Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

Culto 17º Domingo após Trindade na Martin Luther-RJ

06/10/2009

1 | 1
Ampliar


Como é bom sairmos do culto e continuarmos pensado nele. Quantos de nós deixam a igreja e se deparam ao longo do dia e, muitas vezes, ao longo da semana, cantarolando os hinos que foram entoados durante o culto? Com certeza muitos! Quantos de nós “continuam ouvindo” (e até “vendo”) o pastor explicando a palavra de Deus que foi indicada para a leitura.

Foi o que ocorreu, mais uma vez, neste domingo. A lembrança, desta vez, foi enriquecida com as palavras do Dr. Hans Fernando Dohmann, quando discorreu sobre o seu pai, Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann, falecido no dia 26 de setembro, cuja memória foi lembrada neste culto.

É possível que a dor pela perda de um ente tão querido tenha sido amenizada pela beleza do culto. Pela beleza das músicas, que iniciaram por um prelúdio de órgão acompanhado de flauta doce - ou o contrário.

Seguiu-se com orações e hinos e culminaram com a propriedade da prédica baseada no Evangelho de João 9, 1-41, que com início explicado, mereceu concentração nos versículos de 35 a 41, e que foi muito bem aproveitada pelo Dr. Hans Fernando quando relembrou o caráter e a postura do seu pai, médico por formação e humano/cristão por devoção.
 

Palavras que foram reforçadas na mente de todos os presentes quando da leitura do texto produzido por um dos netos deixados, que, na pureza dos seus 8 anos de idade, narrou a sua lembrança de momentos com o avô. O final do testemunho foi, apropriadamente, seguido do hino Graças dou por esta vida (HPD 237).

Novamente Deus utilizou os dons que atribuiu ao Vinicius e a Maria Luiza, que deram brilho diferenciado aos hinos que foram cantados.

Não foi diferente com a execução do Umberto Caldarazzo, que, ao piano, homenageou a memória do Dr. Hans Jürgen, com a execução de “Rancho Fundo”, música tradicional do cancioneiro popular nacional.

No encerramento, mais uma vez, a perfeita execução do Igor Levy, na flauta, e do Eugênio Gall, no órgão, nos encaminharam para nossas casas com os acordes de Bach acomodando-se nos nossos ouvidos e corações.

Prelúdio


Espírito, Deus


Poslúdio

Quer recordar a ordem do culto? Veja o folheto.


Autor(a): Paróquia Rio de Janeiro - Martin Luther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
ID: 5223

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br