Paróquia Martin Luther

Sínodo Norte Catarinense



Rua Tubarão , 326 - América
CEP 89204-340 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1817
cejpml@netvision.com.br
ID: 210

Coral

Coral Apóstolos/Martin Luther e MiniCoral

Nossa Paróquia possui dois corais atuantes:

- Coral Apóstolos/Martin Luther - formado por membros das Paróquias dos Apóstolos e Martin Luther, reúnem-se regularmente para ensaios e para apresentações nos cultos das duas Paróquias. Participam também dos encontros de corais promovidos a nível de União Paroquial e Sínodo.

O Coral nasceu de integrantes dos grupos ECO (Estudos Compartilhar e Orar) criado e organizado pelo P. Otto Tollefsonn, responsável pelo recém criado Departamento de Evangelização e Mordomia.

Os grupos ECO são fruto de uma evangelização que aconteceu em 1967. Os líderes destes grupos se reuniam na casa pastoral na rua Jaguaruna com a Sra. Bárbara Tollefsonn para receber instruções e retransmitir aos seus grupos. Para cantar era usado um livrinho com hinos para evangelização. Aí surgiu a idéia de formar um coral só de homens, já que os líderes eram somente homens.

Foi então que em 1971 com o retorno do P. Otto e Dna. Bárbara que surgiu o coral dirigido pela Dna. Bárbara e composto por membros da então Capela Apóstolos e Martin Luther.

Foram os seguintes os fundadores do Coral Masculino: Augusto Erzinger, Arno Schroeder, Edgard Brandenburg, Ernst Adolf Mohr, Gerhard Fischer, Gustafo Ponick, Mario Schulze, Martin Nehls, Nestor Wolfgramm e Rolf Meckle.

Em 07 de março de 1972 que aconteceu a conversão do Coral Masculino para um coral misto com o ingresso de vozes femininas. Na regência permanecia a Dna. Bárbara.

Os primeiros integrantes do coral misto foram:
Soprano: Doroti Fischer, Lecy Schroeder, Erica Fock, Olga Bandenburg
Contralto: Carmem Mercke, Crista Ehbert
Tenor: Gerhard Fischer, Gustavo Ponick, Martin Nehls, Nestor Wolfgram, Rolf Mercke
Baixo: Augusto Erzinger, Arno Schroeder, Dean Tollefson, Edgard Brandengurg, Ernst Adolf Mohr.

Em 27 de agosto de 1972 o coral já participou do Encontro de Corais em Jaraguá do Sul. Curiosidade: naquela época a estrada era sem asfalto: saída de joinville de ônibus às 06:55 horas, chegada em Jaraguá do Sul às 08:20 horas. O término do encontro foi às 19:20 horas.

O coral recebu o nome: Coral dos Apóstolos porque a Capela Martin Luther e a Capela dos Apóstolos era Paróquia dos Apóstolos. Em 24/11/1998 quando a Paróquia se dividiu e formou-se a Paróquia dos Apóstolos e a Paróquia Martin Luther, o coral recebeu o nome de Coral dos Apóstolos / Martin Luther, por ter membros das duas Paróquias.

Desde a fundação do Coral até completar seus 30 anos, só teve regentes femininas:
07/03/1972 a 24/12/1976 - Bárbara Tolefsonn - esposa do P. Otto Tollefsonn
05/04/1977 a 24/12/1989 - Carin Horst - esposa do P. Rubens Horst
06/03/1990 a 25/05/1993 - Clarice Decker
01/06/1993 a 14/04/2002 - Simone do Vale Klemann
23/04/2002 até o momento - Rafael Daniel Huch

Foram os seguintes os substitutos de regente:
23/05/1972 a 08/08/1972 - Percival Seiffert
Julho a dezembro de 1974 - P. Werner Zieschler
Ademar Keünecke
Cladis E. Steuernagel
Martinho Lutero Klemann

O Coral teve sua primeira diretoria eleita em 15/09/1971, sendo:
Presidente - Valdir Jahn
Vice Presidente - Alcides Sacht
Tesoureiro - Nestor Wolfgramm
Secretária - Melania Fischer

A cada dois anos é eleita uma nova Diretoria.

