Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de novembro de 2019

21/11/2019

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de novembro de 2019

Introdução

Nos dias que escrevo essa meditação, tenho em mente, situações difíceis pelas quais nosso país está passado. A natureza, de forma especial, tem gritado por socorro, e requer de todos e todas nós uma atitude de responsabilidade. Destruição e queimadas das nossas florestas, tragédia nos oceanos... No campo político assistimos diariamente disputas motivadas por poder e interesses particulares em detrimento das causas do povo.

Urge resgatar o sentido mais profundo da missão cristã que é o serviço prestado ao próximo, conforme Jesus nos ensinou em Marcos 10.35-45. Oremos para que Deus nos dê sabedoria e disposição por atitudes de serviço que visem a dignidade da vida dos seres humanos bem como de toda a criação que sofre dores terríveis.

Saudação

Estimados irmãos e irmãs em Cristo! O Espírito de Deus nos reúne e nos torna irmãos e irmãs por meio da fé em Cristo. Portanto, nos reunimos como família de Deus, sob sua graça e misericórdia. Somos gratos e gratas ao Criador da vida por estar sempre disposto a nos estender sua mão bondosa para guiar nossos passos. Saudamos a todos e todas com as palavras de Jesus Cristo que encontramos no Evangelho de Marcos 10.45: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Canto: Quem quer cantar do amor – LCI 588

Invocação do Espírito Santo

Nos reunimos como irmãos e irmãs na fé, em nome do Trino Deus, Criador, Salvador e Santificador que nos congrega e nos envia ao mundo para sermos suas testemunhas. Amém.

Kyrie Eleison

Diante das dores e angústias do mundo, somos chamados e chamadas a nos unir em oração e clamar a Deus para que dirija seus olhos e seu coração em favor das pessoas e da natureza que grita suas dores. Clamemos ao Senhor:

Canto: Pelas dores deste mundo, ó Senhor – LCI 56

Oração

Bondoso e gracioso Deus! Em tua infinita bondade nos presenteaste com o dom da vida e toda sorte de bênçãos que experimentamos diariamente em nossos caminhos. Somos-te gratos e
gratas pela tua bondade e misericórdia que, sempre de novo, nos oferece o perdão de nossos pecados e nos convida a retomarmos o caminho da justiça, do perdão e do serviço às pessoas e ao mundo como forma de proclamar o teu Evangelho. Ilumina-nos com teu Santo Espírito, para que, movidos pela fé, nos coloquemos à tua disposição para a construção de um mundo mais humano e mais fraterno. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

Canto: Estou pronto, Senhor – LCI 165

Leitura Bíblica: Marcos 10.35-45

Meditação

Em sua missão, Jesus não se deixou subornar por nenhum poder destruidor de vidas. Ele resume sua tarefa a partir do serviço que tem por objetivo a salvação de toda a humanidade. Certamente, podemos incluir aqui também a salvação do planeta, visto que somos parte da maravilhosa criação de Deus.

Jesus nos revela um Deus que se faz presente no pequeno, no simples, naquelas pessoas que não tem voz e nem vez neste mundo. Não é o Deus do poder absoluto que exige uma obediência cega aos seus seguidores e seguidoras.

Jesus não estimula ninguém a desejar e buscar poderes, por mais nobres que possam ser. Sendo assim, Ele convida aos discípulos e toda a sua igreja a renunciarem a todos os métodos que se impõem pela força, pela violência e pelo domínio.

A verdadeira fé é vivida por meio do serviço (diaconia), voltado para o resgate da dignidade da vida de todas as pessoas e também de toda a sua criação. Eis aí o grande desafio que urge ser recuperado. Amar servindo e servir amando: este é o sentido de nossa missão cristã.

Oração Final

Para o momento da oração final, sugerimos que deixe um tempo livre para que cada pessoa coloque uma situação de bênção para agradecer a Deus pelas suas dádivas. Em seguida podem ser lembradas situações de dificuldades pelos quais passam pessoas ou o mundo em geral. Mas, junto com os pedidos, sugerimos também uma palavra que represente o nosso compromisso de agir para ajudar a mudar as situações de dores que estão perto ou longe da gente. Ao final, dão-se as mãos e finalizam com o Pai Nosso.

Pai Nosso

Bênção

Sugerimos que, para o momento da bênção, se faça um círculo e as pessoas deixem sua mão esquerda estendida para cima expressando o desejo de buscar a bênção de Deus para a sua vida e mão direita estendida para baixo, expressando o desejo de que essa bênção quer ser partilhada com as pessoas que Deus coloca em nossos caminhos. Assim, com as mãos tocando as da pessoa que está ao nosso lado pedimos e desejamos a bênção de Deus.

Canto de Bênção: A paz de Jesus – LCI 260


Oração moldada pelo P. Ernobio Velten
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia


Autor(a): Ernobio Velten
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 54221

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br