Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

1 Tessalonicenses 5.1-11 - 23º Domingo após Pentecostes - 16.11.2014

Caderno de Cultos 2014

16/11/2014

16/11/2014 – 23º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Texto para prédica: 1Ts 5.1-11 Demais leituras: Jz 4.1-7; Mt 25.14-30
Miss. Tatiane Fick Ertmann Stele – Projeto Missionário Sul do Pará

ACOLHIDA
Sejam todos bem vindos a este culto. Quero acolhe-los com uma palavra bíblica de Apocalipse 22.3-4 que diz: “Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele” Jesus é o Senhor da vida! É a luz do mundo! Aqueles que assim expressam em palavras, ações e pensamentos que Cristo é seu Senhor e Salvador, vivem iluminados por Ele. Que ao celebrarmos este culto, possamos perceber o amor de Deus, revelado em Jesus, que nos tira da escuridão do pecado. Amém.

Também aqueles que nos visitam, desejamos as boas vindas e que se sintam bem entre nós. Que também possam se sentir amados e acolhidos. Se sintam a vontade de participar conosco, sempre que puderem e quiserem.

CANTO DE ENTRADA
337 - HPD – Reunidos Aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Em nome e na presença do nosso Deus triuno, Pai, Filho e Espírito Santo, Criador e Mantenedor de todos nós, Salvador único das nossas vidas, Consolador e Animador da nossa fé é que aqui estamos e celebramos este culto. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
140 - HPD – Ó vem meu Criador

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e amado Senhor, tu que és o nosso Deus poderoso, que nos liberta da morte e do poder do inimigo, somos-te gratos pelo amor a nós revelado em Jesus Cristo, nosso Salvador. Reconhecemos que teu ato na cruz é grandioso demais, e que não merecemos tua grande misericórdia e bondade. Tu queres nos mostrar a luz da eternidade e nós nos ocupamos apenas com o sono e os sonhos desta vida terrena.  Pecamos e nos distanciamos de ti quando não permitimos que a luz da tua graça brilhe sobre nós e nos oriente. Cada um de nós Senhor, tem muito que colocar diante de ti, tu conheces cada coração. Sabe tudo o que afeta o nosso relacionamento contigo. Queremos deixar tudo o que nos afastou de ti para trás. Por isso clamamos, tem Senhor misericórdia de nós e nos perdoa. Ajuda-nos a sermos filhos e filhas da luz e do dia. Em nome do nosso Salvador Jesus que morreu na cruz pelos nossos pecados. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Em 1ªJo 1.8-9 encontramos uma palavra que nos diz: “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. ”! Para todos aqueles que confessaram e se arrependeram de seus pecados e tem o sincero desejo de abandoná-los, em nome do triuno Deus Pai, Filho e Espírito Santo, eu anuncio o perdão dos vossos pecados. Amém.


KYRIE
Clamemos também ao Senhor pelas dores do mundo. Por tudo e todos que ainda não experimentaram andar na luz de Cristo. Colocamos nossos clamores nas mãos de Deus cantando:

Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

Ou: Nº ____________________________________________________


GLÓRIA IN EXCELSIS
Pelo seu amor e pela sua bondade, pela certeza do seu agir restaurador e transformador, damos graças ao Senhor, cantando:
249 - HPD – Graças, Senhor eu rendo muitas graças.

Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DO DIA
Pai de amor, nosso Salvador benigno, Espírito Santo animador da nossa fé, louvamos-te por que teu agir nas nossas vidas nos torna teus filhos e filhas. Obrigada por tua graça que nos transforma. Obrigada pela tua luz que nos guia. Obrigada pelo teu perdão, salvação e vida eterna. Obrigada por que tu não tens limites para agir em nosso benefício. Obrigado que tu nos concedes o privilégio de crer em Ti e de nos firmar em tuas fortes e poderosas mãos. Pedimos, fortalece-nos a cada dia com tua Palavra. Fala ao nosso coração também hoje, neste lugar. Derrama teu Santo Espírito, e age em nós e através de nós no ouvir e meditar da tua Santa Palavra. Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Juízes 4.1-7

2ª Leitura Bíblica: Mateus 25.14-30

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 - HPD – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: 1Tessalonicenses 5.1-11

