Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

2 Coríntios 12.2-10 - 7º Domingo após Pentecostes - 08/07/2018

Caderno de Cultos 2018

08/07/2018

08/07/2018 – 7º Domingo após Pentecostes
Ezequiel 2.1-5; Marcos 6.1-13 Pregação: 2 Coríntios 12.2-10
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT
ACOLHIDA
Em tempos de aflição, Deus nos chama como igreja de Jesus Cristo para sermos luz do mundo e sal da terra. Por Deus nos acolhe a todos/as com a palavra de Lucas 8.15, que diz: “A semente que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”. Tempo de pentecostes, é tempo em que Deus nos chama para sermos o braço amoroso do Pai, que acolhe todo aquele que procura pela misericórdia de Deus. Quantas vezes ao longo da vida, você já se sentiu sozinho? Quantas vezes talvez, tenha se sentido andando só, pela escuridão, perdido e sem direção? É o próprio Senhor Jesus que nos convida para esse momento de culto, e nos chama a perseverar no amor de Deus, mesmo no meio deste mundo conturbado e caótico dos nossos dias.

Queremos ainda receber com alegria todos/as que nos visitam. E dizer que o nosso desejo é que todos/as sintam o Amor do próprio Deus no meio de nós, e sempre tenham vontade de estar com a gente muitas vezes. Seja bem-vindo/a, pois Deus quer nos abençoar a todos. Por isso, queremos cantar...

CANTO DE ENTRADA
Nº 333 - HPD – Estamos aqui Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Por isso, mais uma vez somos lembrados que nos reunimos aqui em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 - HPD – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Bunam, um antigo rabi do povo judeu na Polônia do século XVIII, disse: “A grande culpa que carregamos não são os pecados que cometemos. Porque a tentação é grande e facilmente caímos. A grande culpa é ter a chance de se arrepender a qualquer hora e não aproveitar a chance”. Por isso queremos aproveitar essa chance de olhar para dentro de nós mesmos, examinar a nossa consciência, reconhecer os nossos pecados, nos reconciliar com Deus e uns com os outros. Oremos!

Bondoso Deus e Pai, nos achegamos a Ti, agradecidos pelo que fizeste por nós na Cruz. Obrigado porque envias a palavra do teu Filho Jesus Cristo, para trazer luz sobre nossa vida. Queremos começar a nova semana, guiados por Ti. Por isso, Te pedimos perdão, quando somos teimosos e nos perdemos de Ti em nossos maus caminhos, em palavras e ações; quando nos perdemos uns dos outros, seja no nosso trabalho, na vida na igreja ou em nossa vida em família, que nos trazem tanta dor e sofrimento. São situações como essa, Pai, que nos fazem ver, que não podemos caminhar sozinhos e que precisamos ser carregados por Teu Filho e precisamos nos carregar uns aos outros. Ajuda-nos a lembrar disso em nossos momentos de raiva, orgulho e tristeza, para que aprendamos a dar e receber compaixão e nos reconciliemos uns com os outros e assim voltemos a caminhar pela luz do Teu Amor. Nos lava com o sangue do Teu Filho Jesus Cristo derramado na cruz. Isso nós Te pedimos em nome de Jesus. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus quando confessamos os nossos pecados; que eles são perdoados por Deus em Seu Filho Jesus Cristo. Porque como disse o Apóstolo Paulo em Colossenses 1.13,14: podemos nos alegrar, porque “Deus nos libertou do império das trevas, nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, no qual temos redenção e remissão dos pecados”. Assim, a promessa de Deus se cumpre em cada um de nós, quando vivemos deste perdão dado por Cristo. Por isso não tenha medo, largue toda mágoa e toda dor nas mãos de Deus, e receba o perdão dos teus pecados. Amém!

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 235 - HPD – Seu nome é maravilhoso

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez estamos diante de Ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a Tua Palavra, como vieste aos discípulos no passado. Para que também nos ajude a andar pelo caminho que apontas e nos deste em Jesus Cristo. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para ser transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Ezequiel 2.1-5
2ª Leitura Bíblica: Marcos 6.1-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 463 - HPD – Caminhamos pela luz de Deus

