História do povo evangélico luterano


ID: 2927

São João da Reserva - 50 Anos de Inauguração do templo ´Igreja de Cristo´

28/01/2018

01-Templo ´Igreja de Cristo´-50 anos de inauguração.
02-Lançamento de Pedra Angular.
03-Templo ´Igreja de Cristo´ em construção.
04-Culto de Louvor-Clair
005-Culto de Louvor-Marta
05-Culto de Louvor-Marta
06-Culto de Louvor-Marta
07-Culto de Louvor-Clair
08-Culto de Louvor-Clair
09-Culto de Louvor-Marta
10-Culto de Louvor-Marta
11-Culto de Louvor-Clair
12-Culto de Louvor-Clair
13-Culto de Louvor-Marta
14-Culto de Louvor-Marta
15-Culto de Louvor-Marta
16-Culto de Louvor-Marta
1 | 1
Ampliar

Em Culto de Louvor, domingo, 28 de janeiro de 2018, às 10 h, reuniram-se membros da Comunidade e membros visitantes de demais comunidades e igrejas, para celebrar os 50 anos de inauguração do templo ´Igreja de Cristo´.

O Culto de Louvor contou com o apoio de um grupo de músicos e cantores. A Mensagem orientou-se nas palavras bíblicas contidas no Certificado de Gratidão, entregue aos Membros Construtores. Em referência ao vitral colorido na entrada do templo, uma cena do Sermão do Monte, onde Jesus abençoa e despede a multidão, foi lido Mateus 7.24. Quanto ao vitral, atrás do altar, os algarismos romanos, indicando os 10 mandamentos, foi lido Êxodo 20.2a (lema da IECLB 2018) e Deuteronômio 5.14 (lema do mês de janeiro).

Após a mensagem houve espaço para a Homenagem de Gratidão, presidida pelo Sr. Vilmar Drawanz, presidente da comunidade, a Sra. Marta Iepsen, orientadora do Culto Infantil e do P. Dietmar Teske. Foram alvo da Homenagem de Gratidão os Membros Construtores do templo. Entre os mais idosos, presentes no culto, estiveram Herbert Radtke, Huberth Iepsen e Irene Iepsen, esposa de um dos pedreiros e já falecido, Werner Iepsen. Foram alvo de gratidão todos os membros construtores presentes no Culto, bem como aqueles e aquelas que se apresentaram como viúva, filho, filha e bisneto de membros construtores da ´Igreja de Cristo´ de São João da Reserva.

Após esta homenagem, saudou a comunidade reunida com palavras do Salmo 136, o então pastor da Paróquia Evangélica de Boa Vista e que participou do ato de inauguração, Sr. Rudi Stefan. Ele relatou de sua vida ministerial, enquanto pastor na Paróquia, bem como do ato inaugural presidido pelo P. Augusto Ernesto Kunert, representante do então Sínodo Riograndense e assistido pelo P. Adolpho Blank e, o ex-pastor da paróquia, P. Wolf Dieter Wirth. Coube a ele, o então P. Rudi Stefan, abrir a porta da igreja, depois de receber as chaves do presidente Edwin Lüdtke.

Durante a homenagem Marta Iepsen leu carta do Eng. Ragnar Thofehrn, responsável pelo projeto de construção e, que por motivos de saúde, não se fez presente. Este lembrou que a ´Igreja de Cristo´ de São João da Reserva, muito diferente dos templos de comunidades evangélicas luteranas na região Sul do RS e até do Brasil, foi inspirada na Igreja da Pampulha de Belo Horizonte, do arquiteto Oscar Niemeyer. O Sr. Ragnar, responsável pela obra, destacou o imenso prazer de projetar e construir no início de sua carreira profissional, este templo, que 50 anos depois, continua em perfeito estado de conservação. Em anexo à carta cedeu cópia do projeto de arquitetura original, elaborado na época em papel vegetal.

As informações sobre o Ato de Inauguração foram encontradas em recorte de jornal da ´Folha Dominical do Riograndenser Synode´, pertencente à Sra. Vera Kneip Kuhn, já falecida e que, agora se encontra sob a guarda da Sra. Ingeburg Heiden. Em imagens cedidas por Margarida Kath Brächer e Ingeburg Feddern Heiden, encontram-se registros do ato de lançamento da pedra angular, bem como da construção do templo. As imagens do Culto de Louvor são de Marta Iepsen e de Clair Franz Teske.

Após o Culto de Louvor aconteceu Almoço de Confraternização, Mostra de Fotos, Apresentação de Bandônion, Reunião Dançante e Baile no Salão da Comunidade.

Divulgação: P. Dietmar Teske
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br