Paróquia Linha Três Oeste

Sínodo Planalto Rio-Grandense



Rua Odilon Antônio de Neiva , 182 Morada do Sol
CEP 98700-000 - Ijuí /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 9811-08979
rodrigodest@yahoo.com.br
ID: 286

Prédica Lucas 21.25-36

1º Domingo de Advento - 2015

26/11/2015

Prédica Lc 21.25-36 – 1º Domingo de Advento 2015
Mensagem: Precisamos estar atentos e preparados para a vinda/volta do nosso Senhor Jesus Cristo.


Estimados membros do corpo de Cristo!

Mais uma vez nos reunimos para celebrar o Advento. São quatro semanas nas quais nos preparamos, de maneira muito especial, para a chegada de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Advento é época de meditar sobre a sua primeira vinda, o que ela representou e significou para a humanidade. Ao mesmo tempo, é época de esperar e atentar para os sinais que indicam a proximidade da sua volta. Jesus veio e foi, mas antes de ir prometeu voltar e é essa volta que nós, cristãos, aguardamos com grande expectativa. Digo “com grande expectativa” por que sua volta será para a salvação dos que creem, ou seja, ela significará o fim das injustiças, o juízo do mundo, “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21.4)”. Mas quais são os sinais indicativos de sua volta? Quando ela acontecerá?

Jesus disse: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados (v. 25-26)”. Jesus aponta para situações de desespero, medo, pânico... A natureza ficará abalada, nações ficarão desesperadas, pessoas ficarão aterrorizadas... Vocês conseguem perceber, em nosso tempo, alguns acontecimentos que apontam para o que Jesus disse? O que dizer dos vendavais que vêm devastando cidades de nosso país? Vocês ouviram falar da destruição ocasionada por um vendaval em Marechal Cândido Rondon no Paraná? E do desastre em Mariana – MG? O que as guerras civis na Síria e em outros países nos querem dizer? E o terrorismo? Não é ele a razão do desespero de muitas nações? O que dizer das pessoas que vivem em países ameaçados pelo Estado Islâmico? Não estão elas em pânico diante das ameaças?

Estes sinais de desespero, pânico, natureza descontrolada, apontam para a proximidade da vinda de Jesus, ou seja, é nesse contexto que “o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória (v. 27).” Em outras palavras: a vinda de Jesus será precedida por grandes tormentos, mas ela não será o fim para os que nele creem. O próprio Jesus disse: “quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos (v. 28)”. Jesus deixa claro que as alegrias sucederão às tristezas, a paz sucederá ao caos, a salvação alcançará os que creem. Por está razão ele nos convida a olhar com atenção para os sinais que indicam a proximidade da sua vinda.

Meu pai sempre dizia, e isso faz parte do senso comum em algumas localidades, que nuvens em forma de “rabo de galo” sinalizam a chegada da chuva. Jesus disse que as folhas da figueira quando brotam sinalizam a chegada do verão. Assim também os muitos sinais de sofrimento e desgraça em nossos dias sinalizam a proximidade da vinda de Jesus em grande poder e glória. Quem tem olhos capazes de perceber esses sinais já pode começar a se preparar, já pode começar a orar, já pode começar a vigiar, pois Jesus se aproxima. Ele virá e nesta vinda julgará a todos nós mediante a fé que nele depositamos. É possível se preparar para a sua chegada? Como nós podemos nos preparar para receber Jesus como ele gostaria de ser recebido? É simples, basta levarmos em consideração as suas palavras. Jesus disse: “Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha”.

Se preparar significa abandonar maus caminhos, significa abandonar o que ocupa o tempo que deveríamos dedicar a Deus, significa abandonar os prazeres do mundo para se deleitar com aquilo que Deus oferece. Será que estamos preparados? Preparados estão os que, ao reconhecerem os sinais que apontam para a vinda de Jesus Cristo, firmam-se na fé e permanecem vigiando e orando por essa vinda. Não sei dizer quem está vigiando e orando pela chegada de Cristo, mas uma coisa é certa: mesmo que os sinais do nosso tempo possam estar nos alertando para a proximidade desta vinda, ela ainda assim permanece sendo uma incógnita. Assim como não sabemos o momento da chegada de um ladrão, também não sabemos quando Cristo voltará. Isso significa que precisamos estar preparados sempre, ou seja, em todos os momentos. Caso contrário, a surpresa da sua vinda trará alegria para alguns e juízo para outros. Jesus disse aos seus discípulos: “fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier”. Que esta também seja a nossa prática e que Deus nos ajude e guarde, hoje e sempre. Amém!

P. Rodrigo Dreissig – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Linha 3 Oeste – Ijuí – RS
 


Autor(a): P. Rodrigo Dreissig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense / Paróquia: Linha Três Oeste (Ijuí RS)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 36
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 35963

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br