Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de abril de 2022

26/04/2022

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de abril de 2022

Acolhida:

Olá. Sejam bem-vindos e bem-vindas a mais um momento que nos une em oração pelo Dia Mundial de Oração pela Diaconia. É muito bom estarmos reunidos e reunidas como grande parte da família de Deus, que está espalhada pelos quatro cantos do Brasil e do mundo.

Este é um momento de pararmos. É momento de deixarmos um pouco da correria do dia-a-dia de lado; é momento de pararmos o que estamos fazendo para nos juntarmos em oração com outros irmãos e irmãs.

A velocidade de nossa vida tem aumentado conforme o passar dos dias. A pouco tempo atrás celebramos e desejamos um “Feliz Ano Novo” e logo já estaremos desejando “Feliz Natal” novamente. O tempo, em suas horas, dias, semanas e meses tem passado numa velocidade assustadoramente rápida. E por isso é necessário, conscientemente, pararmos e desacelerarmos.

As palavras do evangelista descritas em Mateus 11.28 nos fazem um convite para podermos descansar naquele que oferece o verdadeiro descanso. Jesus Cristo diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”.

Que este breve momento possa te ajudar a desacelerar, descansar e renovar as tuas forças em Jesus Cristo. Que assim seja. Amém.

Saudação:

A graça, a paz e o amor de Deus possam envolver toda a nossa vida e acolher todo o nosso ser. Assim, nós lembramos que nos reunimos em nome do Triúno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Hino: LCI 2 - Que a graça do Senhor Jesus

Leitura Bíblica: Eclesiastes 3.1-8

Reflexão:

O texto de Eclesiastes é lido e lembrado em muitas ocasiões, afinal dele aprendemos que em nossa vida tudo tem um tempo certo e determinado. Mas, o que acontece quando nós, seres humanos, estamos tão ocupados que não temos mais tempo para nada?

Infelizmente este é um dos retratos deste tempo que vivemos. Para muitos a vida está no limite de velocidade. A agenda está tão cheia que não há mais espaço para nada. Falta tempo!

Falta tempo para descansar, falta tempo para os hobbies, para o lazer, para a família e também falta tempo para Deus. Cada dia novas “coisas” vão sendo prioridade, e as antigas vão ficando para traz. Ultimamente, o que mais tenho ouvido das pessoas é esta frase: “Eu não tenho tempo”.

É claro que não é possível generalizar, mas é curiosa a pesquisa lançada no final de 2021 que diz que o Brasil está entre os três países no mundo que mais usa seu tempo nas redes sociais. 22% da população fica entre 1 e 3 horas por dia; 16% permanece conectada entre 3 a 5 horas; e 7% fica mais de 5 horas por dia (Fonte: Poder360). E ainda muitos insistem que não tem tempo.

Muitos enchem a sua agenda diária de programações a tal ponto de não conseguirem nem mesmo descansar.

Precisamos lembrar que a vida não é uma maratona, a vida é uma caminhada. Quando vivemos no estilo maratona, os melhores momentos da vida passam tão rápido que nem nos damos conta. Por isso é muito importante rebalancear nossas vidas de modo que dediquemos nosso tempo para aquilo que realmente é importante e prioritário.

No que, ou aonde você gostaria de investir mais tempo? Quais são suas prioridades? O que consome mais o seu tempo?

E para finalizar, não esqueça também de dedicar o tempo devido para a fé e a espiritualidade.

Desejo que Deus abençoe e cuide de todo o seu tempo e o seu viver. Amém.

Hino: LCI 620 - Tens meu tempo todo em tuas mãos

Oração de Intercessão:

Deus amado, tu que és o criador de todas as coisas, e também o criador do tempo, nós nos achegamos a tua presença com todo nosso ser: corpo, alma e mente, com o propósito de fortalecer a nossa vida e a nossa fé em ti.

Tu sabes muito bem, ó Deus, o quanto a nossa vida tem sido agitada e corrida e o quanto nos falta tempo para dedicarmos àquilo que realmente é prioridade para nós. Tu sabes que muitas vezes nos perdemos em nossas tarefas e priorizamos aquilo que é secundário.

Assim, Deus amado, acolha a nossa vida e nos ajude a organizarmos esse bem tão precioso que é o tempo, para que possa ser vivido junto às pessoas que amamos e também junto de ti. Assim, Senhor, entregamos todo nosso ser ao teu cuidado orando a oração que Jesus nos ensinou a orar, dizendo: Pai nosso .....

Canto: LCI 298 – Bênção do Caminhar


Benção:

O Senhor esteja a tua frente, para indicar o caminho certo.
O Senhor esteja a teu lado, para te abraçar e te proteger.
O Senhor esteja atrás de ti, para te prevenir de pessoas falsas.
O Senhor esteja abaixo de ti, para te amparar quando caíres e te tirar das armadilhas.
O Senhor esteja em ti, para te consolar quando estiveres triste.
O Senhor esteja ao teu redor, para te defender quando os outros caírem sobre ti.
O Senhor esteja sobre ti, para te abençoar.
Assim te abençoe o Deus Misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Oração elaborada pelo Diácono Vanderlei André Hüther
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Vanderlei André Hüther
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 66833

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br