Paróquia em Maripá

Sínodo Rio Paraná



Rua Duque de Caxias , 709
CEP 85955-000 - Maripá /PR - Brasil
Telefone(s): (44) 3687-1254 | (44) 3687-1171 | (44) 9987-41970
ieclbmaripa@hotmail.com
ID: 341

A Importância do Novo Testamento (NT)

Autoria P. Me. Alexander Busch

03/12/2020

A Importância do Novo Testamento (NT)


Por que ler e conhecer o Novo Testamento (NT)? Esta é certamente uma pergunta legítima ante uma coleção de documentos antigos, que, quando comparados com a literatura moderna, tem uma linguagem e um estilo que nos são estranhos. Por exemplo, os Evangelhos que narram a vida de Jesus não são semelhantes às biografias da atualidade. Ainda assim, certamente se pode argumentar que o NT, esta coleção de documentos antigos, é um fundamento cultural muito importante para a civilização ocidental. O NT serviu de inspiração para a literatura, a arte e a música. A influência do NT se estende na política (conforme Rm 13.1, o direito divino às autoridades constituídas) ou se estende na relação entre os povos (o movimento de expansão colonial aliado aos impulsos missionários para evangelizar outras nações). Portanto, o NT é chave importante para se entender o mundo contemporâneo. Isso, por si só, é motivo para se ler e conhecer o NT.

Para a Igreja de Jesus Cristo, entretanto, o NT tem uma importância diferente e mais sublime. O NT é uma biblioteca que comunica o evangelho. A palavra ‘evangelho’ vem do grego e significa ‘boa-nova’, ‘boa notícia’. Ou seja, o NT como um todo quer apresentar às pessoas e povos uma boa notícia que vem de Deus. Como está escrito, “Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (Jo 20.30-31). O foco do NT é a pessoa de Jesus de Nazaré, sua vida, suas palavras, seu ensino, suas obras que causaram tanto impacto na região onde Jesus viveu e morreu, bem como em outros lugares e culturas, na medida em que a mensagem de sua morte e ressurreição era levada adiante por homens e mulheres das comunidades cristãs.

É preciso destacar que o NT é o testemunho escrito da transformação que Jesus realizou na vida de muitas pessoas. E é um testemunho de muitas cores e formas. O NT é uma biblioteca onde encontramos os 4 Evangelhos, o livro de Atos que narra a expansão da fé cristã no mundo antigo, as cartas de apóstolos e missionários como Pedro, Tiago e Paulo, e ainda o livro de Apocalipse, que fala da difícil relação entre o governo de Deus e o governo dos poderes deste mundo. É uma biblioteca diversificada de 27 livros, que tem como centro apresentar a boa nova de Jesus o Cristo, o salvador prometido por Deus no Antigo Testamento.
Além de evangelizar, o NT também é uma biblioteca de discipulado. A palavra ´discípulo’ vem do grego e significa ‘aprendiz’, ‘aluno/aluna’. No tempo de Jesus, o discípulo era a pessoa que literalmente seguia seu mestre para dele aprender. Jesus, neste sentido, não é diferente de outros mestres religiosos ou filósofos. Ele chamou seu primeiro grupo de discípulos para deixarem para trás suas profissões e receberem seu ensino. Mais tarde, Jesus também ordena a seu grupo de seguidores, “vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês” (Mt 28.19-20). A ordem de Jesus inclui o seguir e o aprender.

Na atualidade, por diferentes motivos, muitas pessoas pensam que para ser cristão é suficiente ‘aceitar ou confessar Jesus como seu Salvador’, ‘ser membro de uma igreja cristã’ ou ainda, nestes tempos de individualismo, nem participar da igreja, mas achar que a oração e leitura da Bíblia em casa é suficiente. O chamado de Jesus, porém, é um chamado radical que quer ir até as raízes, aos valores fundamentais na vida das pessoas. É tão radical que pode ser comparado com a morte. Jesus diz, “Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe” (Mt 16.24). Estas palavras de Jesus, entre outras, expressam o seu chamado e nos confrontam para uma mudança radical, de transformação, de novos valores, de conversão, de nova vida.

O NT, portanto, é o testemunho escrito da nova vida que as pessoas encontraram ao se deixarem conduzir por Jesus e seu chamado. Nos 4 Evangelhos lemos e aprendemos sobre os altos e baixos do primeiro grupo de discípulos de Jesus. Nas muitas cartas do NT lemos e aprendemos sobre a nova comunhão entre os seguidores e seguidoras de Jesus que acolheram o evangelho e buscaram viver conforme o ensino de Jesus, entre acertos e desacertos. Por isso, as narrativas e cartas do NT não servem apenas para comunicar informação, mas servem especialmente para formar discípulos, seguidores e seguidoras de Jesus nos dias de hoje.

Por fim, além de ser uma biblioteca do evangelho e do discipulado, o NT também tem outra importância, a saber, anunciar que é somente pela graça de Deus que podemos acolher a boa notícia e seguir Jesus. Nenhuma pessoa, incluindo você e eu, temos capacidade ou condições para tanto. Como nos escreve o apóstolo Paulo, “Pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês” (Ef 2.8-9). O NT, através da ação do Espírito Santo, nos conduz ao arrependimento e confissão em humildade para reconhecer que somente Deus pode nos salvar e nos sustentar na nova vida em comunhão com Deus e comunhão com os irmãos e irmãos da Igreja de Jesus Cristo.

 


Autor(a): P. Me. Alexander R. Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60304

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br