IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Luteranos e anglicanos co-afirmam o caráter diaconal da Igreja

07/07/2011

A Comissão Internacional Luterana-Anglicana (ALIC, a sigla em inglês) celebrou sua sexta reunião, na cidade de Jerusalém, de 18 a 25 de junho, com encaminhamento do relatório "Amar e servir a Deus". O documento enfatizará a conexão essencial entre koinonia (comunhão de igrejas) e diaconia (serviço eclesial e testemunho).

Uma esperança que moveu a Comissão, que se reúne desde 2006, é a de localizar os líderes e corpos de igrejas internacionais, de instituições de educação teológica e até congregações que buscam aprofundar seu compromisso com o discipulado.

A comissão dá andamento à decisão do Conselho Consultivo Anglicano e da Federação Mundial luterana (FLM) de continuar o diálogo – iniciado em 1970 - entre anglicanos e luteranos, em nível mundial.

A anfitriã da reunião foi a Diocese Episcopal de Jerusalém. Os membros da comissão ouviram falar das lutas de cristãos em Jerusalém e Palestina, e como muitos foram compelidos a deixar a região.

Também tomou conhecimento da dedicação das igrejas locais na defesa de uma paz justa para todos, com relações entre as comunidades de fé, e o oferecimento de educação de qualidade e cuidado médico à sociedade.

Os membros da comissão visitaram o Centro Princesa de Basma para crianças inválidas, em Jerusalém, o Augusta Victoria Hospital, no Monte das Oliveiras, a Faculdade Dar al-Kalima e o Centro Internacional Bethlehem.

A celebração eucarística final foi celebrada pelo bispo Munib A. Younan, presidente da Federação Luterana Mundial. O bispo Suheil Dawani, da Diocese Episcopal de Jerusalém, convidou líderes das igrejas locais para uma recepção ecumênica. O envio da comissão foi feito por sua Beatitude Theophilos III, patriarca grego de Jerusalém.

Kathryn Johnson, assistente geral do Secretário para Negócios Ecumênicos da FLM, disse que a comissão deu um exemplo admirável de como falar sobre as preocupações urgentes de igrejas ao redor do mundo. O relatório “Amar e Servir o Deus” deve estar concluído no final deste ano.

ALC

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br