IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Mensagem de Natal 2015 da Federação Luterana Mundial - Bispo Dr. Munib A. Younan, presidente da FLM

09/12/2015

Mensagem de Natal 2015 da Federação Luterana Mundial

Bisp Dr Munib A. Younan, presidente da FLM

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.

Queridas irmãs e queridos irmãos em Cristo, nossas igrejas-membro da comunhão luterana:

Cada uma e cada um de vocês em todos os cantos do mundo recebem minhas saudações de Jerusalém, a cidade onde nosso Senhor exerceu seu ministério, morreu e ressuscitou.

Com a aproximação da época do Natal, muitas e muitos de nós tomamos plena consciência de que o nosso mundo não é seguro. A realidade da atual crise e da violência há muito tempo no Oriente Médio e em partes da África e Sul da Ásia, agora se manifesta na Europa e América do Norte. Como quando a Sagrada Família buscou uma estalagem em Belém, eu me pergunto se não há espaço para a paz com justiça no nosso mundo. Há espaço na estalagem?

A bela imagem do cartão de Natal da FLM deste ano me lembra a Virgem Maria. A história do Natal começa com o édito de César Augusto que ordenou um censo de todo o mundo. Porém a mulher desta imagem não tem onde se inscrever. Ela foi forçada a sair de casa; é uma refugiada que foi expulsa com violência por causa de sua fé, porque é diferente. Nela podemos ver alguém que não consegue encontrar um lugar em sua terra natal. Mas acima de tudo, como Maria, vemos uma mãe amorosa que encontrou um lugar estável, quente e seguro para o seu filho.

Quando eu olho para os rostos de refugiadas e refugiados, em cada um deles eu vejo o rosto de Jesus. Eu posso ouvir os anjos proclamando a boa notícia para aqueles que são pobres, proclamando que o mundo precisa mesmo do Príncipe da Paz inclusive neste Natal.

Essa imagem é tão familiar para mim e toca meu coração, porque mesmo que eu sou um bispo, eu também sou um refugiado. Minha família teve que fugir de Beer Sheva em 1948. Se a igreja não tivesse me acolhido em seus braços e me oferecido comida, educação e espiritualidade evangélica, eu hoje não seria quem eu sou. Porque em cada refugiada e em cada refugiado vemos os rostos de Jesus e da Sagrada Família, hoje fazemos um chamado enérgico para garantir o bem-estar, fornecendo-lhes instrumentos de justiça, fortalecê-los através da educação, recebê-los em nossos países e ajudá-los a regressar para seu país natal sob uma ordem política, unida e democrática, que respeite os direitos humanos, a justiça de gênero e a liberdade de expressão religiosa.

Se fizermos tudo isso, vamos viver a experiência de Mateus 25, onde Jesus diz que ele estava com fome, ele foi um refugiado, um prisioneiro, - Quando me deram alimento e me acolheram? Mesmo se nós percebemos que nossos líderes políticos e as nossas estruturas não forneceram uma solução para a crise das refugiadas e dos refugiados, reconhecemos que o chamado da igreja é sempre para servir as pessoas mais vulneráveis e encontrar um lugar para elas na estalagem. A mensagem de Natal desafia-nos a trabalhar pela justiça para restituir a esperança aos que a perderam. Cabe a nós ajudar esta mulher para se encontrar novamente com o resto de sua família. Se não respondemos, simplesmente veremos Herodes forçá-la a ter que procurar novamente um outro lugar?

Neste Natal, a nossa esperança está no Príncipe da Paz, em quem Deus é glorificado. Através do Espírito Santo, nos é dada autoridade para usar nossa mente e corpo para levar a paz entre os povos, levar cura e integridade a refugiadas e refugiados, e proclamar o amor salvador de Deus para todas e todos. Com estas palavras, oro para que vocês passem um Natal tranquilo, inspirado pelo trabalho pela a paz, não só de vocês, mas também para outras e outros que não a tem.

Convido-vos a orar pelo dom da justiça em nosso mundo, onde quer que tenha sido perdida. Há espaço na estalagem para a paz com justiça e reconciliação com o perdão?

Feliz Natal! Feliz Navidad! Merry Christmas! Frohe Weihnachten! Joyeux Noel! God Jul! Siunattua Joulua. Kol AAm Wa Antum Bikhair.

Deus abençoe a todas e a todos,
Bishop Dr. Munib A. Younan Presidente da Federação Luterana Mundial
 

Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br