PREGAÇÃO
Quero convidar a todos/as a acompanharem a leitura do texto de 2 Coríntios 12.2-10. É curioso, como rapidamente o nosso olhar se volta para a questão da cura, quando lemos e ouvimos textos como os de hoje. Mas se queremos aprender o que Deus quer nos ensinar por meio da Sua palavra, precisamos olhar para muito além da cura; e um poema muito conhecido entre todos nós pode nos ajudar nessa tarefa. O poeta diz: certa noite, eu tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que passava, percebi que haviam dois pares de pegadas na areia: um era o meu, e o outro do Senhor. Quando a última cena da minha vida passou, olhei para trás, para as pegadas na areia e vi que muitas vezes, havia só um par de pegadas na areia. Vi também, que isso aconteceu nas horas mais difíceis e angustiantes da minha vida. Isso me aborreceu muito, e então perguntei ao Senhor: - Senhor, tu me disseste que uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho. Mas notei que durante as maiores tribulações da minha vida, havia só um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que mais precisei de Ti, Tu me deixaste. O Senhor me respondeu: - Meu precioso filho, eu te amo! Jamais te deixaria nas horas de tua prova e do teu sofrimento. Quando viste na areia, só um par de pegadas, foi exatamente ali, que eu te carreguei nos braços. É um poema que talvez você já tenha lido ou ouvido em algum momento, mas nunca tenha refletido a seu respeito. Será que realmente é fácil se sentir carregado por Jesus em nossos momentos de dificuldade ou é mais fácil só ver um par de pegadas na areia?
O Relatório Mundial de Felicidade 2017, diz que o Brasil é o vigésimo segundo na lista dos países mais felizes do mundo. O índice é calculado a partir dos dados da economia, educação, saúde e da expectativa de vida de um povo, além da percepção de satisfação de seus habitantes. Mas apesar do mundo nos ver como um povo otimista, paciente e criativo, o Brasil também é recordista mundial em transtorno de ansiedade. Isso pode ser um indicador útil para avaliar como está nossa vida de fé com Deus.
Parece fácil dizer que nos sentimos carregados pelos braços de Jesus Cristo ou até desprezarmos o caminho de Deus, quando estamos de bem com a vida. Mas como você reage diante de uma doença que parece incurável? Nessa hora é fácil ver como a nossa fé em Cristo é algo frágil, e como é fácil agir com a mesma descrença do poeta e dos nazarenos com Jesus, ou das pessoas que só buscavam em Jesus, um curandeiro. O ser humano pós-moderno no desespero, não faz diferente. O que fazer quando sinto a minha fé desaparecer como a areia entre os dedos? Devo me fazer algumas perguntas.
Será que Jesus curou todos que encontrou pelo caminho, como lemos no texto de Marcos? Quem tem o hábito de ler a Bíblia, sabe que não. O texto nos dá a chance de avaliar como está a nossa fé. Como Deus age diante de pessoas descrentes? E como você reage quando Deus não te dá o que você esperava? Deus com certeza, não gosta que ninguém em seu desespero se envolva com superstições, ilusão religiosa, mas ele ama o que está confuso e desiludido e se volta para Deus, em busca de ajuda.
A resposta para essas questões está nos textos de hoje. Deus age na sua vida, do mesmo jeito que Jesus reagiu diante dos nazarenos descrentes. Deixou que seguissem sozinhos, seus próprios caminhos de dor e sofrimento. A terceira questão me fez lembrar do Apóstolo Paulo. Ele diz que tinha uma doença dolorosa, como um espinho na carne, e por isso pediu três vezes à Deus para tirar o espinho. Mas Deus disse não. Como você reage diante de situações como essa? Deixa Deus te guiar, busca seguir o caminho que Ele deixou, mesmo com um espinho, esperando, agindo com fé, ou simplesmente desiste do caminho?
Como se vê, a única resposta aceitável é a fé no agir amoroso de Deus, seja para receber o que se pede, seja para caminhar com os espinhos que Deus permite em nossa vida. A fé no amor de Deus, fez Paulo se voltar para Deus e reconhecer os limites da sua força, quando Deus disse não para Ele. É a fé em Cristo que nos dá força para lutar e seguir adiante com menos ansiedades e preocupações.
A fé na ciência e na tecnologia, podem até te dar mais confiança no ser humano, de que ele vai ser capaz de vencer doenças e nos dar cada vez mais qualidade de vida. Mas só a fé em Cristo te dará a certeza, de que mesmo quando você ver só um par de pegadas na areia, de que elas não são as suas, mas as de Jesus, te carregando nos braços; e que só a fé em Cristo pode nos fazer vencer a morte, e nos livrar da doença maior deste mundo, a maldade que brota do ser que deveria ser, humano, mas perdeu sua humanidade. E isso, Ele já fez quando nos amou naquela Cruz! Que Deus nos ajude a seguir com fé, seja para receber algo de Deus, seja para caminhar no meio dos espinhos. Amém!

HINO
Nº 198 - HPD – Oh, bem cego eu andei

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor do mundo e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos reconciliar com Deus e uns com os outros, por meio do seu corpo e sangue oferecido na cruz. Por isso, queremos confessar nossa fé em Cristo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 239 - HPD – Damos graças

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste nos carregar em Teus braços, mesmo quando vemos só um par de pegadas na areia e achamos que estamos andando sozinhos. Por isso, neste momento, também pedimos por este mundo perdido, que carece da Tua Salvação, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova em nós a fé em teus caminhos. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar o caminho do Teu perdão por meio de nossas mãos, seja em oração ou no testemunho concreto de nossa fé na vitória de Jesus Cristo sobre a morte, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais, colocamos diante de Ti pela oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos, dizendo juntos...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele nos perdoou e nos deu a chance de colocar o perdão, a saúde, e a vida, no lugar da morte. Vão na paz do Senhor Jesus, que Deus os abençoem.

CANTO FINAL
Nº 213 - HPD – Senhor Tu tens sido
 


Autor(a): Pastor Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 7º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Coríntios II / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 47747

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br