Juventude Evangélica



ID: 2770

Mensagem do 21º Congrenaje e 7º Fest´Art à IECLB

27/07/2012

Mensagem do 21º Congrenaje e 7º Fest’Art à IECLB

Entre os dias 23 e 27 de julho de 2012, jovens representando todos os dezoito sínodos da IECLB, estiveram reunidos na cidade de Pelotas/RS para o 21º Congrenaje e 7º Fest’Art. Com o tema “Conectados com Deus, protagonistas no mundo” sentimo-nos desafiados a refletir sobre a importância e as diversas formas com as quais essa conexão pode acontecer e como isso reflete em nossas ações como jovens cristãos.

O lema do evento: “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te exemplo...” (1 Tm. 4-12) foi estudado em diversos momentos e sob diferentes formas.

Através dos Estudos Bíblicos, que aconteceram todos os dias pela manhã, em pequenos grupos, os jovens foram incentivados a manusear, ler a Bíblia e refletir acerca da Palavra. Estes estudos foram conduzidos pelos/as ministros/as e estudantes de Teologia dos três centros de formação da IECLB.

Nas tardes dos dias 24 e 25, os delegados de cada sínodo se reuniram em Congresso: as novas diretrizes da Juventude foram aprovadas; os novos ministros orientadores e ministras orientadoras da próxima gestão do CONAJE foram eleitos e o Sínodo da Amazônia foi escolhido como próxima sede do CONGRENAJE que acontecerá em 2014. 

Através dessa constante conexão com Deus, sentimos a necessidade de também cuidar de Sua criação. Motivo este que nos levou a trabalhar questões de sustentabilidade também como um dos temas no Grito da Juventude este ano. Com o apoio das ideias do programa Criatitude, fomos motivados a nos manifestarmos em favor da importância do cuidado com a natureza. O Grito aconteceu como uma forma de o jovem manifestar o seu protagonismo, indo às ruas e defendendo ideias que foram trabalhadas no Congresso. 

Após as diversas apresentações, palestras e teatros que contribuíram de formas diferentes para a discussão e contextualização dos temas, pudemos refletir acerca de questões de gênero, respeito às diferenças, preconceitos, vida em família e valores em nossa sociedade atualmente.
Nas oficinas do 7º Fest’Art, trabalharam-se diversos temas, possibilitando que cada jovem se aprofundasse em uma área de seu interesse. Agora, somos desafiados a levar esse aprendizado a nossos grupos de Juventude.

O Sínodo Sul-Rio-Grandense, sede do Congresso este ano, agraciou os presentes com a realização de um Culto Crioulo no qual pudemos participar de uma celebração diferente que nos mostrou um pouco da cultura local. 

O exemplo que devemos dar como jovens cristãos passa também por nossas ações e a convivência nestes dias mostrou que devemos exercitar mais nossa paciência, tolerância, cuidado e respeito. Conectar-se com Deus implica em também se conectar com o próximo e entender a diversidade de pensamentos, ideias e opiniões. 

Em meio às diferentes formas de conexão que o mundo nos oferece, somos desafiados a nos conectar com Deus e, a partir disso, tornar-nos exemplos nas comunidades nas quais vivemos. Pudemos perceber que, para que possamos desempenhar esse papel de protagonistas, precisamos, antes de tudo, alimentar e fortificar nossa conexão com Deus. 

Jovens, que saibamos ser exemplos! Na maneira de agir, falar, no amor, na fé e na pureza.
Irmanados no abraço de Deus,

Jovens do 21º CONGRENAJE
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 18306
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br