Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de fevereiro de 2020

26/02/2020

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de Fevereiro de 2020

Acolhida:

Acolho você com o lema previsto para o mês de Fevereiro: “Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravos de seres humanos”. 1 Coríntios 7.23.

Que a paz do Senhor esteja com todas e todos! Amém.

Hoje, 26 de fevereiro - quarta-feira de cinzas – quando se inicia a comemoração do tempo da Quaresma que se estende até o Domingo de Páscoa, no dia 12 de abril. O tempo da Quaresma quer nos remeter para os desertos existentes em nossas vidas: sofrimento, solidão, angústias, dúvidas, desesperos, tristezas e outros, tão presentes em nosso mundo atual. Esse período nos convida para refletirmos, como a ação diaconal pode fazer a diferença nas pessoas que estão passando por sofrimentos. Mas por onde podemos começar? O caminho é a partir de nossa fé, pois é a fé que nos impulsiona para a ação - ação diaconal.

Canto: 208 LC – Ao orarmos Senhor

Saudação:

Saúdo vocês em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Oração:

Deus de Amor, tu és o nosso Deus e estás presente na história do teu povo, caminhando com ele e revelando a tua face diante de cada nova situação. Somos gratos por estar conosco neste momento. Pedimos, Deus, dá que possamos vivenciar neste tempo da Quaresma os princípios e fundamentos da nossa fé. A fé que nos impulsiona para a ação diaconal e que possamos ser luz neste mundo. Vem a nós e revela-nos a tua vontade por meio da tua palavra neste tempo que antecede a Páscoa. Por Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Canto: 165 LC – Estou pronto, Senhor

Leitura Salmo: 116.1-2,12-19

Lendo o Salmo 116, nota-se que o salmista expressa seu amor, louvor e gratidão a Deus porque ele se inclinou para o salmista, ouviu seu clamor e o livrou da morte. Já o cálice da salvação logo traz a memória o cálice da ceia de Jesus com seus discípulos, o cálice da nova aliança e que nós bebemos quando celebramos a Ceia do Senhor. Toda vez que as pessoas reunidas celebram a Ceia do Senhor, ela antecipa, em fé, o grande dia das bodas do Cordeiro de Deus, quando em definitivo serão enxugadas todas as
lágrimas derramadas, no retorno do definitivo descanso. Nesse dia, todas as pessoas crentes darão graças, louvor e adoração a Deus no celeste porvir.

Canto: 56 LC – Pelas dores deste mundo

Oração de agradecimento e intercessão:

Oremos

Obrigado Deus, pela graça recebida, principalmente pela nossa vida. Obrigado pela saúde e pelo encontro para contigo nessa oração. Obrigado por cuidar de nós, e também cuidar das pessoas que nos são queridas. Obrigado pelo teu grande amor para conosco.
Mas, também, queremos humildemente, pedir a ti Deus, que interceda por pessoas que estão passando por luto, por doença ou alguma dificuldade. Bem como todas aquelas pessoas que sabemos que precisam da tua ajuda, da tua proteção. Por isto, ouve-nos Senhor!

♫: Ouve Senhor, eu estou clamando
Tem piedade de mim e me responde

Pedimos Deus, para que possamos manter-nos fiel ao exemplo de Jesus na hora de comprometer-se na luta para ajudar nas necessidades das pessoas, e também, por nós, para que nunca duvidemos de nossa vocação em servir e propagar a vida através do amor, da justiça e da esperança.
Pedimos por todos os trabalhos diaconais nas comunidades, pelas Instituições Diaconais e pelas pessoas que trabalham nesses locais para que sejam impulsionadas pelo Espírito Santo em atender aos que necessitam de vida digna (têm fome e sede) neste mundo.

♫: Ouve Senhor, eu estou clamando
Tem piedade de mim e me responde

Intercedemos pelos governantes e demais representantes, para que em suas gestões, seja questão primordial, a atenção às pessoas necessitadas da nossa sociedade.

Pedimos Deus, para que haja paz entre as pessoas em todos os lugares, que haja mais tolerância, perdão e amor neste tempo de Quaresma. Por isto, ouve-nos Senhor!

♫: Ouve Senhor, eu estou clamando
Tem piedade de mim e me responde

Tudo o mais queremos incluir na oração que teu filho nos ensinou: “Pai nosso...”.

Canto: 605 LC – Momento novo

Bênção:

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor levante sobre ti o seu rosto e te dê a paz.


Oração moldada pela Diaconisa Silvia Prade Knop
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 55237

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br