IECLB e Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB



ID: 2724

21ª celebração conjunta da Reforma entre IECLB e IELB será celebrada no domingo

26/10/2021

Neste ano serão celebrados os 504 anos da Reforma Luterana. Celebração será sediada pela IECLB em Lajeado/RS
Neste ano serão celebrados os 504 anos da Reforma Luterana. Celebração será sediada pela IECLB em Lajeado/RS
Neste ano serão celebrados os 504 anos da Reforma Luterana. Celebração será sediada pela IECLB em Lajeado/RS
1 | 1
Ampliar

Lajeado – No domingo, dia 31 de outubro, será celebrada a Reforma Luterana. Em Lajeado a Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB) e a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB) celebram há 21 anos a data em conjunto, como herdeiras do movimento do século XVI. Cada ano, uma igreja é responsável por organizar a celebração e este ano, a IECLB organizará. O encontro ocorre às 9h de domingo na Igreja de Cristo, na Rua Alberto Torres nº 310, centro, com todos os protocolos exigidos no combate à pandemia da Covid-19. Este ano, a palestra será com o Pastor Doutor Emílio Voigt, assessor teológico da Presidência da IECLB.

A data é uma celebração mundial, lembrada em muitos países por instituições diversas, igrejas, indivíduos e organizações em áreas como educação, cuidados aos doentes e idosos, assistência social, hospitalar, etc.

A Reforma

O Pastor Doutor Emílio Voigt conta que o dia da Reforma Luterana ou Protestante, se refere ao mesmo movimento. Luterana aponta para Martinho Lutero, principal líder e o segundo termo como foram chamadas as pessoas que protestaram por este movimento. “Lutero não foi a primeira pessoa a protestar. Antes de Lutero, muitas pessoas apontaram questões que precisavam ser melhoradas e o assunto que deu origem a Reforma foi discussão em torno das indulgências, quem comprava uma carta, recebia uma espécie de perdão. As indulgências eram comercializadas e parte do dinheiro arrecadado era utilizada para pagar um empréstimo que o Bispo havia feito, outra era utilizada para a construção da basílica de São Pedro, em Roma”.

Voigt destaca que em 31 de outubro de 1517 Lutero divulgou 95 teses sobre as indulgências e sua preocupação estava relacionada ao mau uso e comercialização, causando uma repercussão inesperada, quando Lutero foi acusado de heresia. “Lutero era muito dedicado a Deus e a Igreja, queria corrigir e melhorar aspectos que considerava contrários aos ensinamentos da bíblia e em janeiro de 1521 Lutero foi expulso da igreja e com isso ocorreu o surgimento da igreja luterana e protestante”.

Segundo o Pastor Eric Nelson a Reforma trouxe muitos reflexos na sociedade toda que se estendem até os dias de hoje. “Contribuiu para grandes mudanças nas formas de governo, visão do trabalho, da educação, da igualdade entre as pessoas diminuindo as diferenças entre nobreza, clero e camponeses na Idade Média”, diz Nelson ao afirmar que o mundo ocidental, em especial, tem suas características fortemente enraizadas neste movimento de então gerado por muitas pessoas e ambiente religioso, político e social de séculos. “Descobertas, coragem, fé e conhecimento de um Deus gracioso e libertador fizeram a diferença”, salienta.

Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br