Paróquia São Mateus

Sínodo Norte Catarinense


Avenida Santos Dumont , 324 - Bom Retiro
CEP 89223-001 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3085-2108 | (47) 9963-36052
cejpsmt@gmail.com
ID: 213

Conectados em Jesus Cristo

24/01/2016

Médicos e enfermeiros que trabalham em UTI's, especificamente com pacientes terminais, nos relatam que casos de pacientes que estão a beira da morte e buscam nos seus últimos instantes de vida algum parente ou amigo para se reconciliar, para fazer alguma confissão ou dar alguma orientação, são muito mais comuns do que nós imaginamos...

Imagino que quando nos deparamos com a iminência da morte, se de fato passa aquele filme da nossa vida na nossa cabeça - se tivéssemos a chance de proferir nossas últimas palavras para amigos e parentes, imagino que elas seriam aquilo de mais importante e de mais significante que temos em nosso coração; que não gastaríamos este precioso tempo falando amenidades, você concorda?

O texto no qual estamos refletindo hoje, registrado em João 15, versos 1 a 7, também são as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos antes de sua crucificação, são os últimos momentos com eles antes da sua morte. Depois de 3 anos caminhando juntos, e sabendo o que lhe estava para acontecer nas próximas horas, é este o discurso que Jesus faz aos seus amigos – são essas as palavras que lhe vem do fundo do coração e que resumem o que ele espera dos mesmos. Sob esta perspectiva, vamos olhar as palavras de Jesus:

1 ''Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramos que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo o que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenhofalado.

4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

5 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavra permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido''.

O discurso do 'Eu Sou' de Jesus, no evangelho de João, é muito conhecido: o bom pastor, a luz do mundo, a ressurreição e a vida... São várias as figuras que Jesus usa para descrever quem ele é e qual sua missão. Aqui, ele se apresenta como a videira verdadeira.

A figura da videira aparece diversas vezes no Antigo Testamento, representando o povo de Israel; talvez a mais célebre destas passagens esteja em Isaías 5.1-7. Deus diz que Israel era a videira que ele havia plantado, para que produzisse frutos que O glorificassem; porém, esta videira se provou 'inútil', infértil, devastada, vazia em seus propósitos. O livro dos Salmos, Jeremias, Oséias e tantos outros autores também fazem a mesma acusação a Israel, como videira fracassada.

Para aqueles que acreditavam que apenas por fazerem parte do povo de Israel, tornavam-se automaticamente um ramo da videira de Deus, Jesus lhes traz uma verdade nova e surpreendente: Ele próprio, Jesus, é a verdadeira videira de Deus. Faz parte da videira verdadeira, que agrada a Deus, aquele que está em Cristo. Jesus está ensinando aos seus discípulos que o nascimento dentro do povo escolhido não os faz automaticamente herdeiros da salvação; o simples fato de seu sangue ser o mesmo de seu Pai Abraão não lhes dá privilégio especial algum; sua origem não os garante automaticamente no Reino de Deus, se não apresentarem os frutos que Deus espera daqueles a quem chamou.

O que Jesus está enfatizando aos seus amigos e seguidores, no seu último momento com eles antes da crucificação, é o tipo de comunhão de vida que Ele espera que seus discípulos tenham com Ele: ''Vocês devem estar conectados EM MIM. EU SOU a videira verdadeira! A única coisa que pode salvá-los é manter uma comunhão íntima e viva comigo, pois eu sou a verdadeira videira de Deus''.

Notem que um ramo não tem vida em si mesmo... ele não pode gerar fruto se não tiver uma ligação orgânica com a videira. Isso quebra o nosso orgulho, com a nossa ideia de que somos algo por nós mesmos, ou de que podemos produzir alguma coisa perante Deus. O ramo, separado da videira, não tem nenhuma chance. Cortado, ele seca e não serve mais para nada, senão para ser jogado no fogo. Conectado à videira, pelo contrário, o ramo produz frutos. Porém, é necessário que ele permaneça na videira.

É interessante como Jesus enfatiza a questão do permanecer nele, nesse texto; oito vezes, nessa nossa passagem, ele utiliza a palavra permanecer. Permanecer em Cristo não é algo natural para o ser humano. O pastor Lindolfo Weingaertner nos lembra que o cristão não permanece em Cristo da mesma forma como uma pedra permanece em sua posição – pesada, imóvel, permanece pela sua própria inércia. Pelo contrário, temos em nossa natureza a tendencia de permanecermos não em Cristo, mas em nós mesmos.

Permanecer em Cristo exige empenho, exige entrega, demanda compromisso. Se a cada novo dia não buscarmos sua presença em oração, na leitura da palavra, na comunhão, vamos aos poucos deixando de nos nutrir com a preciosa seiva do Espírito Santo e vamos definhando em nossa vida espiritual.

Por fim, para aqueles seguidores que ouviram até aqui o que Jesus tinha a dizer, e se comprometem a permanecer em Cristo e na sua palavra, segue-se uma preciosa promessa de Jesus, no versículo 7: ''...pedirão o que quiserem, e lhes será concedido''. Note bem que estas palavras estão vinculadas ao que Jesus disse anteriormente: se vocês permanecerem em mim, e minhas palavras permanecerem em vocês. Isto quer dizer que, quem permanece em Cristo, está tão ligado ao seu Senhor que só pedirá o que for da vontade de Deus – e a vontade de Deus sempre se cumpre. Pedireis o que quiserdes – o segredo da oração atendida é que o discípulo quer o que o seu Senhor quer.

Permanecer ligados na videira verdadeira é um desafio... Exige esforço, exige empenho. Mas o próprio Jesus é o maior interessado que nós consigamos permanecer nele e que produzamos frutos, e por isso podemos contar com o seu Santo Espírito nos auxiliando. Que essa possa ser nossa grande ambição, a cada novo dia... de permanecer mais e mais conectados com Jesus! Amém
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36587

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br