Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de maio de 2021

25/05/2021

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de maio de 2021

Hino: LCI – 461 Espírito Verdade

Oração

Deus que é Espírito Santo de Amor,
Divino sopro de vida,
que restaura e anima nosso ser
e revigora nossas forças,
derrama em nossos corações,
a força do Teu amor consolador,
para que testemunhemos, no mundo,
as misericórdias do Trino Deus.
Dá-nos palavras de sabedoria
e fortalece-nos nas lutas contra as injustiças, opressões e sofrimentos.
Renova-nos no amor e na paz,
para que floresça, a cada dia de nossa existência,
o Pentecostes da Vida Nova.
Amém!

Leitura de Atos 2.1 -13

Reflexão: O mundo está repleto de divisões e polaridades. Celebramos a diversidade, mas muitas vezes ansiamos pela unidade onde as pessoas pensam e agem da mesma maneira. E alguns argumentam que esta perda de coesão social significa que as pessoas passam a esperar menos, portanto agem menos para manter a sociedade unida.

Quando o Espírito Santo desceu sobre os seguidores e as seguidoras de Jesus no Pentecostes, pessoas de pelo menos 15 lugares diferentes do Mediterrâneo ouviram a mensagem dos apóstolos, cada um em sua própria língua (Atos 2:8). Trazemos nossa diversidade para nossa unidade como membros do Corpo de Cristo. Como observa Paulo, um corpo não pode ser apenas um olho ou um ouvido, mas cada um serve ao outro, integrado, funcionando e vivendo o corpo. E a cola que faz desse corpo um só, é o Espírito. O Corpo de Cristo é animado pelo Espírito Santo de Deus. Juntos, somos um só, animados pelo Espírito Santo de Deus, no qual encontramos nossa unidade.

Proposta de dinâmica: Em que somos iguais? Em que somos diferentes?

Pensando que este tempo ainda é virtual e este encontro assim acontece, convidamos você a celebrar com sua comunidade. A dinâmica quer exemplificar que temos muito em comum, mas também muitas diferenças, porém, a fé em Cristo nos une nas diferenças e nas semelhanças. Tal qual em Pentecostes, lido no texto bíblico, pessoas de diversas línguas e lugares se entenderam, mediante a ação do Espírito Santo de reconciliação.

1 – Pegar papel e caneta;

2 – Pedir que anotem: (pode-se acrescentar perguntas, tirar) Qual a comida preferida? Qual a comida que não come de jeito nenhum? Qual o tipo de filme de que gosta? Qual que não assiste de jeito nenhum? Qual a estação favorita do ano? Qual a de que não gosta?;

3 – Pedir que as pessoas exponham e se surpreendam com as diferenças, motivando para que argumentem os porquês de suas escolhas;

4 – Motivar a que compreendam quanta diferença existe entre nós, mas que mediante a ação do Espírito Santo temos muito em comum, inclusive a tarefa de amar e cuidar pela diaconia de pessoas que sofrem, qualquer que seja o motivo. O exemplo diaconal de Jesus nos motiva a seguir em unidade!

5 – Anotar no papel: o que precisamos mudar neste mundo e no contexto onde eu vivo?

Hino Diaconia LCI 565

Oração

Deus, que vem a nós como o Espírito, que sopra o fogo da paixão em nós, que nos inspira compaixão e coragem, que desperta em nós o amor conhecido em Cristo. Tu nos presenteaste com uma mensagem que vale a pena proclamar, não apenas como palavras vazias, mas em ações. Tu mudaste a lógica do mundo. Tu nos transformaste. Tu trabalhas em nós sutilmente de dentro para fora. Tu nos trazes a paz no meio das lutas e do caos da vida. Toca-nos agora e surpreenda-nos com Tua realidade e acenda nosso senso de paixão e propósito pela vida abundante. Dá-nos o senso da justiça e do amor diaconal. Traga-nos à sua comunhão do bem comum. Em nome de Jesus. Amém.

Bênção de Pentecostes

Que o fogo de Deus Pai te ilumine e aqueça, como fez com o povo no deserto de Canaã. Que o fogo de Jesus Cristo, o Filho, te envolva, aquecendo o teu coração para uma vida de serviço. Que o fogo do Espírito caia sobre ti e te faça ser capaz de falar, ouvir, entender e ser entendido, promovendo comunhão. Amém.


Oração moldada, a partir da proposta de oração da Diaconia Mundial, pelo Diác. Dionata de Oliveira
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Dionata de Oliveira
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 62671

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br