Quem nos inspira?

Revista do XXI Congresso Nacional da Juventude Evangélica

23/07/2012

O texto bíblico de 1Timóteo 4.12, lema do XXI CONGRENAJE, nos motiva a ser exemplo. Mas exemplo de quê? Para responder a essa pergunta pesquisei sobre quais são as pessoas e as tendências que estão inspirando nossa maneira de vestir, de falar, de pensar e de ser e agir no mundo. Nessa pesquisa, encontrei nomes como: Justin Bieber, Eminem, Lady Gaga, Rihanna, Adele, Katy Perry, Neymar, Michel Teló. Se perguntarmos por que essas pessoas são inspiração, teremos como resposta o dinheiro, a fama, o sucesso e a beleza.

Chama atenção que esse reconhecimento dura como diz a banda Titãs apenas “quinze minutos de fama, depois descanse em paz”. Essas pessoas e a sua fama são, portanto, passageiras. Além disso, as suas inspirações nos conduzem a buscar uma vida de sucesso, que supervaloriza o “eu” e desvaloriza o “nós”. Assim, nossas relações e atitudes são marcadas pelo interesse, pela competição, pela superficialidade e pela provisoriedade. Tudo isso é o resultado de uma vida inspirada pelo sucesso.

Mas será que essa é a nossa única fonte de inspiração? Será que esses são os únicos exemplos que temos a seguir? Claro que não! Quando Paulo animou o jovem Timóteo a ser exemplo ele não estava se referindo a esses modelos, mas falava de Jesus Cristo, que tem como diferencial o amor. Amor cujos olhos enxergam longe e cujas mãos alcançam muita gente, tantas quantas dele necessitarem. Percebemos esse diferencial cada vez que Jesus acolhe e transforma de maneira integral a vida das pessoas: mulheres (João 8.3), crianças (Marcos 10.13-16), pessoas pecadoras (Marcos 2.15), pobres e pessoas com deficiência (Mateus 11.5). Esse diferencial tem seu auge na entrega incondicional de Jesus na cruz. Por isso, se a nossa inspiração for o amor incondicional de Jesus, nossas relações serão marcadas pela responsabilidade e pelo cuidado de uns e umas para com os outros e outras. Esse é o resultado de uma vida inspirada pelo amor, é o exemplo que a Juventude cristã é chamada a seguir e ser. Fica a pergunta: Temos conseguido ser exemplo desse amor?

Pamela Milbratz, Estudante de Teologia


Autor(a): Pamela Milbratz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Título da publicação: Revista do XXI Congresso Nacional da Juventude Evangélica e VII Fest'A / Ano: 2012
Natureza do Texto: Artigo
ID: 16490
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br