Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

1 Coríntios 1.1-9 - 2º Domingo após Epifania - 19.01.2014

Caderno de Cultos 2014

18/01/2014

19/01/2014 - 2º Domingo após Epifania
Pregação: 1 Co 1.1-9; Leituras: Is 49.1-7; Jo 1.29-42
Sirlei Denise W. Heinrich – Vila Rica/MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (boa noite)! Estamos aqui neste culto porque aceitamos o convite de Deus neste dia, é Ele que nos convida e nos acolhe nesta manhã (nesta noite). A palavra de Deus em Rm 3.24 nos diz: “Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Queremos iniciar este momento de celebração agradecendo a Deus pelas muitas graças Dele recebidas, cantando:
Nº - 249 HPD – Graças, Senhor, eu rendo muitas graças

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Jesus diz: “... onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”, é nesta certeza que nos reunimos na presença do Senhor, não em nosso nome, mas em nome de Deus, pai criador; em nome do Filho, nosso salvador, e em nome do Espírito Santo, nosso consolador.

CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº 321- HPD II – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
O Salmo 86.5 diz: “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam”, assim queremos a ele confessar os nossos pecados:
Estamos aqui, Senhor, para trazer à luz as nossas faltas, nossos equívocos e nossas mazelas! Não suportamos mais guarda-los em nosso interior. Recebe o que vem de nossa escuridão existencial e preenche-nos com a tua luz, que vence as trevas, ilumina nossos sentimentos e intenções e dá-nos o calor necessário para viver em comunhão. Ajuda-nos, confiantes em teu amor e graça, a viver na esperança, em tua presença e sob os teus cuidados. Tem piedade de nós, Senhor!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Em 1 João 1.9 nos é dito: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

KYRIE
Como pessoas perdoadas e conhecedoras da graça infinita de Deus, queremos a Ele suplicar pelas dores deste mundo.

Pelas dores deste mundo ó Senhor,
Imploramos piedade,
a um só tempo geme a criação
Teus ouvidos se inclinem ao clamor,
desta gente oprimida
apressa-te com tua salvação
A tua paz, bendita irmanada com a justiça
Abrace o mundo inteiro
Tem compaixão
O teu poder sustente o testemunho do teu povo
Teu reino venha a nós
Kirie Eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Certos do perdão dos nossos pecados, certos de que ouves o nosso clamor, a Ele toda honra e toda glória, cantemos Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Graças, Senhor, pela vida que nos dás! Pois cada manhã nos brindas com o presente da vida e nos dás a possibilidade de começar novamente. Sabemos que estás nos acompanhando até nas provas mais duras e nos abres novas portas a desafios e experiências. Com tua ajuda podemos transformar este mundo num jardim cheio de árvores e flores formosas, com gente que respeita, valoriza, que ama e se arrisca pelo outro. Louvamos-te porque grandes são tua presença, tua ajuda e tua bondade! Amém.
LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 49.1-7

Aclamemos o santo evangelho cantando Aleluia.
2ª Leitura Bíblica: Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João 1.29-42.


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 383- HPD II – A lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: 1 Cor 1.1-9

Dietrich Bonhoefer, em uma reflexão sobre o seguimento de Cristo diz: “A graça é cara porque apela para o seguimento, é graça porque chama para o seguimento de Jesus Cristo; é cara porque custa ao homem à vida, é graça porque somente dela recebe a vida; é cara porque condena o pecado, é graça porque justifica o pecador. É uma graça cara, sobretudo porque custou caro a Deus, porque lhe custou a vida de seu filho (fostes comprados por um alto preço) e porque o que custa caro a Deus não pode ser barato para nós.”

Nós, evangélico-luteranos afirmamos que, ao contrário de encontrar a saída do desespero em si mesmo, o ser humano só tem a solução dos seus problemas na bondade de Deus. Na igreja se fala da graça de Deus. A descoberta de Lutero foi justamente que a salvação do ser humano vem pela graça de Deus. Graça é uma palavra que nós não usamos dessa forma no dia-a-dia. Mas graça significa bondade, amor, misericórdia. A graça de Deus é o amor de Deus. Quando dizemos que a salvação vem pela graça de Deus, estamos dizendo que ela nos é dada pela bondade, pela misericórdia, pelo amor de Deus, amor capaz de entregar seu próprio filho para nos salvar.

