Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de junho de 2021

24/06/2021

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de junho de 2021

Acolhida:
Estamos reunidas e reunidos neste momento de oração pela Diaconia e desejamos que todas as pessoas, onde estiverem, se sintam acolhidas, abraçadas, acarinhadas e bem-vindas.
Que vocês possam se dar ou sentir um aperto de mão, uma mão no ombro, um olhar e um sorriso de aconchego e carinho.
Todo e qualquer gesto de carinho e acolhimento em meio ao momento que estamos vivendo é muito bem-vindo. A Pandemia nos tirou momentaneamente a possibilidade da aproximação, do toque, da convivência, porém agradecemos a Deus pela possibilidade de nos adaptarmos e continuarmos com a missão de ofertar amor ao próximo, seja ele quem for.
Todas as pessoas têm dons. Neste momento, exercitar e apreciar o dom do acolhimento, da escuta, da amizade e do se importar com o outro, pode salvar vidas e amenizar sofrimentos.
Em meio a pandemia, estamos vivendo muitas situações de crise e por isso é importante que todas as pessoas, em especial as idosas, se sintam queridas, amadas e importantes na vida de alguém.
Refletir sobre como estou vivenciando a Diaconia em minha vida e na vida do outro, como doo e demonstro o meu amor, minha compaixão, é um dom divido. Ofertar estes dons é nossa missão.
Que vocês possam sentir o amor de Deus e do próximo em suas vidas assim como retribuir, por gratidão, tudo o que recebem.

Saudação:
A graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, redentor, libertador e salvador, o amor de Deus, que nos ama como Pai e cuida de nós com carinho de Mãe, e a comunhão do Espírito Santo, que nos consola, anima e orienta, sejam com todos e todas nós sempre, e especialmente nesta hora. Amém

Hino: Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

Leitura Bíblica: Salmo 71:18

Reflexão:

Dia 15 de junho é o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Ser idoso e idosa é um desafio para quem não se preparou ao longo de sua vida. Mesmo para quem se prepara e planeja sua velhice, quando se depara com as fragilidades e mudanças do seu corpo, a angustia, o medo e a incerteza é inevitável.
Ser pessoa idosa com tantas restrições, falta de apoio e ainda estar sujeito a violências é algo que ninguém espera passar.
A pessoa idosa que luta pelos seus direitos e as demais que realizam uma conscientização sobre este dever, muitas vezes, desistem no meio do caminho. Todas as pessoas que possuem capacidade de refletir e pensar sobre o assunto, poderiam se sentir desafiadas a levantar esta bandeira de apoio a esta causa tão necessária em nossa sociedade.
Que bom seria se todos e todas pudessem dialogar sobre a forma como a pessoa idosa se sente em sua condição. Desta forma, talvez passariam a ter paciência e conversar com quem chegou ao limiar desta fase e perceberia como é difícil conviver com as limitações da idade.
Ter a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa pode ser o gancho que precisamos para transformar a vida daquelas que passam por privações, em uma vida com qualidade, compaixão e menos desamor.
Aprender com quem experienciou uma vida inteira de desafios, alegrias, histórias e sabedorias pode ser gratificante e enriquecedor!

Oração de Intercessão:

Deus de amor, pedimos que abençoe todas as pessoas idosas e seus familiares que estão passando por dificuldades.
Senhor, cuide de todas as pessoas que estão passando por problemas de saúde.
Que o Senhor possa confortar os corações daquelas que passam pelo luto e pelas perdas por COVID-19. Que estas pessoas possam superar a dor de uma perda abrupta e a dor de não poder se despedir de seu ente querido.
Deus nos ensina a praticar o dom da solidariedade para que possamos acolher todas as pessoas que necessitam. Todas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, física e mental.
Intercedemos pelas pessoas que não conseguem se expressar e fazer com que ouçam seu clamor profundo.
Pedimos para que possa ajudar as pessoas que possuem um fardo pesado em seu trabalho, em sua família ou em seu convívio social. Faça com que possam aprender a enxergar uma mão estendida e sintam o Teu cuidado, por meio da nossa presença.
Te pedimos por tudo isso em nome de Jesus! Amém.

Hino: Senhor, porque me guarda em tua mão.

Benção:

Que o Senhor possa ser a luz que guia a tua vida.
Que Deus possa te guiar e te guardar de todos os danos e perigos diários.
Que a benção de Deus possa te ajudar para que a caminhada da vida seja cumprida e vivida com qualidade.

Canto:

Deus te abençoe,
Deus te proteja,
Deus te dê a paz,
Deus te dê a paz.

OrAção

Se prestarmos atenção no que a outra pessoa fala, na forma como demonstra seus sentimentos, como se comporta podemos perceber quando elas precisam de ajuda.
Estamos acostumados e acostumadas a rotular e padronizar tudo. Até mesmo sentimentos, comportamentos, personalidades...
Se observamos o semblante das pessoas com atenção iremos perceber quando ela não está bem. Puxar um assunto, perguntar como nosso colega tem passado e se exercitarmos nossa escuta, podemos fazer bem a ela e a nós.
Dar importância para o cuidado que a outra pessoa tem conosco pode transformar o ambiente em que vivemos assim como a relação entre pessoas.
Agradar, escrever uma mensagem positiva, lembrar de uma data importante, fazer algo para alguém é uma forma de carinho que nem sempre estamos dando valor.
Ressignificar as relações familiares, pessoais, comunitárias transforma a nossa vida e de todas as pessoas que nos cercam. Refletir sobre o tempo que dedicamos a nossa convivência comunitária e familiar sem a interferência da tecnologia é um desafio necessário e urgente.
Assim, o convite é: olhe para as pessoas com olhos de empatia e compreensão. Se neste olhar atento identificar algum tipo de violência, denuncie. Disque 100!


Oração elaborada pela Diác. Érica Hoffmann
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Érica Hoffmann
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 63408

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br