Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de novembro de 2021

23/11/2021



Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de novembro de 2021

L.: O dia 26 de cada mês é a data escolhida pela Diaconia Mundial para orarmos pela Diaconia. Desta forma, hoje, queremos orar e agradecer por toda diaconia que tem acontecido, e que vem transformando contextos de sofrimento em vida abundante, nestes tempos tão difíceis que vivemos.

Hino: LCI 564 – Abre nossos olhos

L.: Convido a orarmos:

Oração: Deus de amor diaconal! Em tuas mãos colocamos nossos dias, sabendo que tu nos tens sustentado para que, mesmo nestes tempos difíceis, possamos esperançar. Desta forma e em esperança diaconal, nós te pedimos que nos auxilie a agirmos em solidariedade em favor das tantas pessoas que sofrem em meio ao caos que vivemos. Que como Igreja inspirada pelo Santo Espírito possamos viver a diaconia.
Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo Reina e vive eternamente.
Amém.

Hino: LCI 149 – É como a chuva que lava

Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.” (Atos 6.8-10)

Estêvão foi um dos 7 diáconos chamados na Igreja Primitiva para solucionar alguns dos problemas que se apresentavam naquela época, que eram a falta de cuidado e zelo para com as viúvas e as pessoas necessitadas, entre outros problemas. Não foi fácil para Estevão desempenhar esta função, mas como seguidor atento dos ensinamentos que permaneciam de Jesus, não tinha medo de estar com pessoas que eram desprezadas e precisavam de cuidado. Por sua diaconia profética, apoiando gente sofrida e apresentando uma proposta de Reino de vida e vida em abundância já nesta Terra, com comida, vestimenta, abrigo e dignidade, ele foi perseguido, capturado e condenado à morte. Assim como Estevão havia outros diáconos e diáconas desempenhando o papel de cuidar da vida de pessoas que sofriam. Febe foi uma destas diáconas (Romanos 16).

Estevão, assim como muitos outros homens e muitas outras mulheres continuam sendo exemplos de que a diaconia na Igreja não pode parar, pois ela é ação de amor por fé que convida sua Igreja a curar sofrimentos. Assim nós, como membros da IECLB, devemos nos perguntar: Como temos vivido a diaconia? A diaconia começa em nós! Qual é a sua motivação diaconal de vida? Você tem alguma tarefa que desempenha voluntariamente como expressão de sua fé, que poderia ser chamada de ato de cuidado diaconal? Depois de pensar isso, reflita: por qual causa diaconal sua comunidade de fé tem atuado?

Se ainda não há uma causa visível, basta olhar ao nosso redor. Há muita gente sofrendo e muitas instituições precisando de apoio, doação e atividade voluntária. Nem sempre será fácil: nem com Jesus, nem com Estêvão o foi, nem com Febe. Entretanto, a fé ativa no amor é a mais sublime expressão de que Jesus, o diácono, de fato habita em nossos corações e seu Espírito Santo nos dá o fôlego para servir diaconalmente ao Deus Criador cuidando de sua criatura e criação.

Hino: LCI 565 - Diaconia

L.: Viver diaconia é saber que somos abençoados e abençoadas e que assim somos agentes da multiplicação das bênçãos de Deus a quem necessita. Desta forma, oremos:

Oração do Cuidado (Rodolfo Gaede Neto)

Senhor dá-me a Tua mão e conduze a minha vida.
Guia os meus passos para que eu caminhe seguro.
Sob as asas da Tua misericórdia sinto-me protegido.
No colo da Tua bondade encontro descanso verdadeiro.
Em dias de medo e angústia, abriga-me em Teu poder.
Em momentos de ansiedade, faze cair sobre mim a Tua paz.
Ao sentir-me fragilizado, ajuda-me a ter esperança.
Cuida de mim e dos meus amados.
Cuida do meu destino.
Quando a culpa me acusar, acolhe-me em Tua graça.
Absolve-me do pecado e faze-me renascer do Teu perdão.
Se eu cair, permita que eu caia em Tuas mãos.
Se eu permanecer caído, dá-me a Tua companhia.
Seja como for, cobre-me com o manto do Teu amor.
Graças, pelo Teu cuidado, graças pela salvação.
Agora dá-me a bênção que tanto anseio.
Amém.

Bênção da Misericórdia

Onde faltar pão, que as mesas sejam fartas pelo Pão da vida
Onde faltar água, que abunde a misericórdia da Fonte da vida
Onde faltar vestimenta, que pessoas sejam cobertas pelo amor que Transforma
Onde faltar moradia, que nas asas do amor de Deus se encontre abrigo
Onde faltar liberdade, que a paz de Deus liberte corações
Onde faltar saúde, que a visita seja companhia e conforto
Onde a vida se esvair, que haja dignidade ao entregar o corpo à terra
E sobretudo, que as nossas mãos estejam prontas e capacitadas a vivenciar a diaconia de Jesus Cristo.
Assim te abençoe o Trino Deus Diaconal. Amém.


Oração moldada pelo Diác. Me. Dionata Rodrigues de Oliveira
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia


Autor(a): Dionata Rodrigues de Oliveira
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 65279

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br