Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Marcos 10.46-52 - 22º Domingo após Pentecostes - 25.10.2015

Caderno de Cultos 2015

25/10/2015

25/10/2015 - 22º DOMINGO APÓS PENTECOSTES Pregação: Mc 10.46-52; Leituras: Jr 31.7-9; Hb 7.23-28
P. Gerson Kappel – Rondonópolis - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Queridos irmãos e irmãs! Bem vindos à casa de Deus; bem vindos a este encontro da família de Deus! Que todos experimentemos da presença de Deus e da comunhão de seu povo, conforme Salmo 133.1: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”. Amém

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
123 – HPD 1 – O nosso encontro vai ser

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Triúno Deus: O Pai de misericórdias; o Filho, nosso Redentor; o Espírito Santo, maravilhoso e perfeito Consolador! Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
150 – HPD 1 – Se sofrimento te causei, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor Deus. Neste momento te buscamos com a humildade dos que se reconhecem pecadores; te buscamos com a confiança de cristãos que creem em tua graça! Nós suplicamos: Perdoa-nos os pecados que vemos e lembramos neste momento. Perdoa-nos também as falhas que nem percebemos. Também rogamos: Corrige-nos e ensina-nos, conforme o resumo dos mandamentos, que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Por Cristo Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A todos que confessaram seus pecados e querem vida nova e renovada em Cristo, 1 João 1.9 declara: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Portanto, sigam na paz de Cristo! Amém.

KYRIE
Como pessoa cristã e como igreja cristã, clamamos diante dos sofrimentos e dores deste mundo. Tem compaixão e intervém, Senhor; age em teu grande poder e amor! Por isso clamamos e cantamos: Tem Senhor piedade.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Adoremos, exaltemos e glorifiquemos a Deus, cantando: Glorificado seja teu nome (253-HPD 1 ).

ORAÇÃO DO DIA
Como Bartimeu clamou a ti Jesus, nós também clamamos: Fala-nos por meio de tua Palavra neste culto; age também em nossa visão e todo ser, para termos e levarmos tua maravilhosa graça. Em teu nome, amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jr 31.7-9

2ª Leitura Bíblica: Hb 7.23-28


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
383 – HPD 2 – Salmo 19

PREGAÇÃO
(Sugiro que a leitura do texto bíblico seja feita por três pessoas: Narrador/a; falas de Bartimeu; falas de Jesus.)

TEMA: TRÊS IMPORTANTES ACONTECIMENTOS, QUANDO CREMOS EM JESUS

Leitura do texto bíblico: Mc 10.46-52

Irmãos e irmãs. Nosso texto de pregação é muito bonito e valioso! Ele não esconde dificuldades, mas também mostra superação. Não esconde insensibilidade, mas também mostra compaixão. Não esconde obstáculos, mas mostra a vitória do clamor e da fé em Jesus Cristo; mostra a nova situação de quem crê em Jesus! Diante de tantas mensagens preciosas, é necessário delimitar! E o nosso foco estará em três importantes acontecimentos, quando cremos em Jesus: 1- Quem crê se ergue; 2- Quem crê tem nova visão; 3- Quem crê faz nova caminhada.

A situação descrita no texto
Inicialmente observemos que Jesus e os discípulos estão a caminho de Jerusalém. Nesse trajeto passam por uma pequena cidade, chamada Jericó. Ao saírem dali ouvem os gritos de um mendigo cego, assentado à beira do caminho. Ele clama a Jesus. Ele grita, usando uma expressão que significa “Salvador”. Ele grita: “Filho de Davi!”. Ele crê em Jesus e pede compaixão. Esta já é uma mensagem significativa: Nunca deixe de clamar a Jesus!
Quando Jesus ouve o clamor de Bartimeu, ele para. Parece que não tem jeito: Quando alguém clama a Jesus, a compaixão se remexe dentro dele. E mais: Alguma resposta ele dará! Também esta é uma mensagem significativa: Quem clamar a Jesus e nele crer será salvo! No caso de Bartimeu, foi assim: Chamá-lo; ouvi-lo; curá-lo; salvá-lo. Agora estamos prontos para o enfoque que priorizamos no texto: “Três acontecimentos, quando cremos em Jesus”.

