Paróquia São Mateus

Sínodo Norte Catarinense


Avenida Santos Dumont , 324 - Bom Retiro
CEP 89223-001 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3085-2108 | (47) 9963-36052
cejpsmt@gmail.com
ID: 213

O que Deus deseja de nossa vida

Meditação

03/03/2010


Nestes dias um endinheirado endividado jogou seu avião contra o prédio da Receita Federal nos EUA. Tirou sua vida e mais a vida de inocentes. No interior do RGS, um marido ofendido sequestrou sua ex-esposa e, após 14 horas de cativeiro a matou e tentou se matar também. Aconteceu entre irmãos nossos, membros da São Mateus: trabalharam duro e conseguiram construir uma grande empresa que, depois do vento e de raios, queimou totalmente em muitas horas de incêndio. Aconteceu que o peão Manoel Jorge, 59 anos, procurou por anos uma companheira, publicando até pedidos em jornais. Nada conseguiu. Seis anos depois foi trabalhar em pomares de maçãs em Vacaria, onde encontrou Otilina, também vinda de fora, e seus corações os levaram ao casamento, finalmente. Navio escola canadense afunda na costa brasileira e todos os alunos e tripulantes são salvos em meio a tempestade. Passageiros viajando a São Paulo, aqui em nossa região, são assaltados e trancados nus no bagageiro do ônibus. Foram ameaçados de morte e os bandidos tentaram incendiar o ônibus. Foram salvos! R$ 2.023.360,16 é quanto ganhou um jovem noivo joinvillense acertador da quina. Foi retirar seu prêmio nesta sexta na Rua do Príncipe e dos juros da poupança poderá resgatar R$ 10.116,00 ao mês para viver.

O que Deus deseja da nossa vida?

Na Igreja a gente sempre fala de salvação. O texto para este 1º Domingo da Quaresma também fala em salvação. Mas salvar quem? Salvar do que mesmo? A vida não é uma interminável sequência de coincidências, de fatalidades, de sortes? Uns tem mais sorte, outros só tem azar. Uns se dão bem, outros não. Isso é problema de cada um? Então, por que esse negócio de salvação?

Deus nos aponta caminhos. Nesta época da quaresma precisamos reconsiderar caminhos. Quem puder, deveria ler o texto de Romanos 10.8 a 13. Acho que poderemos encontrar pistas para o que Deus quer para a nossa vida.

Justiça

Nosso texto é um pouco mais longo do que lemos. Poderíamos ter começado no primeiro versículo. A partir da fé em Jesus Cristo há um novo senso de justiça. “Nem só de pão viverá o ser humano”. A justiça da fé é a justiça do amor de Jesus e vai além das casualidades daqui. Passa longe, muito longe, da justiça feita por mãos humanas. Passa bem longe da riqueza instantânea ou da pobreza instantânea. É uma justiça de salvação.

A justiça de Deus é um valor que está dentro do coração de toda pessoa que crê. Ou pode não estar. Mas Deus deseja de nossa vida que a justiça esteja entranhada em todo nosso ser.

Testemunho

A palavra grega martiria nos faz lembrar a palavra martírio ou mártir. Testemunha é mais do que ser uma pessoa que tradicionalmente acompanha as coisas referentes à fé cristã. Confessar Jesus não é brinquedo. Confessar Jesus não é atestado de prosperidade. “A razão do meu sucesso: Jesus”, vi estampado em um “carrão” em nossas ruas. Testemunho é isso?

A boca confessa o que crê o coração. Com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a salvação, o resgate das pessoas nas situações de injustiça. Não tem como confessar a fé cristã sem ansiar profundamente pela justiça.

Salvação

Numa referência ao grande e terrível Dia do Senhor (cf. Joel 2.32), o apóstolo Paulo relembra que salvação é muito mais que um estado de graça eterna da alma da pessoa que crê. O ser humano pode, já aqui e agora, viver da justiça de Deus de maneira integral. E, assim vivendo, tem a missão de realizar aquilo que Deus deseja da nossa vida: testemunhar a justiça e a salvação de Deus a este mundo.

Ide

Todo o texto de Romanos 10 nos insita ao movimento. Não dá para ficar inerte. Não tem como ficar na sacada e ver a banda passar. Jesus nos encoraja com o seu testemunho: nem só de pão viverá o ser humano, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Vamos! A vida não é um acaso que alterna bons e maus momentos. Levantem-nos! Sejamos missionárias e missionários que apresentam algo novo. Jesus nos fortalece com sua palavra visível e palpável no Batismo e na Ceia. Preparemo-nos e fortaleçamo-nos. Vamos!

Amém!

P. Rolf Rieck
21.02.2010


Autor(a): Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7957

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br