Instituto Luterano Campos Verdejantes



Rua Walter Weege , s/n Centro
CEP 89294-000 - Campo Alegre /SC
Telefone(s): (48) 9882-47767 | (47) 9997-18814
contato@camposverdejantes.org
ID: 3199

Não temas! Tu és meu, tu és minha...

15/04/2020

 

Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo, quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. (Isaías 43.1-2)

As palavras do profeta Isaías são dirigidas ao povo de Israel, que se encontra no exílio babilônico, e que vivia a angústia de estar fora da sua terra, escravizado por outro povo e sem direitos. Com saudade de poder viver os seus costumes e de estar com as pessoas amadas, pois famílias foram divididas e não tinham notícias uns dos outros.

Nós não estamos vivendo em exílio, porém, no momento, experimentamos o isolamento social que tira de nós a possibilidade de viver da forma como sempre vivemos. E ainda, experimentamos o medo de sermos contaminados ou de que, alguém de nossa família e/ou relacionamento sofra pela contaminação do Coronavírus. O sentimento de angústia, dentro desse contexto, vale tanto para o povo de Israel como para nós, entretanto, não podemos esquecer de que Deus está presente!

Deus se apresenta como o Criador do Cosmo. Ele cria do nada e em sua grandiosidade e majestade não se esquece de nós. Deus nos convida à comunhão, voltando seu rosto para nós. Sendo Deus, nosso Criador, pertencemos a Ele e não a nós mesmos. O Deus Criador é também o mantenedor e cuidador, pois nem sempre nos livra de todo sofrimento, no entanto, permanece conosco, não permitindo que o mal prevaleça. Deus se importa, por isso não precisamos temer.

O olhar de Deus por nós, nos faz pessoas especiais e valiosas porque somos preciosas aos olhos de Deus que se empenha sempre em nosso favor, tanto que dá Seu Filho amado para nossa Salvação, nossa cura. Em nosso Batismo foi invocado o nome do Deus Trino sobre a nossa vida, por isso carregamos o nome de Cristo. Temos o privilégio e também a responsabilidade de honrar Seu nome na forma de viver, conforme a vontade de Deus que nos chama e conhece pelo nome.

Somos convidados(as) pelo próprio Deus que se revelou a nós, o Deus que se deu a conhecer, o Deus que é missionário, que nos quer arrancar de nossa angústia e convidar-nos a experimentar o seu amparo, o seu cuidado. Na presença do Deus Criador, ninguém é esquecido; na presença do Deus Salvador, somos todos valiosos; na presença do Deus Emanuel, temos Salvação, temos cura.

Cat. Mariane Noely Bail da Cruz
Membro Titular do Conselho Fiscal do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Membro da Comissão de Comunicação do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Membro Titular do Conselho Tutelar de Rio Negrinho
reside em Rio Negrinho - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense
 


Autor(a): Cat. Mariane Noeli Bail da Cruz
Âmbito: IECLB / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 43 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56081
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br