IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera - Alemanha



ID: 2712

Consulta da IECLB e Igreja na Baviera

11/09/2015

DSC_0084
DSC_0083
DSC_0082
DSC_0081
DSC_0080
DSC_0079
DSC_0078
DSC_0077
1 | 1
Ampliar

A Consulta realizada entre IECLB e ELKB – Igreja Evangélica Luterana na Baviera, entre os dias 7 a 10 de setembro, em Belo Horizonte, MG, encerrou com um programa importante e diversificado. Na parte da manhã, o grupo ouviu a exposição do P. Dr. Vítor Westhelle, professor da Faculdades EST, responsável pela Cátedra de Pesquisa em Lutero. O prof. Vítor falou sobre a Teologia de Lutero e sua recepção na América Latina. No diálogo que seguiu a exposição, o grupo constatou, entre outros aspectos, ser importante que o modo de ler e interpretar Lutero em nosso contexto, o latino-americano, irradie para o contexto europeu. Igualmente, apontou-se a importância de que no contexto brasileiro se ausculte a Teologia de Lutero na sua profundidade. Isso é essencial diante do mercado religioso no qual estamos, como IECLB, inseridos.

Na parte da tarde, tratou-se dos assuntos chamados administrativos, como: o intercâmbio de Ministros e Ministras e de estudantes de Teologia, o apoio a projetos missionários e diaconais, a concessão de bolsas de estudo para programas de pós-graduação, a parceria tripartite que visa apoiar as Igrejas Luteranas na América Central, envolvendo aquelas Igrejas (Honduras, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador), a IECLB e a ELKB.

Na avaliação final, receberam destaque: a importância de encontros como a Consulta, pois possibilitam convivência, diálogo franco, reflexão teológica profunda e sua relação com a vivência comunitária, o reconhecimento daquilo que, como Igrejas situadas em contextos distintos, temos em comum (desafios, o que floresce nas comunidades, sonhos, dores e dificuldades), a visitação a projetos diaconais. Após as manifestações de gratidão e troca de presentes, o Pastor Presidente da IECLB despediu o grupo, enviando-o sob a bênção de Deus.

A próxima consulta foi marcada para setembro de 2017, na Alemanha.


Veja também

Abertura 

Segundo dia

Terceiro dia
 

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br