1- Quem crê se ergue!
Ainda sentado, Bartimeu crê em Jesus e clama. Ao ser ouvido e chamado por Jesus, ele se ergue. E ele se ergue de maneira muito decidida! Um cego joga a capa, levanta e vai. Notemos que ele não se ergue após ser curado da cegueira, mas antes! Pela fé podemos nos erguer, ainda que doentes, ainda que frustrados, ainda que desorientados. Também é importante salientar que o “erguer-se” continua após a cura de Bartimeu. Ele se ergue para seguir Jesus, anunciar e viver Seu amor.
Aqui lembro de um homem chamado Ricardo. Ele sofreu um violento acidente de bicicleta. Estava vários dias no hospital, sem caminhar. Em certo momento pôde ser levado para debaixo das árvores da área hospitalar. Ali ele disse palavras com o seguinte conteúdo para sua esposa: “Dana, eu não sei se voltarei a caminhar. Mas eu estou aprendendo a caminhar com Jesus!”. Então meu amigo, minha amiga: Seja onde estiver e como estiver, erga-se e caminhe com Jesus meu amigo, minha amiga: Seja onde estiver e como estiver, erga-se e caminhe com Jesus!

2- Quem crê tem nova visão!
Ao falar com Jesus, Bartimeu pede por cura da cegueira. E a visão é restaurada. É um milagre. E é importante dizer: Nada mais e nada menos do que um milagre! E certamente você tem sentimentos parecidos com os meus, pois os milagres nos deixam inquietos. Por isso quero ressaltar: Milagres são milagres. Não ocorrem a todo instante, mas ocorrem. Não nos deixemos aprisionar pela descrença da racionalidade, que afirma não existirem milagres. Também não nos deixemos aprisionar pela teologia da Prosperidade, que quer milagres a todo instante. Por isso, “milagres são milagres”!
Nem precisamos perguntar se a cura da cegueira trouxe alegria e novas perspectivas para Bartimeu. É óbvio que sim. Mas também podemos afirmar: Já antes da cura Bartimeu tinha uma visão melhor do que muitos ao seu derredor e talvez ao nosso derredor. Antes da cura, Bartimeu já tinha algo da visão de Fanny Crosby. Esta moça nasceu e viveu cega. Compôs mais de oito mil hinos. Um deles é “Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus...”. Também lembro de uma mulher que há poucos anos perdeu sua visão na fase idosa. E ela relatou a uma amiga que ganhou muito neste período. Em outras palavras, ela afirmou que ganhou nova visão e mais visão! Então querido ouvinte, viva com esta perspectiva: Quem crê em Jesus, tem nova visão!

3- Quem crê em Jesus faz nova caminhada!
A última atitude de Bartimeu também é maravilhosa: “e seguia a Jesus estrada fora”. Agora ele caminha com Jesus. Seus passos e planos são guiados por Jesus; seus relacionamentos e modo de vida são guiados por Jesus. Bartimeu caminha com Jesus e Jesus é “o caminho” para ele.
Aqui também lembramos o apóstolo Paulo. Quando viajou a Damasco para perseguir cristãos, ele teve uma “mini-cegueira”. Conforme At 9.9, esteve três dias sem ver. Mas nestes dias ele jejuou e orou. Recebeu visita e aconselhamento de um servo de Deus. Ali decidiu não mais ser um perseguidor, mas um anunciador de Jesus. Com sua visão nova e restaurada, também iniciou uma caminhada nova com Jesus. Agora também podemos perguntar: Como e para onde eu devo caminhar? Como e para onde nossa comunidade deve caminhar? Uma certeza fundamental e maravilhosa já temos: Crendo em Jesus, ele nos dará visão e estará conosco até o final!
Agora concluímos com alegria e esperança! Três importantes acontecimentos ocorrem, quando cremos em Jesus: Quem nele crê se ergue, tem nova visão, faz nova caminhada! Amém.

HINO
198 - HPD 1 - Oh, bem cego eu andei

CONFISSÃO DE FÉ
Vamos juntos lembrar, testemunhar e confessar nossa fé, com as palavras do Credo Apostólico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
166 – HPD 1 – Dá-nos olhos claros


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus de amor! Nós agradecemos que Tu nos ouves e enxergas, como ocorreu com Bartimeu. Também agradecemos que Tu abres nossos olhos e entendimento. Dá que assim possamos te seguir e servir. Também colocamos diante de ti os motivos de intercessão e gratidão mencionados (lembrar os motivos citados pela comunidade). Agradecemos pelo alívio, envio, fortalecimento e comunhão. Colocamos em tuas mãos o findar desta semana e a nova semana por vir. Confiando em Ti, oramos conforme Cristo ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Queridos irmãos e irmãs, querida comunidade! Recebam agora a bênção do nosso Deus: O Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor faça brilhar sobre vós o seu rosto e tenha misericórdia de vós. O Senhor levante o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós! Amém

ENVIO
Vão na paz de Cristo e testemunhem pelo mundo o seu amor! Uma boa noite (um bom dia) a todos.

CANTO FINAL
181 – HPD 1 – Viver com Jesus é cantar
 


Autor(a): Gerson Kappel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 22º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 46 / Versículo Final: 52
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33724

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br