Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

João 21.20-25 - 1º Domingo após Natal - 27.12.2015

Caderno de Cultos 2015

26/12/2015

27/12/2015 - 1º Domingo após Natal
Gn 1.26-31; 1ºJo 1.1, 2.2 Pregação: Jo 21.20-25
Egon Bonkoski – Belterra - PA

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam todos bem vindos e bem vindas a este culto. Neste dia de maneira especial lembramos das palavras do evangelho de João 3.16: “Por que Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.
Desejamos a todos e todas um abençoado culto e rogamos que Deus nos conceda aquilo que precisamos. Saudamos também todos os visitantes (pedir para se colocar em pé e dizer o nome e de onde vem – alguém da comunidade pode dar um aperto de mão ou abraço). Bem vindos/as em nosso meio.

CANTO DE ENTRADA
337 – HPD2 – Reunidos Aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em nome e na presença do Trino-Deus, Pai Criador; do Filho Salvador e do Espírito Santo, o Consolador. Amém!
O nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra e tudo o que neles há. Assim diz o Senhor Jesus em João 10.10: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
(Costura) Convido para cantarmos o hino: 325 – HPD2 – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor Jesus! Ouve o nosso clamor e a nossa confissão. Tu que deste a sua vida para nos reconciliar e agora está à direita de Deus Pai, perdoa todos os nossos pecados. Guia-nos por teu amor e misericórdia para que sempre possamos confessar os nossos pecados e sermos perdoados. Concede-nos também a força e disposição para perdoarmos outras pessoas que pecaram contra nós. Rogamos isto, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Tem Senhor, piedade...

(Todos) – Tem Senhor piedade (3x)

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele (Rm 3.25). Deus nos ama e perdoa a todos e todas que se arrependem e buscam o seu perdão. Tende convosco a certeza do perdão dos vossos pecados, em nome de Cristo Jesus. Amém!


KYRIE
(lido) – Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinam ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com Tua salvação. Teu reino vem a nós, “damos glória a Deus”.
427 – HPD2 – Senhor Oramos Agora

GLÓRIA IN EXCELSIS
(Costura) confiamos no amor e na Graça de Deus e por isso cantamos em conjunto:
346 – HPD2 – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Ensina-nos hoje Senhor, através de sua palavra. Ela é luz para os nossos caminhos, lâmpadas para nossos pés. Perdemo-nos quando falta o conhecimento de Ti. Sabemos que Tu és bom! Tua palavra, portanto, nos ensina a Tua boa, perfeita e agradável vontade. Quebra em nossos corações toda dureza, toda teimosia e todo orgulho. Envia Teu Espírito Santo sobre nós, para que sejamos convencidos pela palavra. Para que possamos aceitar o Teu convite para uma vida abundante e para que possamos compreender que a tua vontade é o melhor que podemos desejar para nós mesmos. Oramos em nome de Jesus. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gn 1.26-31;
2ª Leitura Bíblica: 1ºJo 1.1, 2.2;
3ª Leitura Bíblica: Jo 21.20-25.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 – HPD2 – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Prezada Comunidade, irmãos e irmãs na fé. Há quem goste de viver na companhia de muitas pessoas. Há quem goste de viver praticamente sozinho. Seja como for, de alguma forma precisamos conviver com outras pessoas na família, no trabalho, na escola, etc.... Por isso precisamos prestar atenção ao escolher nossas companhias.

Pude experimentar isso ao prestar o Serviço Militar Obrigatório no Exército. Durante quase um ano tive a oportunidade de conviver com outros jovens, cada um com seu jeito de ser diferente. Tive colegas de uma índole admirável, que foram grandes companheiros. Tive também colegas de índole complicada, que causavam problemas aos demais.

Não sei qual a sua experiência de vida, mas certamente já conviveu com situação semelhante. É até natural envolver-nos em questionamentos, sobre qual será o fim das pessoas que estão ao nosso redor, em relacionamento de parentesco, amizades ou vizinhanças. No entanto, quando olhamos para os textos bíblicos e a respostas de Jesus sobre o tema, concluímos que não é de nossa conta o que Deus quer ou vai fazer de cada um e de cada uma. O que realmente interessa é o que o Senhor quer fazer comigo e qual a responsabilidade que repousará sobre mim em seus planos eternos.

O apóstolo Pedro estava preocupado com respeito ao discípulo que Jesus amava: “O que será dele no futuro?” O Mestre lembra a Pedro que ele cuida de cada um individualmente e que cada um que nele crê tem a sua responsabilidade perante ele, que cuida de todos e todas.

Jesus lembra-lhe ainda mais: “Que Pedro deve se preocupar apenas em e como segui-lo”. Seguir é mais do que andar atrás de Jesus. Seguir é viver e agir como Jesus. Seguir é entregar e dedicar sua vida na perspectiva do outro, seu igual. Seguir é negar-se a si mesmo. É carregar a sua própria cruz e viver em testemunho daquele que nos amou, custe o que custar.

Tenho certeza de que Pedro entendeu a proposta de Jesus, bem como os demais apóstolos. Como relata a história, deram as suas vidas em testemunho do amor que Cristo teve por todos os pecadores. No relato desta história, nós estamos incluídos: “Todos somos pecadores/as, mas recebemos o mesmo convite que Pedro recebeu: Siga-me”. Este convite tem um preço a pagar!

Pedro era um homem cheio de confiança própria e sempre pronto para agir e reagir sem a determinação de Jesus. Por isso, Jesus teve que agir duro com Pedro. Assumir e não cumprir é algo muito comum também hoje em nossos dias e entre nós cristãos. Isso traz muito transtorno na sociedade.na nossa caminhada de fé em Cristo, lembremos que ainda hoje temos a responsabilidade de seguir a Cristo e testemunhar os seus feitos, independente do que sucederá com os que estão a sua volta.

Irmãos e irmãs. Vamos ser diferentes. Vamos pedir perdão, perdoar, amar e fazer um mundo melhor, com mais justiça, paz e alegria. A nossa vida é tão curta... esqueçamos as mágoas, os rancores, os ressentimentos, o ódio e o orgulho ferido. Sexta-feira Santa é prova máxima do amor de Deus e do seu propósito para a humanidade. Deus já fez a sua parte. Eu estou buscando fazer o que me compete. A hora é agora! Vai, mude o que dá para mudar... faça a tua parte. Procure o irmão ou a irmã e faça as pazes. Amanhã pode ser muito tarde! Pense nisso... Amém!

HINO
456 – HPD2 – Deus é meu Amparo

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra ouvida e meditada queremos nos unir com muitos cristãos na face da terra e juntos confessarmos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico

Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder à motivação e o recolhimento das ofertas)
384 – HPD2 – Salmo 24

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus! Obrigado por Teu infinito amor revelado em Jesus Cristo. Gratos somos pela sua vida, morte e ressurreição. Desperta em nós, corações com amor e compreensão para que assim como Cristo o fez, também estejamos dispostos a perdoar e reconciliar com as outras pessoas, e acima de tudo, contigo ó Deus. Colocamos diante de ti, todas as pessoas que passam por alguma dificuldade física, mental ou espiritual. Colocamos em tuas mãos todos os enfermos (incluir os nomes lembrados). Os demais pedimos e agradecimentos que temos, incluimos na oração que Jesus Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém!!! (Nm 6.24-26).

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Testemunhem o seu amor.

CANTO FINAL
378 – HPD2 – Abençoe-vos o Deus
 


Autor(a): Egon Bonkoski
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Natal
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 25
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33737

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br