IECLB e Igreja da Suécia


ID: 2722

Jovens na Igreja Mundial

17/05/2016

Culto na montanha
GJovens intercambista da IECLB na Suécia
IMG_20160325_154256246 (1)
Jefferson e Thaís no convívio em Comunidade
Na montanha
Pintando ovos para a Páscoa
1 | 1
Ampliar

Estão na Suécia participando do intercâmbio “Jovem na Igreja Mundial”, promovido pela Igreja Luterana da Suécia, dezoito jovens de cinco países (Brasil, Costa Rica, Tanzânia, África do Sul e Filipinas). Pela IECLB participam: Débora Grenzel – Santo Ângelo; Thais Alessandra Stadler – Ponta Grossa; Tatiane Gaulke – Pomerode; Jefferson Schmidt – Vale do Sol.

O intercâmbio tem duração de três meses e é dividido em cinco partes. Três seminários na cidade de Sigtuna (Inicial, intermediário e final) e duas inserções em comunidade, cada uma com duração de cinco semanas.

Entre os dias 11 e 15 de abril aconteceu o seminário intermediário em Sigtuna, onde muitas experiências do primeiro período na comunidade são compartilhadas. Thais e eu, Jefferson, estivemos durante cinco semanas na paróquia Sävar-Holmöns Församling com sede em Sävar, onde também moramos com famílias da comunidade. Vivenciamos muitas experiências e também queremos compartilhar duas delas com vocês.

A primeira: Scoters Worship services. (Scoters são motos adaptadas para a neve). Este culto foi celebrado ao ar livre no alto de uma montanha e, a única forma de chegar até lá é de scoter. O clube de scoter da cidade levava e trazia para o alto da montanha quem quisesse participar da celebração. Para nós dois, algo diferente e muito marcante pela forma e o local da celebração.

A segunda: Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia na Ilha de Hölmon, distante 40 minutos de barco do continente. Experiência marcante por haver poucos habitantes na ilha, poucos carros, muito silêncio e tranquilidade. Ficamos hospedados com nossa supervisora Johanna e a pastora Liza na casa que a paróquia mantém lá. Juntos preparamos nossas refeições com momentos de conversa e muita reflexão, propícia para a época.

O objetivo do intercâmbio é dar às pessoas jovens a oportunidade de encontrar, conhecer e dividir experiências com a igreja mundial tendo um efeito positivo para todas as igrejas participantes, conectando-as e enriquecendo-as com novas experiências e perspectivas. Viajar e se inserir em outra cultura, aprender outra língua, conviver com novos costumes e pessoas diferentes nos enriquece enquanto seres humanos e nos capacita a ver e perceber o mundo de forma diferente.
Sem dúvida é um período de intenso aprendizado e troca de experiências, como nos diz Antoine de Saint- Exupéri: Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo.

Jefferson Schmidt
 

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br