IECLB e Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB



ID: 2724

Deus é castelo forte e bom ecoa pelo parque de exposições de Gramado

14/01/2004

Um grande coro, de 600 vozes, acompanhado de músicos de três orquestras de metais, fez ecoar o “hino da Reforma” – “Deus é castelo forte e bom” - pelo parque de exposições de Gramado, na manhã de 11 de janeiro, no culto dos 100 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). O coro contou com vozes de 78 corais de congregações luteranas Brasil afora, que realizaram os primeiros ensaios dos hinos cantados no culto do centenário ainda no seu local de origem, seguindo um kit de partituras gravadas em CD.

Antes do início do culto, que foi antecedido também por cerimônia cívica que contou com a presença do vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Antônio Hohlfeldt, o presidente da IELB, pastor Carlos Winterle, recebeu o título Dr. Honoris Causa da Universidade Irvine, da Califórnia, Estados Unidos.

No fim do século 19, informa a revista da IELB “Mensageiro Luterano”, dos 18 milhões de habitantes do Brasil, 600 mil eram de origem germânica e a sexta parte desse número estava no Rio Grande do Sul. No final de 2002, a IELB tinha 222.508 membros, atendidos por 553 pastores em 1.938 congregações e pontos de pregação. Até 2010, a IELB pretende somar 300 mil membros.

Ela acaba de alcançar outra meta, de estar presente em todas as capitais brasileiras, ao estabelecer missão em Macapá, capital do Amapá, Estado que faz divisa no extremo norte do país com a Guiana Francesa.

A primeira Convenção Nacional do Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul, que deu origem à IELB, reuniu-se em 23 de junho de 1904, em Rincão São Pedro, hoje São Pedro do Sul, na parte central do Estado gaúcho.

Fonte: ALC/Notícias IECLB – (ISK) 
 

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br