Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Liberdade - João 8.31-32 - P. Wantuil Dettmann - 16 de julho de 2020

16/07/2020

A verdade vos libertará

Olá irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Santo Espírito liberte o corpo e alma de cada um de nós neste dia.

Nosso tema de oração hoje é liberdade. Uma palavra do próprio Jesus em João 8.31-32 nos diz: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Conhecer a verdade nos últimos tempos não tem sido muito fácil. Discernir a verdade em meio a tantas fake news tem sido um desafio também para nós cristãos. Ouvimos inúmeras noticias nos tele jornais e nas mídias sociais que não sabemos mais ao certo em que acreditar. A pergunta que eu deixo pra cada um de vocês é, se nós, em meio a todas essas fake news, ainda conseguimos ouvir e discernir a palavra pura e libertadora de Deus? Lembram o versículo que eu citei do próprio Jesus: “se vós permanecerdes na minha Palavra...”. Não sei se conseguimos permanecer na Palavra de Esperança, de Confiança, de Promessa em meio a todo esse medo e terror que nos é transmitido nesse tempo de pandemia. Somos aterrorizados por noticias falsas e nos aprisionamos dentro de todas essas mentiras as quais escutamos toda hora. Jesus nos convida a saber ouvir a verdade, a aprender a discernir tudo o que nos é anunciado e buscar conhecer a verdade antes de nos deixar levar para a prisão das fake news. Se conhecermos a verdade que está por traz de tudo isso seremos libertados desse terror que nos assombra e seremos verdadeiramente livres, diz Jesus.

José Martins de Paula – Ze Martins - um cantor e compositor das comunidades de base –CEBI, La pelos anos noventa compôs uma linda canção que dizia: “Liberdade vem e canta e saúda este novo Sol que vem. Canta com alegria o escondido amor que no peito tens”. Zé Martins morreu aos 49 anos de uma tuberculose cerebral em 2009, mas em um dos últimos encontros do CEBI que ele ainda assessorou quanto já estava com a saúde bem debilitada encerrou sua palestra cantando essa musica. Ele acreditava em meio ao caos de sua saúde, que a liberdade era certa, vira como o novo sol no amanhecer de um novo dia, pois a fe em Cristo liberta de todo sofrimento e mal. Que assim nós também possamos cantar: 

Liberdade vem e canta e saúda este novo Sol que vem.
Canta com alegria o escondido amor que no peito tens.
Liberdade vem e pisa este firme chão de verde ramagem.
Canta louvando as flores que ao bailar do vento fazem sua mensagem.
Liberdade vem e pousa nesta dura América triste vendida.
Canta com o teu grito nossos filhos mortos e a paz ferida.
Liberdade, liberdade és o desejo que nos faz viver.
És o grande sentido de uma vida pronta para morrer.
Mira este lugar desejo aberto pra te acolher.
Mira o nosso chão banhado em sangue pra reviver.
Mira a nossa América banhada em morte pra renascer
” (Ze Martins).

Creia e acredite que essa tão sonhada liberdade chegar em breve. Oremos:
Pai digno e santo, teu filho Jesus trouxe a verdade que liberta. Ajuda-nos a permanecer nessa verdade e não nos induzir com as mentiras que nos aprisionam. Neste momento oramos por todos aqueles cuja liberdade é ameaçada pelas fake news; pedimos liberdade por aqueles que estão aprisionados em convicções e crenças que não condizem com a tua verdade, Senhor. Que o medo seja vencido com a força da tua Palavra; lembramos, Senhor, dos doentes, que eles possam ter esperança e confiança na cura ; intercedemos pelos idosos para que continuem firmes na Fe, acreditando que em Cristo seremos libertados de todo esse mal que hora nos assombra. Pedimos, ó Pai, a tua bênção libertadora sobre nossa casa para que repreenda todas as noticias falsos que tiram o sossego e o bem estar de nossa família. Envia, senhor, mensageiros de paz, de alegria que nos anunciam o fim desse tempo de prisão para vivermos verdadeiramente livres em Cristo Jesus. Amém.


Autor(a): Wantuil Dettmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Oração
ID: 57813
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br