Dos fundadores do Coral ainda participam ativamente: Ernst Adolf Mohr, Nestor Wolfgramm, Edgard Branenburg, Erica Fock e Olga Brandenburg

Atividades
O coral tem-se apresentado em Encontros de Corais, Hospitais, Maternidades, Casamentos e outras Paróquias e Igrejas e em todos os eventos das Paróquias Apóstolos e Martin Luther.
Fora da Comunidade de Joinville, apresentou-se em Lages, Rio do Julho, São Bento do Sul e Campinas.
Ensaiou também e já apresentou peça teatral do Filho Pródigo e do Profeta Jonas.
 


- MiniCoral - formado por membros de nossa Paróquia e de outras Paróquias de CEJ, reúne-se regularmente para ensaios e apresentações em cultos nas diversas Paróquias da CEJ e onde são convidados. São atuantes também em eventos de corais promovidos pela Comunidade Evangélica de Joinville e pelo Sínodo Norte Catarinense.

MINI-CORAL é um grupo que iniciou suas atividades em março de 1973 e desde então vem dedicando seu trabalho à seara do Senhor.

Como surgiu o Mini-Coral?

Na Igreja Martin Luther todos os domingos à noite, se reunia um grupo de jovens - JEPA, Juventude Evangélica Paróquia dos Apóstolos - que, dentre muitas atividades, tinha também um grupo teatral. Este grupo apresentou-se em vários lugares: Pirabeiraba, Jaraguá do Sul, Itapocuzinho e diversas vezes em Joinville.

Tínhamos um problema, havia muito espaço entre uma peça e outra. Ficou decidido preenchê-lo com canto.

Neste momento formou-se um grupo de 6 pessoas: Clarindo Jair Schliewert, Ronald Brandenburg, Márcia Hardt, Margareth Hardt, Dulce Gerlach e Cládis Erzinger, cuja atuação, como regente, estendeu-se por mais 22 anos.

O grupo cresceu, assumindo cada vez mais, seu principal objetivo que é divulgar a palavra de Deus através do canto.

Atividades desenvolvidas:

· Participação e ministração de cultos em nossa Paróquia, em outras Paróquias de Joinville, cidades vizinhas de São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Campo Alegre e em Barra Velha;
· Atividades com crianças, jovens e envolvendo a comunidade toda realizadas em finais de semana e feriados em Pato Branco e redondezas (Pastor Luiz Bollmann), Ibirama, Rio São João e Camboriú;
· A convite dos pastores Helmuth Burger e Heinz Ellert, participação no programa CONFRONTO da TV Coligadas de Blumenau que ia ao ar aos sábados às 13 h.;
· A convite da ABU - Aliança Bíblica Universitária, participação como coral, do Congresso Nacional da ABU em Recife, fevereiro de 1980;
· Participação em muitas atividades em nossa igreja: Musisacra - junho/91, tirando 1o lugar com música composta por membro do grupo -, Femuca, Encontro de Corais e Seminários de Música; também do Cante Coral da Univille;
· Realização de acampamentos e retiros do grupo, com suas famílias, estudos bíblicos regulares na residência dos participantes; · Em comemoração aos 25 anos, Culto festivo na Paróquia e viagem à Serra Gaúcha;
· Em comemoração aos 30 anos do grupo, Culto com participação de ex-integrantes. Viagem a Campinas/SP, intercâmbio com a comunidade e coral da Igreja Luterana de Campinas.

Lembramos com carinho dos pastores que, de alguma maneira, nos apoiaram nesta jornada: Otto e Bárbara Tollefson, Rubens e Carin Horst, Manfredo e Hariet Siegle, Werner e Sandra Kiefer, Elton Pothin e Carin Inês Rahmeier e, atualmente Germânio e Juliana Bender.

Em nossa caminhada aprendemos muito com nossos regentes: Cládis Erzinger Steuernagel (22 anos), Thaís Hope (2 anos) e Mario Klemann desde 1998.

Atividades
- Ensaios de aprimoramento do grupo
- Estudos Bíblicos de aprofundamento


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br