Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

2 Pedro 3.8-15a - 2º Domingo de Advento - 08.12.2013

Caderno de Cultos 2013

08/12/2013

2º Domingo de Advento: 08/12/12
Isaias 40.1-11; Marcos 1.1-8; Pregação: 2 Pe 3.8-15a
Valdir Hobus – Claudia – MT  (Paróquia de Sinop)

ACOLHIDA
Bom dia, sejam bem-vindos. Estamos aqui buscando uma Palavra de Deus que nos oriente, anime e fortaleça a fé. Advento é tempo de espera e de expectativas. Que este culto seja pra você um momento de renovar a esperança e fortalecer a fé, aconchegado nos braços amorosos de Deus, estendidos por meio dos irmãos.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
235 – HPD II – Seu nome é maravilhoso

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Não nos reunimos aqui por mérito ou força nossa. Estamos aqui porque fomos criados, chamados e amados por Deus. Por isso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é que nos reunimos aqui. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
309 – HPD2 Então se verá.

CONFISSÃO DE PECADOS
Assim como arrumamos a casa para a chegada do natal, limpamos, jogamos fora o que não nos serve mais, fazemos uma grande faxina... também nosso coração, que acumula pecado, culpa e sujeira, precisa ser limpo.   Como pessoas amadas e amparadas por Deus, podemos contar-lhe tudo o que nos tira a paz. Fazemos isso na certeza de que Ele nos ouve, e quer nos perdoar. Por isso, neste momento de silêncio, queremos todos confessar nossos pecados a Deus orando. (incentivar a comunidade a fazer sua oração/confissão individual).
Oremos: “Pai querido, estamos aqui porque precisamos de ti, do teu amor e do teu perdão. Confessamos a ti nossos pecados, que diariamente cometemos com nossas palavras, nossos pensamentos, nossas atitudes e nossa omissão. Sabemos e reconhecemos que não vivemos como convém, e nem buscamos fazer a tua vontade o tempo todo. Por isso pedimos-te que tenhas misericórdia de nós, e nos perdoe. Pedimos-te ainda que tua Palavra nos mostre o caminho que queres que sigamos. Agradecemos-te por teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, e pelo perdão conquistado na Cruz. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra de Deus nos diz em 1Jo 1.9: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça”. A todos que com sinceridade confessaram seus pecados, lhes é dado o perdão. Amém.

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus com seu perdão, nos voltamos para as dores do mundo no qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Por isso queremos rogar juntos para que Deus tenha piedade. Assim também nos comprometemos a sermos instrumentos de transformação, que Deus quer usar no mundo. Cantemos: Tem Senhor piedade (3x).


ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Pai Celeste, por nossa vida e por podermos estar aqui. Ajuda-nos neste tempo de advento a prepararmos nosso coração para a chegada do natal. Muito mais do que lembrar a primeira vinda de Cristo, queremos nos preparar para o dia da volta de nosso Salvador, quando enfim poderemos estar na tua presença na eternidade. Pedimos-te que nos abras o coração e os ouvidos, para que tua Palavra encontre morada em nós. Envia teu Espírito e renova nossas vidas. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaias 40.1-11

2ª Leitura Bíblica Marcos 1.1-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
380 – HPD II – A tua Palavra é semente