Isso quer dizer que, se a salvação vem pela graça de Deus, então nós não podemos comprar nossa salvação. Nós não podemos comprar a bondade ou o amor de Deus. Aliás, nós não compramos o amor ou a bondade de ninguém, na verdade. O amor e a bondade sempre são de graça, ou então não são verdadeiros. Amor comprado não é amor. No mundo de hoje tem de tudo pra comprar. Compra-se e vende-se qualquer coisa. Até pessoas se vendem... Mas, as coisas mais importantes da vida, como amor de verdade, bondade, amizade, compreensão, isso a gente não compra.

Antes da Reforma, existia quem queria comprar a bondade de Deus, seja com dinheiro, seja com penitências ou procissões. Lutero descobriu que isso é impossível! O amor de Deus é graça, é bondade. Deus enviou seu Filho ao mundo para a salvação da humanidade. Com isso nos é indicado que o amor, a bondade, a graça de Deus são coisas puramente mágicas. O amor, a bondade e a graça de Deus vêm se manifestar no meio da humanidade. Amor, bondade e graça de Deus se fazem gente em Jesus Cristo!

A mesma coisa acontece hoje. O amor, a bondade e a graça de Deus ainda hoje aparecem no meio de nós através do encontro com a outra pessoa. Esse amor não é algo que surge na nossa mente. A bondade de Deus não está em nosso coração. Essa graça divina não é mágica que acontece no céu. O amor, a graça e a bondade de Deus acontecem por meio de mãos humanas. Quando sentimos o amor de uma outra pessoa, é o amor de Deus que está ali presente. Quando recebemos a ajuda de alguém, quando notamos a sua bondade, é a bondade de Deus que nos atinge. Quando alguém se põe ao nosso lado, nos consola, nos anima ou até mesmo nos exorta fraternalmente, é Deus mesmo que nos fortalece.

Mas o que acontece se vivemos rodeados de injustiça, de falta de compreensão, de desamor, de individualismo interesseiro e de maldade? Onde encontrar esse amor, essa bondade e essa graça de Deus? Bem, aí entra algo de nossa resposta a Deus, cito novamente Dietrich Bonhoefer quando ele diz “...é graça porque chama para o seguimento de Jesus Cristo...” Cristãos verdadeiros não querem receber apenas, querem também ser discípulos de Jesus. Querem colaborar para que os sinais de Deus nesse mundo se alarguem. Por isso, lá onde há injustiça, desamor, incompreensão, ódio, falta de solidariedade, lá Deus nos chama ao serviço, à ação. A palavra bíblica que ouvimos, no versículo 7 nos disse: “que vocês não têm deixado de receber nenhum dom espiritual enquanto esperam a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”, o que temos feito com os dons espirituais que recebemos? Os temos usado para fazer a diferença onde vivemos?

Não transformemos a graça de Deus em algo barato, sem valor, mas que a graça de Deus nos seja “cara”, nos seja um tesouro. Em resposta a essa graça recebida, sejamos gratos a Deus e vivamos esta gratidão em nosso dia-a-dia. Pensemos nisso. Amém.

HINO
Nº 413 – HPD II – Senhor se tu me chamas

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 460 - HPD II – Se da vida as ondas agitadas são


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção cantada e com gestos: “Deus te abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a paz, Deus te dê a paz.”

ENVIO
Paulo disse aos Coríntios em sua primeira carta, no cap. 16.23: “Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!” Que todos possamos ficar sob a graça e a paz de Jesus Cristo. Amém.

CANTO FINAL
Nº 237 - HPD I – Graças dou por esta vida
 


Autor(a): Sirlei Denise W. Heinrich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26178

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br