IECLB e Igreja Evangélica Luterana em Moçambique - IELM


ID: 2716

Anúncio de Falecimento da Diaconisa Doraci Edinger

24/02/2004

ANÚNCIO

Estimadas irmãs, estimados irmãos:

Quem escreve é o Pastor Presidente da IECLB, da África do Sul, a caminho de Moçambique. Tenho um grave e triste anúncio, que recebi já em viagem. Nossa diaconisa Doraci Edinger, foi encontrada morta terça-feira em seu apartamento, em Nampula, Moçambique, vítima de violento assassinato. Ela estava atuando no Norte daquele país desde 1998, na assistência espiritual e social a comunidades pobres da área rural. Ultimamente ela havia expressado preocupação com sua segurança. A IECLB a colocou à vontade para regressar, se este fosse seu desejo, mas ela amava as comunidades, e resolveu ficar. Sua situação seria objeto de nossa conversação quando eu estaria chegando nesta quinta-feira à Beira, Moçambique, onde nos encontraríamos. Eu estava viajando para uma reunião do consórcio internacional de igrejas que apóiam a Igreja Evangélica Luterana em Moçambique. Estamos chocados com o terrível acontecimento, do qual ainda não sabemos todo o alcance e todas as circunstâncias. Peço que nos cultos deste fim de semana se interceda pela Irmã Doraci, num sentido de solidariedade fraterna, mas também de agradecimento pelo serviço e testemunho evangélico que deu entre os pobres desse país-irmão, intercessão também pela missão da Igreja neste mundo atribulado. 

Um segundo pedido que tenho é o de levantar uma oferta especial para a Missão em Moçambique. Desde o início a IECLB fez questão de ela mesma, através de oferta, sustentar a obreira enviada a Moçambique. Certamente teremos despesas extraordinárias agora. E, de alguma maneira, nossa solidariedade na missão da Igreja Evangélica Luterana de Moçambique deve continuar, ainda que talvez em nova modalidade. Sei que nossas comunidades e seus membros não vão faltar com sua generosidade.

“Pelos caminhos da esperança” é nosso tema este ano. Quantas vezes o que nos ocorre na caminhada são experiências dolorosas, devastadoras dos sentimentos, do ânimo, das forças, por vezes da fé. Ainda assim, acima de tudo há de haver – e certamente há – uma esperança maior, última, que não defrauda. A Irmã Doraci colocou o amor às comunidades pobres acima de sua segurança pessoal, amparada por uma esperança que não tem fim e que vem de Deus. Por essa esperança Doraci viveu, nela por certo está agora abrigada junto a Deus.
Envio saudações e abraços fraternos, na paz de Cristo, que tudo sobrepassa.

Walter Altmann
Pastor Presidente
 

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br