PREGAÇÃO

2ª Pedro. 3.8-15ª – A ESPERA

Queridos, estamos no segundo domingo de advento. Isto quer dizer que nos aproximamos da data que com certeza esperamos com muita ansiedade: o natal.
Esperar é algo que nem sempre gostamos de fazer. Sabemos como é cansativo esperar na fila de um banco, esperar um ônibus que está atrasado, ou mesmo, como ficamos ansiosos enquanto esperamos algum resultado importante para nossa vida.
Só quem faz vestibular sabe como é tenso ter que esperar o resultado ser publicado. São dias, horas e minutos que ficam cada vez mais longos.
Pedro entende que também seus irmãos na fé estavam passando por um tempo de espera. Cristo havia prometido voltar. As pessoas estavam ansiosas, esperando por esse grande dia. Porém, à medida que o tempo passava nada acontecia.
Diante da ansiedade, das duvidas e incertezas, Pedro escreve as palavras de nosso texto bíblico: “Para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos é como um dia”.  E complementa: “Se o Senhor está demorando é porque ele está sendo paciente, e não quer que ninguém se perca”.
Ano após ano nós somos lembrados, por ocasião do advento, que o Senhor prometeu voltar. Já ouvi muitas pessoas falarem que isso não vai acontecer, pois já faz quase dois mil anos que estamos esperando. E nós, como vemos essa afirmação?
Será que não somos tentados também a acreditar que nada vai acontecer, e com isso transformamos o advento apenas em um tempo de limpar a casa, fazer doces e se preparar para o natal?
Ainda esperamos a segunda vinda de Cristo? Estamos preparados para um acontecimento destes?
Sempre nessa época aparecem noticias, matérias e reportagens de pessoas prevendo o fim do mundo. Não faz nem um ano ainda do famoso 21/12/12, no qual muitos acreditavam ser o fim do mundo.
Estamos tentados a acreditar mais em falsas profecias, invenções e suposições humanas do que na própria Palavra de Deus. Previsões, cálculos, especulações e demais coisas do tipo, servem apenas para despertar curiosidade e fazer alarde.
Pedro é muito claro ao falar deste grande dia: O Dia do Senhor chegará como um ladrão. Ou seja, não terá aviso, previsão, nem especulação em torno desse dia. É necessário estar preparado.
E para tanto, uma coisa é necessária: Crer unicamente em Cristo, como Senhor e Salvador de nossas vidas. O Menino que nasceu em uma estrebaria, que nos é anunciado no tempo de advento, este é o mesmo Cristo que virá outra vez, para buscar os seus.
Isso ele mesmo prometeu, e certamente irá cumprir.
Quero encerrar essa reflexão com uma pequena história, que nos ajudará a compreender o que significa esperar com confiança:
Em 1989 o terremoto que estremeceu a Armênia durou apenas 4 minutos, tempo suficiente para matar trinta mil pessoas. Logo que passou o tremor, um pai correu para a escola primária para resgatar seu filho. Para sua surpresa o prédio havia desabado. Vendo aquilo, lembrou-se de uma promessa que fizera para seu filho: “aconteça o que acontecer estarei sempre perto de você”.
Começou então a escavar os escombros, e procurar seu filho. Vários pais estavam ali, e desiludidos diziam: “tarde demais”, “eles estão mortos, nada mais pode ser feito”.
Mas ele prosseguiu a busca. Escavou oito, dezesseis, trinta e duas horas. As mãos sangravam, ficou exausto, mas não desistiu. Finalmente depois de trinta e oito horas, ele afastou uma viga de concreto, e chamou seu filho: “Arman, Arman”.... Do meio dos escombros veio a voz do filho que respondeu: “Papai, estou aqui”. E o menino acrescentou uma frase que soou aos ouvidos do pai como a mais preciosa de todas: “eu falei aos outros meninos para não se preocuparem. Falei que se você estivesse vivo, você viria nos salvar, e que, depois que eu fosse encontrado, eles também seriam salvos. Você havia prometido pra mim: ‘aconteça o que acontecer estarei sempre perto de você’.
Deus também prometeu estar sempre conosco, e ainda nos garantiu que voltaria para nos salvar.
Nesse Advento, somos convidados pela Palavra de Deus a reafirmarmos nossa confiança e esperança em Cristo, nosso Salvador. Amém.


HINO
161 – HPD I – Em nada ponho a minha fé.


CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela Palavra de Deus vamos juntos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
249 – HPD I – Graças, Senhor eu rendo

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: __________________________________
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada
para ______________ ______________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Oração de Intercessão
Senhor, agradecemos-te por tua Palavra, que nos chama, motiva e fortalece. Agradecemos também pelas ofertas levantadas. Que elas sirvam para edificação do teu Reino e propagação do teu amor. Queremos assumir o compromisso sincero contigo. Ensina-nos a vivermos uma fé autêntica, motivados pelo que Cristo fez na Cruz por nós. Assim, faze-nos olhar também para o nosso semelhante com amor e compaixão. Colocamos em tuas mãos todas as pessoas que passam por dificuldades, em especial as que foram lembradas aqui (nomes). Assim também colocamos em tuas mãos nossa vida, nossa semana e tudo o que vamos fazer, para que tu nos guies com tua poderosa mão. Assim oramos juntos a oração que Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Querida comunidade, amigos e visitantes: Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te de a paz. Amém.

ENVIO
Ide na Paz de Cristo, servindo a Ele com amor, fidelidade e alegria. Amém.

CANTO FINAL
184 – HPD I – Vamos nós trabalhar.


Autor(a): Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Pedro II / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 24114

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br