Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 21.25-36 - 1º Domingo de Advento - 29.11.2015

Caderno de Cultos 2015

29/11/2015

29/11/15 - 1º Domingo de Advento
Pregação: Lucas 21.25-36;
Leituras: JEREMIAS 33.14-16; 1 TESSALONICENSES 3.9-13
Miss. Oziel Gustavo Marian – Chapadão do Céu - GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Dar as boas vindas e acolher os visitantes.

CANTO DE ENTRADA
Escolher entre os hinos conhecidos na comunidade.

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos para celebrar este culto em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CONFISSÃO DE PECADOS
Pai misericordioso, nos curvamos diante de ti e confessamos os nossos pecados, pois temos vivido segundo a nossa própria vontade; nos preocupamos demais com as coisas da vida; nos agitamos com a correria do dia a dia, permitimos que a ansiedade nos domine; vivemos em busca de coisas materiais e rejeitamos os teus sinais entre nós. Perdoa-nos, em nome de Jesus!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. (Isaías 44.22) Que a paz de Deus, habite em teu coração. Amém!


KYRIE e GLÓRIA IN EXCELSIS
No lugar do KYRIE e do GLÓRIA IN EXCELSIS, pode ser cantado um hino, entre os conhecidos na comunidade.

ORAÇÃO DO DIA
Louvar e agradecer à Deus pelo tempo de Advento, que se inicia, que seja um tempo abençoado de espera, .

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
JEREMIAS 33.14-16;
1 TESSALONICENSES 3.9-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Escolher entre os hinos conhecidos na comunidade.


PREGAÇÃO
Hoje é o primeiro domingo de Advento, que significa vinda ou chegada. Com ele entramos na reta final para o natal, por isso, advento é tempo de esperar. No contexto do povo de Deus, significa que é tempo de esperar pela salvação que vem de Deus. Assim, no Antigo Testamento vemos o povo esperando pelo nascimento do Messias (Salvador) e no Novo Testamento vemos o povo esperando por sua volta. Uma espera que existe até hoje, pois é promessa de Jesus que este dia chegará.
Neste capítulo de Lucas, nos encontramos os sinais que Jesus disse que haveria, antes da sua volta.
Entre as várias coisas que Jesus disse que aconteceria, estão as guerras, terremotos, fome, os cristãos serão levados aos tribunais, açoitados e presos. Irmão trairá seu irmão, pais trairão seus filhos, etc. (Lucas 21.5-24). Algumas destas coisas sempre aconteceram, mas a intensidade foi e está aumentando. Eu por exemplo, não consigo mais assistir os noticiários, quase escorre sangue da TV. O que mais vemos são policiais e bombeiros atendendo aos crimes e tragédias. Claro que os meios de comunicação gostam disso, por que dá audiência, então é isto que eles mostram.
Mas de fato, a coisa está complicada, especialmente para os cristãos. Eu olho para meus filhos e vivo me perguntando “o que vai ser deles?” me apavora ver como os adolescentes e jovens tratam a sexualidade, o álcool e outras drogas, a violência, a corrupção, a ética, e outras tantas questões da vida. Quem não conhece a Palavra de Deus, acha que é tudo normal, mas quem consegue discernir estas coisas, percebe que existe algo maior acontecendo.
Não sou um neurótico em torno da Grande Tribulação descrita neste capítulo e também no livro de Apocalipse, mas penso e creio que estamos entrando nela. Mas Jesus segue dizendo, que após um período de intensas dificuldades na terra, haverá sinais visíveis no céu. Assim como no primeiro advento, os astrônomos (magos) avistaram uma estrela que os guiou à Jesus, algo assim acontecerá no novo advento. Porém não serão apenas os astrônomos que verão, mas sim todo ser que habita este planeta.
Quem assiste aos documentários dos canais Discovery, Nacinal Geografic, ou History, já deve ter visto algo sobre o colapso, não apenas da terra, mas de todo o universo. Os magos modernos (astrônomos) já estão percebendo que alguma coisa está “cozinhando” no universo. Mas o que para alguns é sinal de desespero, para os cristãos deve ser sinal de expectativa. Porque para os que creem, haverá um depois. Pois os v27-28 nos dizem que “Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês. Ou seja, aqueles que creram, que creem e aqueles que ainda crerão, serão reunidos para habitar com Jesus, para todo o sempre.
Observem a figueira, diz Jesus no v29-31 “Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.Também quando andamos pelas ruas da cidade e vemos as vitrines decoradas com pinheirinhos, sinos, luzes, anjos e outros, sabemos que está perto o natal. Assim, quando vermos todos estes sinais descritos por Jesus, devemos estar alertas, porque ele está na porta. Mas isto não é para termos medo, pois assim como as crianças se alegram com os presentes que recebem no natal, devemos nos alegrar com o que esta por vir. João teve uma visão disto e tentou expressar em palavras, cujo registro está em Apocalipse 21.1-7.
O desfecho será maravilhoso, só tem uma coisa que tem deixado alguns meio frustrados, no final do versículo 1 diz que “o mar já não existia”. Se não houver mar, não haverá praia. Mesmo que seja literalmente, certamente haverá outras coisas para compensar, mas eu entendo que este relado de João, se refira ao fato que não haverá mais esta separação entre os continentes, entre as nações, entre os povos, entre as raças, etc. Seremos um só povo, as diferenças, não serão mais diferenças, pois nossa natureza humana, definitivamente será aniquilada. Os sentimentos gerados pela natureza humana, como ira, ciúmes, inveja, orgulho, vaidade, etc, não farão parte da nova vida, também as limitações que o nosso corpo experimenta, deixarão de existir.
Pois seremos transformados conforme é relatado em I Co 15.50-52. Portanto, o que estamos passando e ainda iremos passar algum tempo, está prestes a acabar. Em breve estaremos seguros e livres.
Portanto, que este tempo de advento, tempo de vinda ou chegada, não seja apenas em torno dos presentes, das festas, das férias, das viagens. Mas tempo de celebrar a vinda de Jesus, tanto a primeira, como a segunda. E não se assustem, se o sol escurecer, se a lua deixar de brilhar, se as estrelas caírem do céu, porque algo grandioso está para chegar.
Estejam preparados, e Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem.(versículos 34-36). E que Deus nos guarde!


HINO
Escolher entre os hinos conhecidos na comunidade.

CONFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Escolher entre os hinos conhecidos na comunidade.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de oração conforme realidade local.

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor vos abençoe e vos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós, o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a paz. Assim vos abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Vão na paz de Deus!

CANTO FINAL
Escolher entre os hinos conhecidos na comunidade.


Autor(a): Oziel Gustavo Marian
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 36
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33732

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br