IECLB e Igreja Evangélica Luterana na América - ELCA



ID: 2714

Painel de líderes enfoca o cenário ecumênico inter-religioso mundial

28/10/2005

Na EST, a 4ª Conferência Internacional de Luteranos Negros (Cibl, a sigla em inglês) teve início na manhã do dia 13, com painel de líderes sobre o cenário do ecumenismo inter-religioso mundial nos dias de hoje. Foram painelistas o bispo da Igreja Evangélica Luterana da América (Elca) e presidente da Federação Luterana Mundial, Mark Hanson, o pastor presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, o professor da EST Dr. Rudolf von Sinner e o bispo metodista Luiz Virgílio. 

Há consciência de que a fé não pode ser expressão de uma só confissão religiosa, enfatizou Mark Hanson. “Temos que chegar a um acordo com as outras confissões. O Conselho Ecumênico, agora, é um conselho inter-fé. O trabalho comum é mais importante do que chegar a um consenso”, declarou. É crescente o número de pessoas que se declaram sem religião, e é necessário, mais do que nunca, resgatar as pessoas oprimidas, entre elas os negros, que ainda vivem as conseqüências da escravidão de séculos, apontou.

Para o líder luterano, o ecumenismo deve ser exercido em três dimensões: o missionário, que inclui o serviço diaconal; o ecumenismo cristão, que procura a unidade entre as igrejas; e o amplo, o macro-ecumenismo.

Walter Altmann compartilhou aspectos da prática ecumênica da IECLB, que é chamada para o diálogo com diferentes confissões religiosas, destacando-se, porém, a relação com a Igreja Católica.

Luiz Virgílio entende que o desafio do ecumenismo passa, necessariamente, por uma agenda política, dentro da realidade brasileira e, também, da latino-americana. “A escravidão africana foi um crime contra a humanidade”, sentenciou. “Ainda hoje os negros têm muitos direitos negados”, acrescentou. Para o bispo metodista, é preciso também haver uma releitura da Bíblia, “que permita escurecer a teologia”.

Para Rudolf von Sinner, o ecumenismo é fundamentalmente ação conjunta da contextualidade com a catolicidade. “Se, por um lado, a fé sempre é vivida num lugar e tempo específicos, a fé em Cristo é universal, isto é, católico no sentido abrangente”, disse.

Fonte: Ingelore S. Koch - EST
 

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br