas mãos das mulheres. Roupas e tecidos coloridos, utencílios e alimentos do cotidiano. As três velas representando vermelha-amor, branca-paz e amarela-reconciliação. Flores e plantas com a fonte representando o tanque na Cura do paralítico. Celebramos com a comunidade reunida juntamente com pessoas de mais de 170 países que durante esta semana celebram a mesma liturgia, a mesma reflexão. É grandioso! Celebração elaborada cheia de fé e testemunho pelas mulheres de igrejas cristãs do Zimbabue! Vivência única em que nós mulheres nos aproximamos sem fronteiras e distancias! É bonito sentir que estamos de mãos dadas, juntas, cantando, buscando, esperançando uma vida abundante de justiça e dignidade! Valores profundos que jamais serão ultrapassados ou descartados apesar das forças da maldade. Cremos nas palavras de Jesus amigo das mulheres, que caminhou ao lado das mulheres, aprendeu delas muitas coisas e as valorizou, que para sermos curadas daquilo que nos paraliza, precisamos LEVANTAR, PEGAR A CAMA (esteira onde ficamos acomodad@s) e ANDAR! Nada, diante da força que vem de Deus, vai nos impedir de buscar dias melhores onde a Paz e a Justiça reinam.

“Os povos da terra de Zimbábue lhes dão as boas vindas. Zimbábue significa casa de pedras. Nós cumprimentamos na língua do povo Shona - Kwaziwai!, e na língua do povo Ndebele - Salibonani!”

“Nós confessamos nossos erros e pedimos coragem para mudar.” Não podemos fechar nossos olhos perante as dores do mundo: “Vemos mulheres e crianças sofrendo na pobreza, com fome e violência. Concede-nos compaixão para ajudar aqueles que estão sofrendo. Há falta de integridade em nossas vidas, por não amar e não pacificar aqueles que estão divididos por razões de etnia, língua ou opiniões políticas. Perdoa-nos e cura nossos corações e mentes. Jesus lhe pergunta: Você quer ser curado? Nós usamos tantas desculpas para evitar mudanças.”

“As pessoas honestas dizem coisas sábias e sempre falam o que é certo.” (Salmo 37.30).

Em João 5:2-9a, o diálogo entre Jesus e o paralítico transmite tantas coisas para nossas vidas! “As pessoas no tanque acreditavam que a cura estava na água; consequentemente o homem da história esperava a sua cura da água. Como ele era incapaz de entrar na água agitada sozinho, não podia ver como seria curado. Então, esperou em sua cama pela próxima oportunidade. O que esse encontro diz sobre o homem? O homem da história parecia uma pessoa solitária; ele não tinha ninguém para ajudá-lo a ser curado. Ele estava desanimado e impotente. Talvez seja isso que tenha levado Jesus a fazer-lhe uma pergunta que mudou a sua vida: Você quer ser curado?

O que esse encontro diz sobre Jesus? Jesus agiu com compaixão, amor, compreensão e carinho. Jesus, em sua humanidade, podia identificar-se com o sofrimento humano. Jesus em sua humildade podia ouvir o homem sem julgar suas desculpas. Jesus deu ao homem uma chance.

O que esse encontro nos fala sobre Deus? Jesus usou três verbos de ação para permitir que o homem, que estava doente há 38 anos, experimentasse o amor de Deus: Levante-se! Pegue a sua cama e ande. O diálogo entre Jesus e esse homem pode nos levar além da cura física. Os verbos de ação sugerem que não devemos ter medo de agir conforme a palavra de Deus. Deus está nos oferecendo os passos para a transformação pessoal e social.

Como vemos a história através dos olhos de Jesus? O milagre e a transformação na história da Bíblia são simbolizados pela cama. A cama era o lugar onde o homem jogava as suas desculpas, embora estivesse procurando por cura. Jesus nos capacita a sermos curad@s, fazendo algo pela transformação que Deus está oferecendo - levantar-se, pegar nossa cama e andar. Jesus nos capacita a escolher entre sermos curad@s parcialmente ou curad@s física, mental, espiritual e socialmente. Quando somos pessoas totalmente curadas, somos reconciliadas com Deus, conosco mesmas e com nossa comunidade. Quando estamos reconciliadas, podemos verdadeiramente amar, e quando amamos verdadeiramente, somos capazes de caminhar em direção à paz. Então, Levante-se. Pegue a sua cama e ande.

“Dá-nos sabedoria e graça para sermos pessoas pacificadoras.”
Levante-se! Pegue a sua cama e ande!

Pastora Elisabet Lieven
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br