Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

Reconhecimento e desprezo

o caminho da honra para a rejeição

26/03/2015

“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! ... Fora! Fora! Crucifica-o!”
(João 12.13; 19.15)

O Mestre Jesus Cristo passou do reconhecimento e aceitação para o menosprezo e rejeição em questão de dias, de horas. Tudo o que havia feito como sinais de amor e bondade foram instantaneamente esquecidos assim que outros interesses entraram em jogo. Assim a humanidade se comporta muitas vezes em sua inconstância e anseio pela utilidade vantajosa.

Num primeiro momento, ao que parece, a multidão precisava de Jesus porque sonhava com a libertação política do império de Roma com seus pesados impostos. Esta era a vantagem que buscavam tirar do milagreiro. Quando viram que Jesus não tinha este propósito para seu ministério, rejeitaram tudo em nome da autossuficiência de sua própria força de mobilização. Passaram a fazer a orgulhosa afirmação de si mesmos, da sua riqueza, do seu domínio que, afinal, poderia mantê-los bem enquanto exploravam os mais fracos e pobres.

Jesus é desprezado! O julgaram como um ser inferior, o desvalorizaram, o classificaram como um inútil. Gritaram contra o enviado do Pai com amargura e indignação.

Desprezar outra pessoa é andar de mãos dadas com um forte sentimento de que ela é descartável. “Fora! Fora!” torna-se um grito fácil para o descarte. Se o desprezo é uma das mais terríveis formas de sofrimento, mudemos de tática: façamos da aceitação e da reconciliação o contraponto. “Ninguém consegue amar sozinho, ninguém é autossuficiente, ninguém é melhor que ninguém, seja no quesito que for.” Assim Jesus andou e anda conosco. Aceita Jesus como companheiro de sua caminhada. Aceita Jesus como seu Senhor. 


Autor(a): P. Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32502

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br