Ao ouvirmos este texto, a primeira coisa que nos vem à cabeça, sem dúvida, é o juízo final. A Segunda vinda de Jesus. Quando isso vai acontecer? Em que data e hora será? No texto lido, podemos observar nas entrelinhas que há certa ansiedade por parte dos cristãos de Tessalônica em saber o momento em que há de vir o Dia do Senhor.
Quando o apóstolo Paulo os exorta a esse respeito, dá a entender que já havia conversado sobre esse assunto escatológico com os cristãos de Tessalônica. E, portanto, os adverte. É desnecessário e inútil perguntar a data específica da vinda de Cristo, do Grande Dia do Senhor. Ele não revelou isto nem mesmo aos apóstolos.
Paulo cuidadosamente informa aos crentes de Tessalônica que devem se preocupar apenas com o preparo constante para a chegada do Dia do Senhor, e que esta era sua obrigação como cristãos. Paulo reafirma aos tessalonicenses que a única coisa com que devem se importar e preocupar é que estejam sempre preparados, pois o Dia do Senhor vem como um ladrão, ou seja, será um acontecimento surpresa. Como uma mulher que começa a sentir as dores do parto, também o Dia do Senhor virá de forma súbita. E sabemos nós, que uma vez começado o trabalho de parto, não há meios de fazê-lo parar. Assim será o Dia do Senhor, não haverá como mudar o rumo da vida a partir daquele momento.
Paulo, com suas palavras, de alguma forma, quer consolar e animar os tessalonicenses de que não há o que temer, dando a entender que aqueles que uma vez se achegaram a Cristo, e que com Cristo se mantém através da fé, são filhos da luz e do dia. Ser filhos da luz é ser caracterizados pela luz. Deus é a fonte da luz. Ser filhos do dia faz também lembrar o Dia do Senhor. Os cristãos são filhos desse dia porque participam da Sua glória e triunfo. Este será um dia feliz para os justos. Eles não estarão em trevas; são filhos da luz. Esta é a feliz condição de todos os verdadeiros cristãos.
Porém, quantos falam de paz e segurança, enquanto sobre as suas cabeças pende a destruição eterna!?! Ao contrário do que será um dia feliz para os filhos da luz e do dia, será dia de destruição para aqueles que preferirem andar na escuridão. Muitos preferem dormir e sonhar. Estão adormecidos porque não consideram importante se preocupar com sua eternidade. Preferem sonhar apenas com o que é terreno. E para estes, infelizmente a vinda de Cristo será terrível. A destruição lhes sobrevirá enquanto sonham com a felicidade e se comprazem em entretenimentos vãos. Para os que preferirem dormir, não haverá nenhum meio para enganar ou escapar do terror do castigo deste dia.
Mas Paulo ainda faz outro alerta aos filhos da luz: Será que os cristãos, que possuem a luz do Evangelho bendito brilhando em seus rostos, poderiam despreocupar-se com suas almas e serem indiferentes em relação ao que os rodeia?
Certamente que não. Tão logo, não estariam mais na luz, já teriam adormecido. Por isso, Paulo fala de que precisamos da armadura espiritual e cita três graças cristãs para não adormecermos: fé, amor e esperança. Devemos estar atento se estas 03 graças espirituais ainda fazem parte da nossa vida. São elas:
Fé, para crer no invisível, crer que os olhos de Deus estão sempre sobre nós, crer que o Reino de Cristo anseia por nós, crer que Cristo virá, e por isto, veremos razão para estar alertas e sóbrios.
Amor, verdadeiro e fervoroso em relação a Deus e às criaturas de Deus, que nos manterá alertas e sóbrios.
Esperança, pois se temos a esperança na salvação, isto inclui, além do livramento da ira, concessão de vida e promessa de comunhão eterna, considerando que é exclusivamente o ato de Cristo na cruz que torna isso possível.
Se estivermos vestidos com essa armadura, não apenas estamos preparados para o Dia do Senhor, como também, através do nosso testemunho, estamos preparados para ajudar outros a encontrar a mesma luz na qual vivemos. Por isso, também como filhos da luz, somos chamados a levar luz onde for possível. Ninguém é merecedor dessa luz, ela é dada a cada um e cada uma, pela graça de Deus. Logo, se fomos agraciados, que também através de nós, outros assim sejam agraciados e encontrem esta luz de Cristo. Aqueles que já acordaram, tem a tarefa de despertar à outros, através do brilho da luz do Evangelho em suas vidas.
Por isso, devemos unir-nos uns aos outros em orações e louvores. Devemos dar um bom exemplo uns aos outros, e este é o melhor meio para respondermos à finalidade da vida que Cristo deseja para cada um e cada uma. Vidas em comunhão, despertando a sociedade para a luz de Cristo. Deste modo aprenderemos a viver para Aquele com quem esperamos viver para sempre. Que sejamos servos que refletem a Luz de Cristo. Que o Dia do Senhor seja dia de Luz para nós! E que o Espírito Santo de Deus nos guarde nesta Luz. Amém.
HINO
262 - HPD – Ó alegria, vem, alumia

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra ouvida, convido para expressar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas).
173 - HPD – Hoje põe-te em prontidão.

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
Outros__________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
1. Aniversariantes_________________________________________
2. _____________________________________________________
3. _____________________________________________________
4. _____________________________________________________
Senhor Deus! Ouvimos tua Palavra. Pedimos que esta Palavra possa se estender além deste momento na nossa vida e na vida de outras pessoas. Nos ajuda a confiar em Ti em cada momento. Nos ajuda a sempre de novo, viver em tua luz. Que não adormeçamos pelo caminho. Nos ajuda na nossa falta de fé, amor e esperança. E que sendo acolhidos como filhos e filhas da Luz e do Dia, filhos e filhas tuas Senhor, que o Evangelho que nos conquistou, seja testemunhado e vivido para que a Luz chegue na vida de muitos outros que ainda dormem e sonham com coisas terrenas. Que ninguém se perca por nossa causa, ó Deus, nem pela falta do nosso testemunho. Assim sê conosco.
Colocamos em tuas mãos todas as pessoas cujos nomes foram aqui mencionados. Também por aqueles que temos nos nossos pensamentos. Tu os conheces Senhor. Cremos que tu os olhas de forma individual e que tu irás conceder aquilo que é necessário na vida de cada um de forma bem particular, porque cremos no teu amor e no teu cuidado. Sê tu com eles, nosso amado Senhor, para honra e glória do teu santo nome. Pedimos ainda a tua bênção sobre cada família aqui representada. Cuida também da tua igreja. Dá que seja instrumento que reflete também a tua luz para fora dos nossos muros. Assim colocamos tudo nas tuas mãos, na certeza de que tu ouve a nossa oração e que irá respondê-la conforme a tua santa vontade. Em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador que nos ensinou a dizer:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. Que o Senhor sobre nós levante o seu rosto, nos dê e nos acompanhe com a sua paz.

ENVIO
Vamos na paz do nosso Senhor e que Ele nos guie com sua luz. Amém.

CANTO FINAL
373 - HPD – Deus te abençoe.


Autor(a): Tatiane Fick Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 23º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29344

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br